Relacionamentos x redes sociais

Sugestões para você não tornar o uso das redes sociais um problema na relação

Escrito por Andressa Dias

Desde os tempos em que o Orkut era largamente utilizado, muito se comenta sobre os efeitos das redes sociais nos namoros. Os “perigos” do uso das redes por pessoas compromissadas podem ser desde as possíveis crises de ciúme até situações mais graves, como a traição virtual.

Para evitar que o seu comportamento na rede comprometa o seu relacionamento, é necessário adotar alguns cuidados e mudar atitudes de solteiro para atitudes de alguém comprometido. A seguir sugerimos algumas coisas que você pode fazer a fim de evitar problemas no namoro, noivado ou casamento por causa das redes sociais.

A primeira dica é que você deve ser bem clara com o seu parceiro a respeito de suas amizades virtuais. Você não precisa dar a ele um relatório sobre cada amigo, mas enfatize que estas pessoas são importantes para você e que são apenas amigos – mesmo os homens.

Se ele tiver muito ciúme dos seus amigos da internet, a decisão de continuar ou não estas amizades é sua, mas lembre-se que você não é obrigada a deixar de ter amigos homens porque está em um relacionamento.

Uma sugestão para evitar crises de ciúmes com os seus amigos virtuais é evitar exposição excessiva nas redes sociais. Por exemplo, quanto menos você comentar e curtir fotos dos seus amigos, menos ciúmes ele terá (possivelmente).

Outra recomendação é tomar cuidado com aqueles que parecem amigos, só que na verdade estão ali nas suas redes sociais tentando acabar com seu namoro. Fique de olho e não deixe ninguém atrapalhar a relação.

Sugerimos também partilhar as amizades virtuais que você tem com o seu parceiro, esta é a melhor forma de evitar que ele fique com ciúmes. Uma vez que ele conhecer a pessoa, ele vai perceber que é apenas uma amizade e isso vai facilitar sua vida.

Recomendamos ainda evitar situações de flerte virtual. Por mais que em alguns momentos pareça algo inocente, aos olhos dos outros, isso pode soar como uma traição. E o pior, o flerte pode evoluir para isso. Portanto, evite.

Outra dica é não ficar procurando o que você não quer ver. Se você tem muito ciúme, não vá ao perfil do seu companheiro ficar procurando motivos para ter ciúme e passar raiva. Não faça isso com você.

Além disso, procure não comentar os fatos da sua vida pessoal e nem da sua vida em casal na internet. Não coloque indiretas no seu perfil nas redes sociais. Esse tipo de atitude pode piorar ainda mais algumas situações.

Para evitar problemas, a dica geral é manter tudo muito bem esclarecido com o seu parceiro. Se ambos estiverem a par do que um e o outro pensa a respeito de amizades no meio virtual, é mais provável que o uso das redes sociais não se torne um problema na vida do casal. Sendo assim, converse com ele sobre isso e não deixem passar assuntos mal resolvidos a respeito das relações virtuais.

Dicas pela Web
Comentários