Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Tudo o que você precisa saber sobre comida congelada

Aprenda a maneira correta de armazenar os alimentos e aposte na praticidade da comida caseira congelada

em 22/03/2012

Com a correria do dia-a-dia, é praticamente impossível para grande parte das pessoas ter tempo de preparar e consumir comida fresquinha. As opções mais fáceis e práticas geralmente são os alimentos industrializados e prontos para o consumo.

Para tentar driblar essa situação e garantir uma alimentação mais saudável, uma das opções é optar pelo congelamento dos alimentos. É possível planejar as refeições da semana toda, tendo sempre à mão comida caseira e ainda economizar tempo e dinheiro.

O congelamento nada mais é do que a conservação dos alimentos através da temperatura fria, entre -18ºC e -23ºC. A grande vantagem do congelamento é que o processo melhora a preservação dos alimentos em comparação com o armazenamento na refrigeração.

Mas apesar de ser uma prática muito comum, não basta apenas guardar os alimentos em qualquer recipiente e colocar de qualquer jeito no freezer ou no congelador. É preciso ter alguns cuidados para manter a qualidade da comida congelada.

Separe alimentos de boa qualidade e faça os procedimentos necessários para cada tipo (veja dicas abaixo). O ideal é dividir em pequenas porções, suficientes para o consumo de uma de uma só vez. Assim, você não precisar descongelar tudo e usar apenas metade.

Coloque a comida em embalagens adequadas, como potes plásticos ou de vidro, contanto que ambos tenham tampas plásticas que fechem hermeticamente.

Outra opção é usar sacos plásticos próprios para alimentos, mas lembre-se de retirar todo o ar na hora de embrulhar a comida. Identifique cada pote ou saco plástico com o nome do prato e a data do congelamento. Fica muito mais fácil saber se o conteúdo ainda é próprio para o consumo.

Como congelar carnes

As carnes, bem como aves e peixes, devem estar limpas e com pouca ou nenhuma gordura para o congelamento. Os potes ou pacotes devem conter a quantidade necessária por refeição. Além disso, bifes e costeletas devem ser embalados um a um. Já as carnes para assados podem ser embrulhadas inteiras.

Para descongelar carnes, basta passar o recipiente para a geladeira pelo menos cinco horas antes do uso para cada meio quilo, duas horas em temperatura ambiente ou usar a função descongelar do forno micro-ondas.

Tempo de armazenamento: Carne de boi ou vaca dura até 12 meses / Carne de porco ou vitela dura até 9 meses / Carne moída dura até 4 meses

Como congelar legumes e hortaliças

Use somente legumes que não estão maduros para congelar. Retire pontas ou fios dos legumes e no caso das hortaliças, remova as partes estragadas. Lave bem em água fria, e depois pique em pedaços iguais.

Coloque em uma peneira, mergulhe-os em água fervente, logo em seguida, em água fria. Escorra bem e deixe esfriar. Isso ajuda a conservar melhor as características como sabor, cor, textura, além de diminuir a atividade enzimática e proliferação de bactérias. Para consumir os legumes congelados, basta colocá-los em uma panela com água e sal, tampar e esperar até que fiquem cozidos.

Tempo de armazenamento: até 12 meses

Como congelar frutas

Armazene as frutas na quantidade exata que serão consumidas, mas antes, limpe-as e retire todos os caroços. As frutas congeladas podem ser consumidas em preparações como bolos, tortas, entre outros.

Tempo de armazenamento: até 9 meses

Alimentos que não devem ser congelados

Receitas à base de maisena, ovos com casca, claras cozidas ou em neve, gema crua, maionese, chantilly, iogurte, vegetais crus, folhas de verduras, banana, pera, queijos cremosos, macarrão sem molho e cremes engrossados.

Comentários
Dicas relacionadas