Moda e Beleza

Como descolorir os pelos: tutoriais práticos e dicas seguras

Canva

Com colaboração da Dermatologista Angélica Seidel

Atualizado em 06.03.24

Descolorir os pelos do corpo é uma ideia prática para quem deseja fugir da depilação com cera. Também é uma opção barata e rápida, facilmente realizada em casa. No entanto, o procedimento exige cuidados e é contraindicado em alguns casos. Além de acompanhar uma seleção de tutoriais práticos, confira os esclarecimentos da dermatologista Angélica Seidel.

Conheça a especialista

Angélica Seidel é dermatologista clínica e cirúrgica (CRM: 25122 RQE: 19928). É especialista em injetáveis, laser e US microfocado. Fellow em Cabelos e Unhas.

Como descolorir os pelos

Pelo menos dois dias antes de descolorir os pelos, comece a utilizar regularmente um hidratante corporal. Isso ajudará a manter a pele protegida, diminuindo o risco de irritações. Além do creme hidratante, é possível usar óleo de coco, camomila, amêndoas, entre outros. Acompanhe o passo a passo:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de água oxigenada volume 10 ou 20
  • 1 colher de sopa de pó descolorante
  • 1 colher de sopa de óleo de coco

    Como descolorir

  1. 1h hora antes da descoloração, hidrate a pele.
  2. Em um recipiente, misture todos os ingredientes até obter um creme homogêneo.
  3. Aplique a mistura na região corporal que deseja descolorir.
  4. Deixe o produto agir por 15 minutos.
  5. Retire a mistura com água em temperatura ambiente.
  6. Faça uma esfoliação corporal.
  7. Finalize com um creme ou óleo hidrante.

A dermatologista informa que é muito importante fazer o teste de alergia um dia antes de realizar o procedimento. Para isso, basta aplicar um pouquinho da mistura descolorante em uma pequena região corporal. Espere 15 minutos. Retire o produto. Observe se há alterações na pele, por exemplo, coceiras, vermelhidão, inchaço ou feridas. Nesses casos, a descoloração é contraindicada.

Publicidade

Tutoriais para descolorir os pelos com segurança

A gente ama um tutorial! Não existem muitos métodos e receitas para fazer a descoloração corporal. O procedimento é simples. No entanto, conhecer a experiência de outras pessoas pode te ajudar na preparação da pele, aplicação correta e hidratação. Confira as dicas abaixo:

Como descolorir os pelos do braço sem coceira

Passo a passo:

  1. Utilize um esfoliante corporal nos braços;
  2. Em um potinho, misture 2 colheres de sopa de pó descolorante e 2 colheres de sopa de água oxigenada;
  3. Adicione 2 colheres de sopa de leite;
  4. Use luvas ou espátula para espalhar a mistura nos braços;
  5. Deixe agir por 20 minutos;
  6. Lave os braços com água e sabonete;
  7. Finalize com um hidratante de sua preferência.

Banho de lua profissional

Passo a passo:

  1. Em um pote, coloque 2 espátulas de pó descolorante;
  2. Adicione 1 colher de sopa de creme hidratante;
  3. Coloque 2 espátulas de água oxigenada;
  4. Hidrate bem o local a ser descolorido;
  5. Espalhe a mistura de água oxigenada e pó descolorante;
  6. Deixe agir por 15 a 20 minutos;
  7. Retire a mistura com água fria ou com uma toalha molhada;
  8. Esfolie a pele e retire com água;
  9. Finalize hidratando a pele.

Não é indicado utilizar secador de cabelo para acelerar o processo de descoloração. A dermatologista também não aconselha substituir o pó descolorante por amônia no procedimento caseiro. O produto possui uso profissional, é forte e, se usado incorretamente, causa queimaduras graves.

Publicidade

Dúvidas sobre como descolorir os pelos

Para uma aplicação segura e correta, a dermatologista Angélica Seidel esclarecesse as principais dúvidas sobre o tema. Considere as informações abaixo na hora de realizar o procedimento:

Há algum risco ou contraindicação para descolorir os pelos?

Sim. O principal risco é a alergia ao produto ou ao procedimento, com surgimento de coceira e vermelhidão. Em alguns casos, a pele resseca ou mancha. Pacientes atópicos, com asma, rinite e dermatite atópica são mais suscetíveis às alergias. Os produtos químicos não devem ser usados por gestantes e crianças.

Como descolorir os pelos do corpo e não arder?

O ideal é ter uma rotina de hidratação da pele com cremes ou óleos. Também faça isso antes de aplicar o produto. Realize um teste de alergia, observando possíveis surgimentos de coceira ou vermelhidão. Evite a aplicação em áreas mais sensíveis da pele, como face, região íntima e locais com machucados. Opte por produtos mais leves, como a base de camomila, e com concentrações menores de água oxigenada.

Tem que ficar ao sol para descolorir os pelos?

Não é necessário ficar ao sol. Inclusive, é importante evitar a radiação solar durante a aplicação, pois o sol aumenta o risco de alergia ao produto e de manchar a pele.

Publicidade

O que acontece com os pelos após a descoloração?

O processo é semelhante à descoloração do cabelo. O produto age retirando o pigmento da haste capilar. Com isso, pode haver ressecamento e perda do brilho do fio, principalmente se a pele não estiver hidratada.

Quais cuidados devo ter com a pele após a descoloração dos pelos?

Desde os dias anteriores à aplicação, mantenha a pele bem hidratada, com cremes e óleos. Evite se expor à radiação solar no dia da aplicação e nos dias subsequentes. Utilize protetor solar com FPS 30 e proteção UVA, caso seja preciso se expor. Não tome banhos quentes ou de duchas e use sabonete líquido. Caso surja alergia ou manchas, procure seu médico dermatologista.

O clareamento interfere na quantidade de pelos?

Não interfere. Como o pelo ficar mais claro, há impressão de menor densidade dos fios.

Qual a melhor época para descolorir os pelos?

Não exite uma época melhor, mas o principal ponto é não se expor ao sol. No verão, redobre os cuidados com a radiação solar.

A descoloração não diminui a quantidade de pelos – lembre-se disso! Se essa for a sua intenção, a depilação caseira entregará resultados mais satisfatórios. Leia a matéria e conheça os principais métodos.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.