Como escolher a melhor tinta para cabelo cacheado e manter os fios saudáveis

Escrito por                    
Atualizado em 22.06.22

Raissa Santana

Por
Atualizado em 22.06.22

No momento da coloração, os cabelos cacheados precisam de atenção especial, pois algumas químicas podem danificar a curvatura dos fios. Por isso, é essencial escolher a tinta para cabelo cacheado ideal para esse tipo de cabelo. Para te ajudar, tire suas dúvidas com a visagista e veja dicas para conseguir uma coloração perfeita.

Publicidade

Dicas e dúvidas sobre tinta para cabelo cacheado

Nem sempre é fácil escolher a melhor tinta para cabelo cacheado. Por isso, a visagista e cabeleireira Luísa Fregonezi dá dicas para escolher a melhor forma de colorir seu cabelo. Aprenda abaixo, para não manter a beleza da curvatura dos seus fios:

  • Existe tintas específicas para cabelos cacheados? Segundo a visagista, “não existe tinta específica para cabelo cacheado, mas existem recomendações na hora de pintar o cabelo”. Em suma, tudo depende do tipo de procedimento escolhido, quais os objetivos da descoloração e como vai ser a tonalização e coloração do cabelo;
  • O que fazer antes de pintar o cabelo cacheado? O cacho possui uma estrutura naturalmente sensível e mais ressecada, porque a oleosidade natural do cabelo tem a tendência de não chegar no comprimento total. Assim, é preciso “fazer um pré-tratamento com bastante hidratação“. A cabeleireira reforça que é importante “hidratar os cabelos cacheados independentemente da ocasião, porque assim ele vai criando resistência”.
  • Como pintar o cabelo e não perder os cachos? Dependendo do procedimento que será feito, a estrutura do cacho pode sofrer alteração. É o caso das descolorações ou colorações loiras que, de acordo com a especialista, “exigem demais da estrutura do fio, podendo resultar em uma redução da onda do cacho: ele fica mais esticado, porque esses processos não agem apenas no pigmento, eles atingem um pouco da estrutura, deixando o cacho mais solto”. Mas com um bom cronograma capilar a estrutura pode voltar.
  • Quais cuidados seguir depois da coloração? Após a coloração, é preciso manter a hidratação. Para Luísa, as 10 lavagens consecutivas seguintes à tintura devem ser feitas somente com máscaras de hidratação. Ela ainda aponta a importância de “ter shampoos e condicionadores de qualidade, que vão manter a hidratação natural do cabelo”.
  • Existe alguma coloração que não pode ser feita nesse tipo de cabelo? Segundo a especialista, não existe. Mas ela lembra que é importante “ter consciência de que alguns procedimentos podem deixar os fios ressecados”. Assim, ter paciência para cuidar dos fios após o procedimento é essencial.

O cabelo cacheado pode ser pintado e tonalizado de diferentes formas e quanto mais hidratado ele estiver, melhor será o resultado. Assim, procure uma boa profissional, “porque elas sabem o que é possível fazer no cabelo cacheado e em todos os processos da coloração”.

7 melhores tintas para cabelo cacheado que deixarão seus fios brilhosos e saudáveis

Para obter um resultado maravilhoso, é extremamente importante usar produtos de boa qualidade. Dessa forma, confira a lista de tintas abaixo, com valores e objetivos diferentes:

1. Embelleze natucor – preto azulado – $

Não possui amônia, chumbo e nem água oxigenada, sendo ideal para fios sensíveis. Essa tinta fornece um belo banho de brilho, realçando a cor escura dos fios.

“É uma tinta natural e é uma cor permanente. Vem uma bisnaguinha para ser misturada com o fixador. Cobre bem os fios brancos e o cabelo ficou muito bonito, brilhoso e macio” – Cris Oliveira dos Santos

2. Maxton Free cacheadas poderosas – tinta para cabelo cacheado loiro – $

É livre de amônia e liberada para no e low poo. Essa tinta é enriquecida com D-Pantenol e Phytoscreen, que nutre e hidrata o cabelo. Além disso, ela não possui parabenos, que são componentes que danificam os fios.

