Esfoliante corporal: aprenda a fazer em casa e conheça seus benefícios

Escrito por
Em 27.09.19

iStock

O esfoliante corporal é um item básico de toda rotina de beleza. Os cuidados com a pele do corpo são essenciais para se manter seu aspecto saudável, além de ajudarem também no funcionamento do organismo de forma geral. O esfoliante corporal, por exemplo, é capaz de melhorar a circulação do sangue e eliminar toxinas presentes na pele.

Continua após o anúncio

Um bom esfoliante não precisa necessariamente custar caro ou possuir perfumes fortes. Ingredientes que você tem em casa, como açúcar e café são o suficiente para produzir ótimos produtos, que farão a diferença em seu dia a dia. Descubra a seguir quais os melhores para comprar, aprenda a fazer em casa e entenda os principais benefícios do esfoliante corporal.

Melhores esfoliantes corporais para comprar

Esfoliantes são as estrelas de muitas marcas de cosméticos. Existem os perfumados, os sem cheiro, os naturais, entre outras opções. Quando você vai a uma loja em busca de um, é importante verificar fatores como o grau de abrasividade dos grânulos e se ele é hidratante ou não. Confira algumas das melhores opções disponíveis:

1. Esfoliante Egeo Dolce, o mais cheiroso

iStock

Sabe aquele cheiro de açúcar torrando na panela? É dsso que o aroma Egeo nos lembra quando passamos ele no corpo. É perfeito para quem curte cheiros fortes, daqueles que ficam no corpo por muitas horas e adocicam o dia a dia.

2. Esfoliante Leite de Amêndoas e Mel, o melhor para pele sensível

iStock

Este esfoliante corporal da The Body Shop é ideal para quem não gosta de produtos muito abrasivos para a pele. O objetivo dele é remover as células mortas de forma leve, mantendo a hidratação da pele em destaque. Seu aroma é suave e delicioso.

3. Esfoliante em polpa, o amigo do meio ambiente

iStock

Ao contrário da segunda opção, este esfoliante é bem abrasivo, porém, o óleo de castanha presente na fórmula ajuda a proteger a pele. Sua fórmula não contém grânulos abrasivos feitos de plástico, o que é ótimo para o meio ambiente e para a sua saúde.

4. Esfoliante Sens Floralis, o mais hidratante

iStock

Continua após o anúncio

Com manteiga de karité em sua composição, o esfoliante da linha Sens da Hinode promete a hidratação. Ele é perfeito para quem gosta de massagear a pele durante um banho relaxante.

5. Esfoliante Nivea, o mais barato

iStock

Todo mundo precisa de um esfoliante para o dia a dia e este é o ideal. Tanto no preço, quanto na qualidade, o esfoliante para banho Nivea não decepciona, é daqueles para não tirar do chuveiro.

6. Esfoliante Satin Body, o clássico

iStock

Um dos produtos mais tradicionais da Mary Kay, o esfoliante corporal Satin Body possui aroma leve e é feito para ser usado no banho, antes do sabonete. Ele promete ser o produto certo para aplicar em áreas bem ressecadas, como joelhos e cotovelos.

7. Esfoliante Açúcar em Óleo, o melhor custo-benefício

iStock

O açúcar em óleo da Avatim é perfeito para quem curte um produto 2 em 1. Por ser bifásico, ficando o óleo e o açúcar esfoliante separados um do outro, é possível usá-los juntos ou em momentos diferentes. É um super custo-benefício!

Aqui estão apenas algumas dicas dos vários produtos que você pode adquirir. Pesquise bastante para encontrar o ideal para seu orçamento e gosto.

Para que serve o esfoliante?

iStock

O esfoliante corporal é um produto com pequenos grânulos abrasivos que serve para auxiliar na renovação da pele. Ele remove células mortas e impurezas que se acumulam no corpo com o passar do tempo. É indicado que você esfolie sua pele pelo menos uma vez por semana, porém, isto varia de acordo com o grau de abrasividade do seu esfoliante.

Continua após o anúncio

Lembre-se: todo esfoliante corporal é abrasivo e por isso você deve hidratar a pele toda vez que fizer uma esfoliação. Confira os benefícios que um bom esfoliante corporal pode oferecer ao seu organismo:

  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Eficaz contra a celulite;
  • Estimula a eliminação de toxinas;
  • Remoção das células mortas;
  • Mantém a pele relaxada;
  • Contribui para a manutenção da tonalidade natural da pele;
  • Desobstrui os poros, deixando a pele pronta para a hidratação e outros tratamentos.

A esfoliação é um ato de cuidado com a sua pele e com você mesma. É importante se atentar e prestar a atenção em todas as partes de seu corpo para manter a saúde em dia.

Como usar esfoliante corporal

  1. Com os dedos, pegue um pouco de esfoliante corporal e aplique sobre a aréa desejada;
  2. Faça movimentos circulares aplicando uma leve pressão;
  3. Aguarde alguns minutos para que o esfoliante possa agir sobre a pele;
  4. Enxágue com água em abundância.

Pronto! Agora é só curtir sua pele macia e saudável. E não se esqueça de hidratar todo o corpo após o processo, ok?

Como fazer um esfoliante caseiro

Para quem não gosta das opções compradas em lojas, existem várias receitas para fazer um ótimo esfoliante corporal em casa. A maioria deles são completamente naturais e priorizam o uso de ingredientes simples, presentes no dia a dia das mulheres.

Esfoliante de açúcar

Se os esfoliantes prontos fogem do seu orçamento, aprenda aqui como fazer um que com certeza cabe no seu bolso. Esta receita pede apenas açúcar e água, itens que provavelmente você tem em casa. Confira!

Esfoliante natural com cheiro de chocolate

Aqui você descobrirá duas receitas de esfoliante de café, um com óleo essencial e outro com cacau. O café é perfeito para melhorar a circulação e amenizar as celulites, além de possuir um aroma maravilhoso.

Esfoliante detox de sal rosa

Continua após o anúncio

Dois ingredientes: sal rosa e óleo de coco, essa é a misturinha milagrosa que fará a diferença em sua pele. Caso você não encontre o sal rosa, também pode usar o sal marinho tradicional.

Esfoliante hidratante de óleo de coco

Esta receita é ótima para quem tem preguiça de preparar o esfoliante cada vez que vai utilizá-lo. Feito de óleo de coco, hidratante corporal e açúcar, este esfoliante pode ser guardado na geladeira por dias para ser usado quando você quiser.

Conhecendo os esfoliantes corporais, basta escolher o estilo ideal para você. Feito em casa ou comprado pronto, o importante é tirar alguns minutos de sua semana para cuidar da pele.