Peeling de fenol: saiba tudo sobre esse procedimento

Escrito por
Em 17.08.20

iStock

Você já ouviu falar em peeling de fenol? O procedimento está dando o que falar no mundo da beleza. Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de peeling, consultamos Julia Rocha (CRM: 52909289), dermatologista. Vem com a gente!

Continua após o anúncio

O que é peeling fenol?

iStock

Segundo Dra. Julia, o peeling de fenol é um procedimento terapêutico voltado para o rejuvenescimento, que oferece uma melhora importante das rugas e de algumas cicatrizes, melanoses solares e uniformização da textura da pele. É procedimento que se tornou muito popular pelos resultados impactantes no fotoenvelhecimento.

Como é feito o peeling fenol?

Em resumo, o peeling de fenol é um tipo de peeling químico considerado profundo, já que tem ação na derme reticular. Por isso, o procedimento só deve ser realizado por dermatologistas ou cirurgiões plásticos.

A dermatologista afirma que o procedimento é bastante específico, por isso, deve ser feito com um especialista e não deve se tornar um procedimento banal. Ela também conta que o valor do peeling de fenol varia de região para região.

Cuidados

A dermatologista elencou os principais cuidados com o peeling de fenol, antes e depois do procedimento. Confira:

  • Escolha do profissional: o primeiro cuidado que você deve tomar é escolher bem o profissional que irá realizar o procedimento, já que é um peeling químico profundo.
  • Uso de clareadores: é recomendado o uso de clareadores durante 1 mês antes do procedimento.
  • Protetor solar: o protetor solar é indispensável no pré e pós.
  • Higienização do local: após a aplicação do peeling, você deve manter a higienização do local.
  • Hidratação: além da higienização, você deve fazer hidratação constante.
    • Além desses cuidados, a dermatologista afirma que a não exposição ao sol durante o período de recuperação é essencial e imprescindível. Lembre-se sempre de manter os cuidados com a sua pele mesmo depois do período de recuperação.

      Recuperação do peeling de fenol

      Segundo a profissional, a recuperação do tegumento (pele e seus anexos) leva em média 3 meses. Nos 2 ou 3 subsequentes ao procedimento, é comum um desconforto álgico e/ou inchaço da área tratada. Também é comum o surgimento de manchas que podem ser por tempo limitado. Por isso, é importante que tudo seja alinhado junto ao médico responsável.

      Riscos e contraindicações

      Dra. Julia Rocha afirma que o fenol é tóxico e pode trazer consequências para os rins, fígado e coração. Por isso, portadores de doenças cardíacas, renais e hepáticas devem evitar realizar o procedimento. Além disso, pacientes com dificuldades de cicatrização e com frequente aparecimento de queloides também devem evitar o peeling.

      Vídeos sobre o peeling fenol

      Além das dúvidas tiradas pela dermatologista, separamos alguns vídeos sobre o peeling de fenol. Isso pode ajudar você a entender um pouco mais sobre o procedimento e ouvir um pouco mais sobre cuidados, riscos e dicas.

      Continua após o anúncio

      Tudo sobre peeling de fenol

      Dr. Lucas Fustinoni conta um pouco mais sobre o peeling de fenol, quem deve fazer e quais são os principais alertas sobre esse procedimento que é bem agressivo. Ele conta que peles mais claras são mais receptivas a esse tipo de peeling químico.

      Como é o peeling de fenol?

      Em resumo, a Dra. Fernanda Bortolozo conta como é feito o procedimento de peeling profundo e conta mais sobre o que é o fenol e como ele é utilizado para o rosto e para a pele. Ela fala mais sobre o procedimento de consultório e como deve ser realizado.

      Cuidados pós-peeling químico

      Os cuidados com o pós-procedimento são essenciais para manter a pele saudável e diminuir os efeitos colaterais do peeling. Por isso, é importante estar atenta e seguir à risca esses cuidados. O vídeo acima traz tudo que é necessário cuidar do processo de cicatrização.

      Como você viu, o peeling de fenol é um procedimento profundo que exige muitos cuidados antes e depois da sua aplicação, mas que pode trazer resultados bastante visíveis. Aproveite para descobrir qual é o peeling ideal para o seu tipo de pele.