Moda e Beleza

Conheça o Radiesse, uma opção de bioestimulador de colágeno

Envato

Atualizado em 07.07.22

Quando o assunto é beleza e autocuidado, o radiesse pode ser uma opção, principalmente, para as mulheres que já alcançaram a fase madura de suas vidas. As dermatologistas Dra. Adriana Dal Bello (CRM 15836-SC) e Dra. Nanashara Valgas (CRM 52815403) explicam todos os detalhes deste procedimento.

Publicidade

O que é o radiesse e o que você precisa saber sobre ele

Um procedimento que pode melhorar a flacidez da sua pele? Conforme a Dra. Nanashara, radiesse é o nome comercial de um dos bioestimuladores de colágeno compostos por hidroxiapatita de cálcio e serve para bioestimulação de colágeno ou para preenchimento. A médica explicou também que a bioestimulação de colágeno é o mais comum deles.

Segundo a dermatologista, “a hidroxiapatita de cálcio estimula uma reação inflamatória controlada que terá como resultado a produção de colágeno, indicada para prevenir ou melhorar a flacidez cutânea, deixando a pele mais firme, melhorando o contorno facial e as rugas relacionadas à perda de firmeza da pele”.

E se você estiver se perguntando sobre o investimento do radiesse e quem pode fazer o procedimento, Nanashara explicou que a sessão custa em torno de 2 a 3 mil reais e é um procedimento indicado para prevenir a flacidez cutânea após os 30 anos. Também é indicado para tratar a flacidez cutânea já existente.

Como funciona o radiesse na prática

radiesse

Envato

A resposta é simples e objetiva. Segundo a Dra. Nanashara, “fazemos dois ou três pequenos furos em cada lado da face por onde passará uma delicada cânula que depositara o produto embaixo da pele”. Além disso, não é só no rosto que o radiesse pode ser feito. A dermatologista afirmou que, além de poder ser aplicado em quase toda a face (exceto na testa e nas áreas de movimentação, como ao redor dos olhos e ao redor da boca) também pode agir no pescoço, no colo, no dorso das mãos, abdome, braços, bumbum e coxas.

Em relação à duração e à quantidade de sessões necessárias, a doutora afirmou que a aplicação dura “em média 18 meses. Para prevenir a flacidez a partir dos 30 anos, indico uma sessão ao ano associada ao ultrassom microfocado. Mas se for para tratar a flacidez, indicamos em média 3 sessões que serão realizadas mensalmente”.

5 cuidados básicos após o procedimento

Após a aplicação do radiesse é muito importante saber quais são os cuidados necessários. A Dra. Adriana Dal Bello informou que não existem passos especiais após a aplicação, mas recomenda alguns cuidados básicos:

  • Não realizar atividades físicas nas primeiras 48 horas;
  • Evitar ambientes muito quentes;
  • Em alguns casos, realizar massagem no local durante 5 dias;
  • Sempre utilizar protetor solar, principalmente caso o local fique avermelhado ou com hematomas, que após 4 a 6 dias desaparecem;
  • Evitar exposição solar.

Com essas dicas básicas, seu procedimento tende a ser um grande sucesso! Cumprir as recomendações da dermatologista te ajudará a não cometer erros após o radiesse. A seguir, veja quais são as contraindicações relacionadas a aplicação.

Publicidade

Contraindicações sobre o radiesse

radiesse

Envato

Dra. Adriana afirmou que o radiesse é um procedimento muito seguro, mas possui algumas contraindicações e “não deve ser realizado por gestantes, ou por quem apresenta processos infecciosos no local da aplicação e tenham doenças do colágeno em atividade”.

Além disso, ela garantiu que o procedimento é indicado para todas as pessoas entre 30 e 65 anos e explicou que existem outras opções de bioestimuladores que, às vezes, são mais indicados para cada pessoa de acordo com grau de envelhecimento e perda de volume.

Resultados na pele de quem faz o radiesse

Se você quer saber sobre os resultados e quanto tempo eles começam a se tornar visíveis, a Dra. Adriana informou que, “o radiesse tanto preenche algumas rugas como aumenta a produção de colágeno e elastina no local, melhorando a qualidade de pele e a flacidez. Ele reestrutura as camadas da pele, e os resultados aparecem em torno de 4 a 6 semanas”.

Uma questão muito polêmica e que gera dúvidas na maioria das pessoas é sobre o radiesse engordar o rosto. Segunda a Dra. Adriana, todo resultado depende da forma como é aplicado, a quantidade e a técnica do médico. O que a médica observa no consultório é que o radiesse mantém a pele jovem e com elasticidade, diminuindo a flacidez ao longo dos anos. A dermatologista reforça e garante que, “quando bem aplicado, ele emagrece a face e torna o contorno mais jovial e natural”.

Sculptra X radiesse: o que difere os dois?

radiesse

Envato

Até aqui já vimos com as dermatologistas que existem diferentes bioestimuladores de colágeno, certo? E é justamente isso que difere o procedimento de sculptra e o radiesse. Segundo a Dra. Adriana, “os dois têm capacidade de corrigir significativas quantidades de perda de volume. Uma das diferenças é a velocidade com que os resultados aparecem, apesar de os resultados de ambos não serem imediatos, pois o corpo leva alguns dias para iniciar a produção de colágeno”.

Outra diferença importante entre os dois procedimentos, segundo a dermatologista, é que os dois produtos apresentam características distintas, mas ambos estimulam a produção de colágeno e elastina por meio de uma inflamação subclínica e, desta forma, estimulam a produção de colágeno de forma prolongada.

E você, gostaria de aplicar o radiesse? Agora que você ficou por dentro do assunto com as dermatologistas e obteve todas as suas principais dicas, pode ir em busca de realizar o procedimento. Lembrando que o mais indicado é fazê-lo com um profissional especializado! Quer se aprofundar em assuntos como este? Conheça o procedimento estático peeling.

Redatora, escritora de poesias que talvez, um dia, sejam publicadas. Amante de cachoeiras, praias e gatos. Gosta muito de dançar, vaguear pela cidade de bicicleta, saladas e aprender através de conversas.