30 looks de alfaiataria que esbanjam estilos com peças atemporais

Escrito por                    
Atualizado em 22.06.22

Rumi Dowson

Por
Atualizado em 22.06.22

Populares no vestuário feminino há séculos, a alfaiataria é um conjunto de peças clássicas e atemporais que dão charme e elegância ao look de qualquer mulher. Mas você sabe o que é a técnica e quais as suas principais características? Confira abaixo essas explicações e muitas ideias de looks com peças em alfaiataria!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é a alfaiataria e sua história

Alfaiataria é o nome dado às peças produzidas sob demanda por alfaiates. Não se sabe ao certo a data do surgimento da prática. No entanto, segundo a designer de moda Luana Torres, os registros da primeira publicação datam 1589.

Originalmente, as confecções de alfaiataria eram exclusivas do público masculino. Na época, as peças já eram vistas como representação de luxo e sofisticação. Então, ter uma peça feita sob medida era símbolo de status. “Ao fim do século XVII, quando as mulheres parisienses conquistaram o direito de trabalhar, o método dos alfaiates chegou de maneira sutil ao guarda-roupa feminino”, contou a designer de moda.

Desde então, as peças conhecidas pelo corte e costuras impecáveis em tecidos estruturados ganharam passe livre para compor as mais diversas combinações. Hoje, é possível encontrar as peças nos mais variados estilos e corpos como símbolo de elegância e tradição.

Tipos de alfaiataria mais comuns na moda

A técnica herdada dos alfaiates é, muitas das vezes, reconhecida por peças atemporais e tradicionais. “Hoje, é possível encontrar peças modernas, com modelagens e cortes inovadores, sem perder a essência da sobriedade”, afirmou Luana Torres.

Segundo a designer, as principais características de uma peça de alfaiataria são: caimento reto, estruturado e impecável. Esses resultados podem ser obtidos com tecidos como lãs frias, linho, crepe, jacquard, zibeline, gabardine, tweed, cashmere, microfibra two way e oxford.

Mesmo com a variedade de produtos disponíveis no mercado, é possível classificar as peças em algumas categorias. Confira!

Alfaiataria estruturada

Essas peças possuem como característica marcante uma matéria prima encorpada. Costumam ter aviamentos para estruturá-las como barbatanas, entretelas e ombreiras, que são muito utilizadas em casacos, blazers, ternos e tailleurs.

Publicidade

Alfaiataria clássica

Como o próprio nome define, a alfaiataria clássica é o que se conhece como peças atemporais e curingas, por exemplo, vestido tubinho, calça de corte reto e pantalona. São muito comuns em cores neutras e estampas tradicionais como xadrez.

Alfaiataria moderna

A moda se atualiza o tempo todo e junto dela as peças estruturadas, que continuam fazendo sucesso nas passarelas. Seguindo as tendências, a alfaiataria moderna é caracterizada por sua ligação direta com as tendências, podendo se apresentar em variações de cores, estampas, cortes e costuras como pastel, animal print, cropped e mangas bufantes, respectivamente.

Alfaiataria alta moda

Além da representação amplamente conhecida do dia a dia, a alfaiataria possui uma série de possibilidades para eventos mais requintados. As opções vão de trajes finos para grandes eventos, premiações, bailes até casamentos.

Embora a técnica siga a tradição parisiense, o mercado oferece uma grande variedade de peças com cortes, modelagens e acabamentos em alfaiataria sem perder a essência da sobriedade.

3 cuidados necessários para aumentar a vida útil da sua alfaiataria

Independentemente se sua calça de alfaiataria ou blazer foi feita sob medida ou confeccionado em larga escala, essas peças exigem um cuidado especial na sua manutenção. Veja quais são os cuidados necessários:

  • Lavagem: por se tratarem de peças estruturadas, para estender a vida útil das peças de alfaiataria recomenda-se que as lavagens sejam à mão com sabão neutro. “Blazers, por exemplo, costumam ser lavados a seco” para manter a qualidade do casaco, pontuou Luana Torres. A designer sugere que a melhor opção é seguir as orientações de lavagem da etiqueta acopladas à roupa. Assim, você cuidará da sua peça da forma indicada pelo fabricante e vai garantir que ela te acompanhará por bons anos;
  • Armazenamento: prefira dispor suas roupas estruturadas em cabides individuais, principalmente casacos, blazers, ternos e vestidos. “Assim, com o tempo, as peças não vincam as dobras”, comentou Luana;
  • Postura: além de cuidados com a peça fora do corpo, é importante estar atento aos possíveis riscos durante o uso. É importante manter o alinhamento do tecido, seja com um ferro ou apenas tomando cuidado com movimentos brutos mesmo. Fique atenta também aos acessórios usados na combinação para não danificarem seu look.

Seguindo essas práticas, você garante que suas peças vão passar mais temporadas no seu armário te proporcionando momentos incríveis e únicos.

30 looks para incluir a alfaiataria no dia a dia e arrasar

Agora que você já sabe um pouco mais sobre história da alfaiataria e suas principais características, confira abaixo algumas ideias de combinações para ficar superestilosa:

Publicidade

1. A alfaiataria garante conforto e elegância em um look despretencioso

2. Ou então, a sofisticação de uma girl boss

3. Ela é um ótimo estilo para ir ao trabalho

Compre na Dafiti

4. O monocromático é perfeito agregar para alegria ao visual

5. O requinte de uma calça branca é versátil

6. Que tal este look casual, mas ao mesmo tempo, cheio de atitude?

Compre na Farm Rio

7. Invista no combo alfaiataria + salto

8. Uma simples saia transforma o look

Compre na Off Premium

9. Combine estilo e conforto com blazer estruturado e tênis

10. Um visual de atitude é tudo o que importa

Sabrina Dibynis

Publicidade

11. O conjuntinho xadrez é um clássico que não sai de moda

12. E é possível ficar confortável e estilosa no dia a dia

Compre na Posthaus

13. Misture diferentes tons

14. Ou aposte no look branco impecável

Compre na Renner

15. Tons neutros são muito versáteis

16. E uma estampa discreta pode ser divertida

Compre na Renner

17. Crie um look poderoso para um dia importante

18. Ou uma combinação divertida e casual

19. Esbanje estilo com a wide leg em alfaiataria

Compre na Amaro

20. Vale até usar uma modelagem mais larguinha e estilosa

21. Torne o look casual com tênis e t-shirt

Compre na C&A

22. Ou traga a elegância combinando uma clochard com salto

23. O short de alfaiataria traz mais conforto

24. Mas sem perder a elegância e formalidade

Compre na Amaro

25. Olha que graça esta opção

26. Seja um look para o dia a dia

Compre na C&A

27. Ou algo para eventos formais

28. Não tenha medo de ousar

29. A alfaiataria combina com qualquer ocasião

30. E vai te deixar ainda mais bela!

Preprarada para compor looks incríveis? Aproveite que as peças em alfaiataria são atemporais e transitam com facilidade entre os diferentes estilos. Se quiser mais ideias de looks, confira como usar a calça de alfaiataria.

Assuntos: Estilo