8 sinais de que sua intuição está afiada e você deveria confiar mais nela

Às vezes você acha que é meio “bruxa”? Então você deve ter uma excelente intuição!

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Sabe aquela história de “siga o seu coração” quando temos que tomar uma decisão difícil? Pois bem, outra forma de dizer isso é “confie em sua intuição”. Ou seja, estamos falando de prestar atenção naquela sensação de que você já conhece o desfecho de algo que ainda não aconteceu.

Claro que, como ser humano racional, você sempre vai levar em consideração os fatos concretos que tem em mãos. Contudo, quando sua intuição é bem desenvolvida, ela pode ser uma excelente ferramenta para ajudar você em seus caminhos. Saiba reconhecer 8 sinais de que sua intuição é bastante afiada e que você pode confiar nela:

1. Você consegue prever a reação das pessoas

Foto: iStock

De alguma forma, você quase sempre sabe de antemão como uma pessoa vai reagir diante de uma notícia, seja ela boa ou ruim. Às vezes, você é capaz até mesmo de antecipar o que essa pessoa vai dizer.

Isso acontece porque seu subconsciente registrou suas experiências anteriores e percebeu que existe um padrão de reações, e é provável que ele se repita mais uma vez.

2. Você escolhe as pessoas certas para a sua equipe

Foto: iStock

Caso você tenha uma posição de gestão em seu trabalho, um bom sinal de que sua intuição está afiada é o fato de você contratar e desligar as pessoas certas quando se trata de montar a sua equipe.

Leia também: 25 coisas que mulheres precisam parar de dizer umas para as outras

Claro que você vai analisar fatores mais palpáveis como o currículo e o desempenho de uma pessoa antes de tomar essa decisão; porém, se você costuma ter mais sucesso que seus colegas nessa tarefa, talvez suas “antenas” sejam mais sensíveis.

3. Você não precisa seguir instruções ao fazer coisas novas

Foto: iStock

Pode ser que você ame cozinhar, troque ingredientes por conta própria ao testar uma receita nova e faça uma torta maravilhosa. Ou, então, na hora de viajar, você prefira escolher um hotel a esmo em uma cidade desconhecida e ele acabe se revelando um pequeno paraíso na Terra.

O fato é que as decisões que você toma ao fazer algo inédito, mesmo sem pensar muito nelas, costumam trazer bons resultados. Esse é um sinal de que, quando você tem uma boa experiência em determinada área, você pode confiar nos seus impulsos, pois eles geralmente vão resultar em benefícios para você.

4. Você nunca se engana em relação às pessoas

Foto: iStock

Sua amiga pode até achar que você ficou enciumada porque ela está saindo com um namorado novo, mas a verdade é que você simplesmente sabe que o rapaz em questão vai fazê-la sofrer – mesmo sem nunca tê-lo visto antes.

Não podemos dizer exatamente como isso acontece, mas seu sexto sentido parece ser mais aguçado e você é capaz de perceber a essência das pessoas ao seu redor. Claro que devemos ter cuidado para evitar julgamentos precipitados, mas é bom não se esquecer da sensação que você teve ao conhecer uma pessoa.

Leia também: 7 coisas sobre autoestima que os psicólogos gostariam que você soubesse

5. Você pensa em alguém e essa pessoa te manda uma mensagem

Foto: iStock

Já aconteceu de você estar pensando em uma pessoa e ela te ligar ou mandar uma mensagem logo em seguida? Ou, então, você já passou pela experiência de telefonar para uma amiga e ela dizer que queria muito falar com você? Essas “coincidências” costumam indicar que existe uma conexão entre você e essa pessoa.

Embora seja mais comum entre amigos ou familiares próximos, isso também pode acontecer entre pessoas que não se veem há muito tempo, mas continuam tendo um grande afeto entre si. Para que isso ocorra, porém, é preciso prestar atenção naquela vontade aparentemente misteriosa e aleatória que você teve de falar com alguém – sua intuição – e entrar em contato.

6. Você sofre demais pelos outros

Foto: iStock

Não que você queira se tornar vítima dos problemas alheios, mas parece que você é mais sensível aos sentimentos dos outros do que as demais pessoas – o que também ajuda a explicar o sinal anterior.

O motivo para compreender tão bem as emoções que um amigo está sentindo é o fato de a sua intuição fazer com que você também tenha muita empatia, ou seja, você tem uma grande capacidade de se colocar no lugar do outro.

7. Você sonha e as coisas acontecem

Foto: iStock

Sabe quando você sonha com alguém ou alguma coisa e você acaba se deparando com a pessoa ou o fato durante o dia? Isso é um sinal de que sua intuição foi capaz de captar pequenos sinais – não sabemos de qual natureza – e antecipar algo que estava por vir.

Leia também: 6 coisas que você não deve contar a qualquer pessoa

Talvez você nunca tenha “previsto” um desastre aéreo enquanto dormia (como acontece com algumas pessoas), mas mesmo pequenas “coincidências” entre sonhos e realidade indicam que você tem uma sensibilidade maior para o que acontece ao redor de você.

8. Você prevê situações de perigo

Foto: iStock

Nesse caso, não perca tempo pensando em lógica ou experiências anteriores: se você sentir que corre perigo em algum lugar, saia imediatamente de lá ou procure ajuda.

Nosso instinto de preservação é muito forte, de modo que somos capazes de detectar ameaças mesmo sem ter realmente visto ou ouvido alguma coisa. Por isso, primeiro garanta a sua segurança e só depois tente descobrir se havia algum motivo por trás dessa sensação.

Por mais que a intuição não possa ser medida ou detectada de forma objetiva, ela é um conceito reconhecido pela Psicologia. Assim, muito mais do que um poder mágico e inexplicável, ela se trata de uma habilidade que todos nós temos de avaliar sinais do ambiente e experiências anteriores para tomar a melhor decisão.

Portanto, se você costuma apresentar as características que descrevemos neste artigo, pode ser uma boa ideia levar mais em conta aquela “voz” que você escuta sem saber muito bem de onde veio. Confie nos seus instintos, pois uma intuição bem desenvolvida é uma grande aliada.

Leia também: 7 coisas que você deve perguntar a si mesma antes de desistir de seus sonhos

Dicas pela Web