Touca térmica: a maneira certa de utilizar e hidratar os cabelos em casa

Escrito por
Em 19.07.19

Kawachi

A touca térmica é uma velha conhecida das mulheres que gostam de manter os fios sempre bonitos e hidratados. Seja em casa ou no salão, quem nunca passou o creme e ficou ali uns bons minutos esperando ele fazer efeito? Com produtos mais potentes no mercado, a técnica não é mais tão utilizada mas, ainda assim, continua sendo uma excelente aliada da beleza.

Continua após o anúncio

Para dar aquela força para você que é adepta de transformar sua casa no seu salão de beleza particular, conversamos com a hairstylist Sandra Zapalá, que ensina como usar e dá todas as dicas para usufruir do melhor do produto e ter fios cheios de brilho!

Touca térmica: vantagens e desvantagens

Apesar de deixar os cabelos macios, são necessários alguns cuidados antes de sair usando a touca. Saiba quais são eles!

Vantagens

  • Mais hidratação: a hairstylist conta que o calor produzido pela touca térmica faz com que os produtos aplicados nos fios penetrem e sejam absorvidos mais rapidamente pela fibra capilar, trazendo para o cabelo o resultado esperado.

Desvantagens

  • Risco de queimadura: por se tratar de um produto que produz calor, Sandra alerta que é necessário ficar atenta ao risco de queimadura dos cabelos e até mesmo da cabeça.
  • Ressecamento: além do risco de queimadura, é preciso tomar cuidado para que o produto não provoque o efeito contrário, pois se usada da forma incorreta, o calor em excesso pode provocar a perda de água e ressecar ainda mais os fios.

Fique atenta para desfrutar apenas dos benefícios da touca!

Leia também: Shampoo de café: conheça os benefícios do produto para o seu cabelo

Tipos de touca térmica

Você pode optar pela touca térmica elétrica ou pelo modelo simples, com bolinhas de isopor. Conheça as duas alternativas e escolha a sua!

1. Touca térmica elétrica

A touca térmica elétrica é a solução para cabelos ressecados, quebradiços, oleosos e maltratados pela poluição do dia a dia. Geralmente, ela possui uma resistência bobinada que emana íons ativadores da circulação sanguínea, fortalecendo a raiz do cabelo, eliminando a caspa e a seborreia, diminuindo a queda de cabelo, além de dilatar os poros permitindo a absorção do produto aplicado.

“É um produto eficiente que você pode ter em casa para potencializar as hidratações que você for fazer, mas eu indicaria a touca térmica mais para esses produtos baratinhos que a gente encontra na farmácia.” – Carol Kyoko

Continua após o anúncio

2. Touca térmica metalizada com isopor

Este é o modelo de touca térmicas mais simples e tradicional, mas não menos eficiente. Ela é ideal para ativar o calor e manter a temperatura mais elevada. O papel laminado junto com as bolinhas de isopor são os responsáveis por intensificar o aumento da temperatura.

“Essa touca abafa super bem e dá um efeito superlegal. Algumas são de plástico com isopor, outras são de alumínio com isopor, mas a duas têm o mesmo efeito” – Julia Doorman Cabelos de Rainha

Leia também: Bepantol líquido: benefícios e como utilizá-lo nos cabelos, pele e unhas

Perguntas frequentes

iStock

1. Existe alguma diferença entre a touca térmica de isopor e a de alumínio?

De acordo com Sandra Zapalá, as duas toucas tem a mesma finalidade: isolar a temperatura nos cabelos.

2. Quanto tempo a touca térmica pode ficar na cabeça?

No caso da touca térmica elétrica, ela deve ficar entre 5 e 10 minutos no máximo para evitar queimaduras, além disso, é importante usar uma touca de plástico junto para evitar o contato direto com os fios.

Sandra dá a dica para quem quer deixar os produtos agirem por mais tempo: “prefira a touca de alumínio com isopor, ela segura o calor sem aquecer os fios e você pode deixar por até 20 minutos”, aconselha a hairstylist.

Continua após o anúncio

Leia também: Reconstrução capilar: o que é, produtos e dicas de como fazer em casa

3. Uma toalha quente pode substituir a touca térmica?

A boa notícia é que se você não tem uma touca térmica, você pode substituí-la por uma toalha quente. “Hoje os produtos são mais modernos e conseguem entrar na fibra capilar sem o uso de touca térmica”, diz Sandra.

A hairstylist ensina uma técnica preciosa chamada hot wrapping, que prolonga e reforça os benefícios da hidratação. Ela é feita da seguinte maneira: lave o cabelo normalmente, retire o excesso de água dos fios e passe o produto de hidratação escolhido. Depois, umedeça uma toalha com água quente, envolva no cabelo e deixe de 5 a 10 minutos. Curtiu?

4. A touca térmica é indicada para todos os tipos de cabelo?

Sim, o importante é escolher a máscara indicada para o seu tipo de fio.

5. Quais tipos de produto podem ser usados com a touca?

Segundo Sandra Zapalá, na hora de escolher a máscara de hidratação, é necessário conferir antes se ela precisa de uma touca térmica para ser ativada.

6. Qual a forma correta de utilizar a touca térmica?

Aqui vai a dica da profissional para obter o melhor da touca térmica: lave o cabelo normalmente e tire o excesso de água antes de aplicar a máscara. É fundamental colocar uma touca de plástico para proteger do contato direto com o fio e deixar agir por no máximo 10 minutos.

Continua após o anúncio

Nunca se esqueça de tirar alguns momentos para cuidar de você mesma e se sentir bem. E você quer ficar com os cabelos ainda mais lindos? Saiba mais sobre o shampoo sem sulfato para ter fios belos e também saudáveis!

Assuntos: Cabelos

Para você