“Ela cobre bem, deixa o cabelo bem pintadinho. E o melhor: sem danificar o cabelo, porque ela é livre de proibidões” – Thamires Stephane

3. Tinta Beauty Color – ruivo – $$

A tinta beauty color promete mais cor por mais tempo, desbotando muito pouco. Além disso, ela hidrata o cabelo enquanto colore, deixando-o com mais brilho e maior fixação.

Publicidade

“A tinta tem um blend de óleos e aminoácidos essenciais. Amei o tom, mas meu cabelo precisa de uma hidratação depois da tintura” – Laris Ferreira

4. Tinta para cabelo cacheado Acquaflora cosméticos – castanho – $$

Possui Proteína da Pérola e Silício Orgânico, que protegem a queratina do cabelo após coloração. Não possui amônia para não agredir os fios. É uma série profissional que faz a cor durar muito mais tempo.

“Eu recomendo essa tinta, porque ela é muito boa, ela hidrata muito o cabelo. Eu nem fiz hidratação, passei creme de qualquer jeito e olha só como está o meu cabelo” – Mariana Santos

5. Tonalizantes Salon Line – $$

Cores vibrantes que duram muito mais. Contém 12 óleos que hidratam os fios, deixando o cabelo mais brilhoso e nutrido. Não possui amônia e não agride os fios.

“A coloração pegou real em todos os fios e nada de estrago ou ressecamento. O cabelo está muito brilhoso” – Ke Camargo

6. Tinta para cabelo cacheado Lola Cosmetics – preto – $$$

A tinta para cabelo cacheado da Lola Cosmetics é vegana, sem glúten e repleta de ativos naturais que recuperam fios ressecados.

“É um preto de fundo arroxeado. O cabelo ficou com um brilho maravilhoso, realmente bem pretinho, do jeito que a máscara promete” – Tuany Weiny

7. Tinta para cabelo cacheado Kamaleão Color – $$$

A Kamaleão Color é uma marca vegana, liberada para low poo e possui cores intensas, que duram muito mais. Apesar do preço, elas costumam durar bastante, pois é necessário misturar o produto com creme branco.

“É uma tinta livre de parabenos e amônia. Além disso, não é testada em animais. Ao diluir em creme, ela rende muito mais. E existem várias cores, inclusive coloridas” – Esteffany Marques

Agora que você já conhece as melhores marcas, escolha a tinta que possui a proposta que mais combina com o objetivo da sua coloração. Depois, é só hidratar os fios e recuperar a saúde do cabelo aos poucos.

Publicidade

Como usar tinta para cabelo cacheado

Depois de escolher o tonalizante que você considera melhor para o seu cabelo, é preciso aprender a aplicá-lo para ter o resultado certo, sem danificar os fios. Confira tutoriais detalhados e com passo a passo para deixar seus cachos cheios de brilho e vida:

Pintando o cabelo cacheado em casa de preto azulado

Esse vídeo é para quem procura praticidade com um banho de brilho simples. Tome cuidado com o local em que vai pintar, porque a tinta preta pode manchar. Aprenda o passo a passo com o tutorial e arrase com o seu cabelo novo.

Como clarear e descolorir o cabelo cacheado em casa

O cabelo cacheado fica lindo com mechas mais claras, mas é preciso tomar muito cuidado ao fazer isso em casa. Seguindo as dicas desse vídeo, suas madeixas vão ficar lindas, saudáveis e iluminadas.

Tonalizando o cabelo de ruivo sozinha

Esse vídeo é para quem já é ruiva e quer revitalizar o tom sem precisar ir ao salão. O tutorial ensina a usar máscaras tonalizantes para dar aquele banho de brilho no seu ruivo e ao mesmo tempo hidratar seus cachos.

Como ficar loira em casa sem danificar os cachos

Além de ensinar a descolorir, o vídeo mostra como finalizar com tinta para cabelo cacheado. O resultado é ainda mais incrível. Assim, utilizando uma tinta que não danifica o cabelo facilita o seu processo e colabora com o resultado.

Gostou das indicações? E se você está pensando em pintar seus fios, que tal conferir modelos de morena iluminada cacheada?

Publicidade

Assuntos: Cabelos cacheados