10 maneiras de fazer mais amigos na vida adulta

Saiba que atitudes simples podem ser tomadas para se conectar mais as pessoas e contribuir para a construição de novas amizades

Escrito por
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Continua após o anúncio

Algumas vezes nos deparamos com uma nostalgia dos tempos da escola em que estávamos rodeados de amigos e com preocupações a menos na mochila da vida. Olhamos para trás e sorrimos saudosos daquelas amizades tão especiais.

Outras vezes nos deparamos com o presente e percebemos que a vida passa e se a gente não cuidar ela escapa por entre os dedos. Que a correria do dia a dia pode nos privar de tornar aquelas amizades da infância, feitas de amor, leveza e muitas risadas, uma realidade para ser vivida em todos os dias das nossas vidas.

Acontece que só perceber tudo isso não é suficiente para acabar com a saudade das amizades do passado e nem para mudar a sua realidade presente. Quer saber o que pode mudar tudo isso? Você!

Veja algumas dicas para você mudar suas atitudes diárias e então conseguir aproximar as pessoas de você e começar a construção de possíveis novas e longas amizades.

1. Procure se conhecer

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Se conhecer pode render descobertas interessantes, facilitar a sua relação com você mesmo e, consequentemente, com as pessoas com quem você se relaciona ou pretende se relacionar.

Então, antes de pensar em como melhorar seu relacionamento com os outros é preciso refletir sobre si mesmo, pois quando sabemos aquilo que nos faz bem, conhecemos nossas reações e manias e podemos, assim, nos sentirmos confiantes e abertos para mostrarmos quem somos para alguém novo.

2. Seja você mesma

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Ainda no mesmo sentido, é importante ser você mesmo. Portanto, depois de refletir e ganhar consciência sobre quem você é e como você age diante do mundo é preciso colocar isso em prática. Quando expressamos quem realmente somos primeiro organizamos nosso interior e depois, a conexão com o outro se torna mais sincera e forte.

Continua após o anúncio

3. Olhe à sua volta

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Amizade é uma relação de troca. Nesse sentido, ao querer fazer novos amigos, é preciso se colocar em estado receptivo e passar a perceber as pessoas a sua volta. E mais que isso, tomar iniciativa, mostrar interesse, romper a barreira da distância.

Só a postura de estar aberta para fazer novas amizades já pode aproximar novas pessoas e trazer a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes origens.

4. Frequente lugares com a sua cara

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Novamente se conhecer é importante, afinal saber aquilo que te agrada pode te ajudar na hora de fazer uma nova amizade. Frequentar lugares de seu interesse torna possível o encontro de pessoas com gostos e interesses parecidos com os seus e a chance de conhecer alguém com quem você se identifique é maior.

5. Não deixe de conhecer lugares novos

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Caso você já se conheça, frequente lugares alinhados com os seus interesses e ainda não conheceu amigos potenciais, talvez seja hora de expandir seu lado receptivo e investir em novos ares.

Conhecer lugares novos é uma oportunidade de encontrar pessoas diferentes e se surpreender, tanto com o lugar quanto com o público que o frequenta.

6. Faça mais daquilo que você ama

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Quando fazermos algo que nos agrada e nos faz felizes é comum nos expressarmos melhor, o que ajuda a criar um estado mais receptivo para conhecer gente nova.

Continua após o anúncio

Além disso, encontramos com pessoas de interesses parecidos e o primeiro contato é facilitado pelo ponto em comum entre as partes.

7. Sorria mais

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

O sorriso pode abrir portas e também está bastante ligado à ideia de se mostrar aberto. Pessoas sorridentes parecem mais simpáticas e interessantes. O sorriso também se relaciona com a positividade, pois sua postura influencia em seu estado fisiológico e emocional.

Portanto não economize nos sorrisos, eles podem te deixar mais feliz, confiante e receptiva para fazer novos amigos.

8. Esforce-se para criar uma conexão

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Nesse tópico a ideia central vai além de manter aberta a novas experiência, pois, além de um estado receptivo, uma amizade exige conexão, troca, reciprocidade. Pensando nisso, se esforce para puxar assuntos, compartilhe histórias e também mostre interesse em ouvir, isso pode ser o primeiro passo para o surgimento de uma amizade.

A questão não é criar uma conexão automática com alguém, mas sim avançar no ponto de perceber as pessoas a sua volta e partir para a abordagem. Como amizade é troca, os envolvidos devem se esforçar para que a conexão comece a ser construída e continue crescendo no decorrer da relação entre amigos.

9. Seja sincero e autêntico

Foto: Reprodução / Giphy

“To cheio, mas mesmo assim eu sei que vou me arrepender se eu não comer isso.” Foto: Reprodução / Giphy

Confiança é figurinha carimbada em relacionamentos e para construir uma relação de confiança sinceridade é essencial. Além de ser você mesmo, sendo assim sincero sobre quem você é, é preciso ser sincero diante dos acontecimentos da amizade (atitudes, opiniões e sentimentos).

Já a autenticidade pode adicionar um “toque mágico” ao relacionamento, afinal ter coisas que você só faz com um amigo em especial torna relação de vocês única e forte.

Continua após o anúncio

10. Demonstre que se importa

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Por fim, depois de conhecer pessoas novas e se esforçar para criar uma conexão, é preciso continuar trabalhando a reciprocidade. Para isso, mostre que você se importa com a pessoa em questão, esteja disponível e presente, saiba ouvir e também inclua a pessoa na sua vida.

Em suma, uma amizade depende da dedicação das duas partes e portanto você deve se conhecer, para então transmitir sua identidade aos outros, e também estar disposta a receber aquilo que um outro alguém gostaria de compartilhar com você.

Além das sugestões para fazer novos amigos, um ponto importante é também se lembrar dos “velhos”. Talvez um reencontro seja o que você precisa para reavivar uma amizade marcante do passado ou reaproximar alguém que se distanciou há pouco.

Assuntos: Relacionamentos