Moda e Beleza

Consultoras de moda e de estilo dão dicas para transmitir autoridade por meio do vestir

Canva

Quatro consultoras concordam que é possível, sim, trazer força e poder ao look sem deixar de lado seu estilo pessoal

Atualizado em 18.04.23

Independentemente do cargo que ocupam, muitas vezes as mulheres precisam transmitir autoridade por meio das peças que utilizam. Para algumas delas, a escolha das roupas também é uma forma de se sentirem mais seguras e elevarem a própria autoestima.

No entanto, surgem algumas questões. Será que, para conseguir esse efeito, é preciso focar apenas nas roupas sociais e deixar o próprio estilo um pouco de lado? As cores não são bem-vindas nesse guarda-roupa? A resposta é não, e a informação é confirmada por quatro consultoras de moda e de estilo entrevistadas pelo Dicas de Mulher. Veja a seguir!

Vestimenta é uma forma de comunicação

Para Ana Pasternak, a forma como a mulher se veste transmite uma mensagem, mas isso não quer dizer que você precisa abandonar as peças de roupa de que gosta e fugir completamente do seu estilo. “Autoridade e poder podem ser demonstrados, explicitamente ou sutilmente”, finaliza a consultora.

Quando questionada sobre dicas para conseguir o efeito, ela sugere roupas em tecidos de sarja ou alfaiataria. Além disso, Pasternak recomenda “cores sóbrias como marinho (relacionado a trabalho), verde army (autoridade), púrpura e vermelho (cores que representam riqueza e poder) ou cinza e preto”. A especialista ainda aconselha complementar o visual com joias e acessórios que representem poder e com bolsas estruturadas, que transmitem formalidade.

Neuroestética e semiótica como aliadas

Aline Queiroz também concorda ser possível manter seu estilo e transmitir autoridade ao mesmo tempo. “Nós usamos alguns elementos da roupa – como formas, linhas e cores – para evocar força, objetividade, raciocínio lógico e foco, por exemplo”. Além disso, ela fala sobre a neuroestética, uma área da neurociência que estuda como a moda pode impactar nas emoções e sentimentos, e a semiótica, que estuda o que passa despercebido ao cérebro e o que desperta o interesse.

Publicidade

Relacionadas

Sendo assim, reforça a questão das formas e linhas: “As linhas verticais, por exemplo, podem ser exploradas em um look que transmite força, controle, autoconfiança e liderança. Já as linhas curvas são mais envolventes, passando uma sensação de paz, romantismo e lirismo. Então, com o uso intencional de alguns elementos, é possível, sim, chegarmos a uma imagem de autoridade e força por meio da vestimenta!”

Assim como Ana Pasternak, Aline Queiroz destaca a importância das cores mais sóbrias, porém não descarta o uso do branco para o toque de autoridade. “O look total em branco, por sua vez, não fica atrás, transmitindo poder e sofisticação ao mesmo tempo,” finaliza. Além disso, sugere o uso de peças com linhas retas e com volume, como os ombros mais estruturados, por criarem a ideia de uma armadura.

Forma de se vestir é uma comunicação inconsciente

Canva

Bruna Michel reforça o que foi trazido por Ana Pasternak e Aline Queiroz: “A nossa imagem comunica de forma inconsciente, através dos símbolos, arquétipos e estereótipos estabelecidos pela sociedade”. A consultora trouxe dicas para ajudar a transmitir seu estilo pessoal, e estas conversam com o que foi sugerido pelas outras entrevistadas. Confira em detalhes:

Penteados

“Posso usar um look despojado, mas ter um penteado mais formal, como um coque baixo com o cabelo dividido no meio, um coque alto alinhado ou um rabo de cavalo baixo”, explica a especialista.

Acessórios

“Eles são elementos poderosos na nossa imagem. Trazer acessórios com linhas retas e com superfície lisa irão transmitir mais elegância do que acessórios coloridos e com strass, por exemplo”, exemplifica Bruna Michel.

Publicidade

Tecidos planos

“O tecido plano é aquele que não estica, como crepe, sarja e tricoline. Ele sempre terá uma mensagem mais elegante do que a malha, por exemplo”, orienta a consultora.

Peças monocromáticas

Sobre a coordenação de cores na produção, a especialista dá uma dica essencial: apostar no monocromático. “Quando usamos todo o look da mesma cor ou tom sobre tom, essa é considerada a combinação mais elegante de todas”.

Mescla de elementos

“Acredito ser muito importante alinharmos o nosso estilo (essência) a elementos que transmitam força e autoridade. Então devemos mesclar esses elementos, trazer alguns de elegância e outros que façam parte do seu estilo, por exemplo”, finaliza Michel.

Transmitir força por cores e formas

Sophia Marins acredita que as cores e formas são duas maneiras práticas de transmitir autoridade ao se vestir. “As formas quadradas e pontiagudas transmitem força, assim como a forma reta e as cores escuras ou neutras. Essas cores e formas trazem a energia masculina yang, que dá força ao look. Já as cores de tom pastel, claras e de formas arredondadas carregam a energia yin e trazem bastante feminilidade – que, em excesso, pode ser confundida com fragilidade”. Segundo ela, o truque está em encontrar o equilíbrio entre as duas energias.

Pensando em quebrar um pouco essa fragilidade do visual e transmitir força e poder, as dicas de Marins incluem: peças de tom escuro ou neutro; peças de linha reta em alfaiataria, como alguns modelos de blazer e calça; acessórios com forma quadrada ou pontiaguda, como sapatos, brincos e colares; acessórios de qualidade, como joias e semijoias.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.