Correr ou caminhar: descubra os benefícios e as diferenças entre cada um

Escrito por
Atualizado em 05.11.20

iStock

Uma das questões mais comuns com relação a exercícios é sobre correr ou caminhar: qual é a melhor opção? Para ajudar você a tirar suas dúvidas sobre cada um, conversamos com Rodrigo Pereira (CREF: 006612-G/CE), profissional de educação física. Acompanhe:

Continua após o anúncio

Correr ou caminhar: benefícios e diferenças

Para começar, é importante conhecer as principais diferenças e os benefícios da corrida e da caminhada. Assim, fica mais fácil de entender qual é a melhor para o seu objetivo. Confira:

Dicas de Mulher

Benefícios da caminhada

  • Combate o estresse: a caminhada ajuda a combater o estresse, a ansiedade e a depressão. Isso porque ela libera uma substância que ajuda a aliviar a tensão.
  • Controle do colesterol e diabetes: aliada a uma dieta balanceada, a caminhada contribui para o controle do colesterol e da diabetes.
  • Melhora a qualidade do sono: caminhar ajuda a melhorar a sua noite, já que ajuda na respiração e isso impacta diretamente na qualidade do sono.
  • Prevenção de doenças cardiovasculares: a caminhada auxilia na melhora da circulação sanguínea, favorecendo a prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Prática fácil: uma das características da caminhada é que ela é um exercício fácil de praticar.

Benefícios da corrida

  • Condicionamento físico: correr é uma ótima forma de melhorar o condicionamento físico.
  • Prevenção de doenças cardiovasculares: assim como a caminhada, a corrida também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, melhorando a circulação sanguínea.
  • Fortalecimento da estrutura óssea: correr ajuda a evitar a osteoporose, fortalecendo os ossos devido ao impacto do movimento.
  • Queima de gordura: a corrida acelera o metabolismo, auxiliando na queima de gordura.
  • Melhora o humor: correr ajuda a liberar substâncias que melhoram o humor, promovendo bem-estar e sensação de realização.

Agora que você já conhece os principais benefícios que cada um dos exercícios proporcionam, acompanhe as diferenças fundamentais entre eles a seguir:

Correr ou caminhar: 3 diferenças cruciais entre os exercícios

  1. A caminhada costuma ser indicada para atletas iniciantes na prática física, pois é a base para a corrida.
  2. Por ser uma atividade mais intensa, correr promove um gasto calórico maior.
  3. A corrida, ao contrário da caminhada, é uma atividade que exige mais planejamento de treino, pois precisa de um condicionamento físico maior.

Assim, fica mais fácil descobrir qual exercício se adapta mais ao seu objetivo, não é mesmo? Ao escolher entre correr ou caminhar, você vai estar escolhendo um estilo de vida mais saudável e logo perceberá os benefícios dos exercícios!

A caminhada

iStock

A caminhada é uma atividade física que exige menos que a corrida e, por isso, ela pode ser praticada de forma mais democrática, por quase todas as pessoas. Confira as dicas para começar a caminhar:

Quanto tempo devo caminhar?

Rodrigo explica que você pode começar a caminhar 30 minutos por dia, 3 vezes por semana. Por ser uma atividade mais simples, não é necessário um grande planejamento para iniciar.

O que devo vestir?

Use roupas leves, como shorts e leggings próprios para prática de exercício. Opte também por tênis mais confortáveis.

Continua após o anúncio

Quantas calorias vou queimar?

Segundo o profissional, o número de calorias perdidas durante a caminhada é bem relativo e varia bastante para cada pessoa. Mas, de acordo com o American Council of Exercise, uma pessoa que pesa cerca de 63,5 kg queima em torno de 228 calorias em uma caminhada de 30 minutos.

Em resumo, a caminhada é uma atividade física que exige menos esforço físico, mas que traz diversos benefícios se for praticada com frequência. É uma ótima opção de exercício para quem está sedentário e deseja mudar o estilo de vida!

A corrida

iStock

A corrida é uma atividade que exige um esforço físico maior e que deve ser feita com planejamento de treino. A seguir, conheça um pouco mais sobre esse exercício:

Quanto tempo devo correr?

Não há um tempo certo indicado para os iniciantes: é importante conhecer o seu tempo e os seus limites. Você pode determinar distâncias a serem batidas, calculando o tempo que você leva para percorrê-las.

O que devo vestir?

Roupas leves e práticas, mas que protejam o seu corpo do frio ou do calor. Opte por tênis com amortecedores mais eficientes, devido ao impacto causado pelo exercício.

Quantas calorias vou gastar?

O profissional afirma que a quantidade de calorias gastas nesse exercício vai depender de diversos fatores, como velocidade, distância e metabolismo do atleta. É importante entender que cada corpo reage de uma maneira diferente.

Uma dica especial para a corrida é escolher um tênis confortável, que se adeque ao formato do seu pé e à maneira como você pisa. Isso vai ajudar a trabalhar bem a sua postura durante a atividade.

Qual é a melhor?

iStock

Enfim, a pergunta mais popular: correr ou caminhar? Qual opção devo escolher? Rodrigo afirma que não existe atividade melhor ou pior. Ambas proporcionam saúde, condicionamento físico e outros benefícios. A melhor atividade física para você é a que melhor se adapta aos seus objetivos e que gera prazer.

Continua após o anúncio

Correr e caminhar são ótimas opções para quem está buscando uma vida mais saudável. É importante consultar um profissional para escolher a atividade física ideal para você. E, para ajudar você a começar, que tal aprender alguns exercícios de respiração? Isso vai auxiliar na hora da prática que você preferir!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar, Corpo, Emagrecer