Livros de terror: 20 obras que te deixarão arrepiada de tão assustadoras

Escrito por
Em 11.10.19

Gabe

Seja para se aventurar por um universo sombrio ou para levar bons sustos durante a leitura, os livros de terror podem ser boa companhia. Com universos com seres sobrenaturais, personagens macabros e até mesmo casas mal-assombradas, é possível se deparar com histórias realmente assustadoras. Há aquelas opções em que o terror é psicológico, já em outras, muito sangue rola solto. Tem também algumas que são um pouco mais leves.

Continua após o anúncio

Independente do tipo de terror que você curte, a lista abaixo pode contar com alguma opção que te agrade, afinal, ela é extremamente versátil. Você pode conferir desde obras consagradas há anos, como algumas mais novas e que também são muito boas.

1. It: A Coisa

Um dos livros de terror mais vendidos, “A coisa” foi escrito por Stephen King, autor considerado como o rei do gênero. A história narra a história de um grupo de garotos que vivem na pacata cidade de Derry, Maine. Juntos, eles descobrem o verdadeiro significado não só da amizade, mas também do medo. Durante um verão de 1958, um ser maligno espalha muito sangue pela cidade. Quase 30 anos depois, a criatura volta a atacar. É então, que os amigos já adultos, decidem tentar vencer A Coisa.

2. Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Esse é um livro que reúne algumas das obras mais famosas de Edgar Allan Poe, considerado como um dos escritores malditos e autor que revolucionou a literatura. Aqui, tem de tudo um pouco: conto, novela e poema. Isso sem contar na introdução de Charles Baudelaire. Se você é fã do gênero, não deve deixar de conhecer as obras desse autor.

3. Frankenstein

É bem provável que você já conheça essa história escrita por Mary Shelley. Senão, vamos lá: Victor Frankenstein é um cientista que decide ultrapassar os limites entre vida e morte e resolve criar seu próprio ser vivo. Para isso, ele tenta reanimar tecidos mortos, para criar uma vida artificial. Com um resultado de sucesso, ele cria um ser, que o próprio cientista considera uma aberração, pois ele tem desejos e sentimentos, assim como um humano. Ao perceber que são opostos, há um confronto entre eles.

Leia também: Melhores filmes de terror da Netflix: 21 sugestões assustadoras

4. Psicose

Livro Em Cena

Continua após o anúncio

Inspiração para o filme homônimo de Alfred Hitchcock, o livro clássico de Robert Bloch narra a história de Marion Crane, uma jovem que foge após roubar uma quantia em dinheiro. Durante a fuga, ela chega ao Bates Motel, que tem como proprietário Norman Bates, um homem que vive à sombra de sua mãe controladora.

5. O Iluminado

Vanessa Herrmann

Outra obra Stephen King, O Iluminado tem como protagonista Jack Torrance, um escritor decadente. Sua sorte parece mudar ao conseguir um emprego de zelador durante o inverno no famoso hotel Overlook, que fica isolado no topo de uma montanha. Para lhe fazer companhia, já que o hotel estará fechado, ele leva consigo sua mulher, Wendy e seu pequeno filho, Danny. O que eles não sabem é que forças malignas estão presentes ali.

6. O Corvo

O Corvo é o poema mais famoso de Edgar Allan Poe e grande sucesso da literatura mundial. São 108 versos que narram o sofrimento do eu-lírico que perde Lenora, sua amada. A obra fala sobre perda, desejo, morte, esperança, angústia e solidão.

7. O Exorcista

Chris MacNeil é uma atriz que sofre com as mudanças comportamentais que sua filha, Regan, de 11 anos, está passando. Médicos não são capazes de dizer o que a garota tem de errado quando ela apresenta uma personalidade demoníaca. Em busca de ajuda, Chris vai à igreja e dois padres se prontificam a ajudá-la a lidar com o caso de possessão. Porém, o livro de William Peter Blatty vai além da questão sobrenatural e também fala sobre fé e culpa.

8. O Cemitério

Mais uma obra de Stephen King, O Cemitério narra a história de Louis Creed, um jovem médico de Chicago que está feliz com a sua mudança para uma pequena cidade no Maine. Ao explorar a nova cidade, sua família conhece um cemitério de animais de estimação próximo à sua casa. O que eles ainda não sabem, é que há forças malignas nas terras deste local.

Leia também: 45 filmes de suspense na Netflix para você assistir encolhida no sofá

Continua após o anúncio

9. O Colecionador

Frederick Clegg é um homem solitário, menosprezado por uma sociedade esnobe, que encontra o amor da sua vida, mas não é correspondido. Miranda Gray, outra personagem, é uma jovem estudante sequestrada por um maníaco. No romance de John Fowles, vítima e sequestrador são os narradores da história.

10. Horror em Amityville

Dezembro de 1975, a família de George e Kathleen Lutz se muda para a cidade de Amityville. Eles conseguiram um bom negócio em uma casa onde o filho matou seus pais com tiros de espingarda. O assassino dizia ouvir vozes que o mandavam cometer o crime, porém, muitos diziam que não se passavam de alucinações devido ao uso de drogas. Com isso, os Lutz ignoram a história e se mudam para a casa, onde conseguem viver por apenas 28 dias. Assustadora, a obra de Jay Anson rendeu vários filmes inspirados.

11. O Médico e o Monstro

Em uma Londres vitoriana, o advogado Utterson, narrador da história, procura entender a estranha relação entre seu amigo Henry Jekyll e o misterioso Edward Hyde. A novela gótica de Robert Louis Stevenson mescla terror psicológico com ficção científica.

12. Drácula

Narrado através de cartas, diários e recortes de jornal, o livro de Bram Stoker pode surpreender até mesmo quem já conhece sua história. Foi ele também o responsável por fazer com que o vampiro se tornasse tão popular. Em uma Londres vitoriana, a obra conta a história de humanos que lutam para sobreviver à sede de sangue de Drácula.

13. O Bebê de Rosemary

A história de Ira Levin ganhou grande sucesso devido à adaptação para o cinema feita por Roman Polanski. O livro conta a história de um casal que se muda para um prédio com vizinhos bem estranhos. Durante a gravidez, Rosemary passa por situações medonhas, que a fazem acreditar que está enlouquecendo.

Continua após o anúncio

Leia também: 40 filmes de terror para você assistir de luz acesa e de olhos bem abertos

14. Medo Imortal

Se você está sentindo falta de nomes nacionais nessa lista, se liga nesse livro: essa é uma antologia que reúne tramas assustadoras de autores clássicos brasileiros, como Machado de Assis e Aluísio de Azevedo. A obra foi organizada pelo jornalista Romeu Martins.

15. Pequenas Realidades

Escrito por Tabitha King, a dama do terror, esse livro narra a história de Dorothy Hardesty Douglas, filha de um ex-presidente estadunidense. Apaixonada por miniaturas, ela tem uma maravilhosa réplica da Casa Branca. Ao conhecer Roger Tinker, ela descobre uma maneira perturbadora para deixar a sua casa de bonecas perfeita.

16. A Noiva Fantasma

Romance de estreia da escritora Yangsze Choo, A Noiva Fantasma conta a história da jovem Li Lan. Após a falência de seus pais, a garota tem poucas perspectivas. Tudo muda quando ela recebe a proposta de se casar com o herdeiro de uma família rica. Porém, há um problema: o noivo está morto.

17. Entrevista Com o Vampiro

Escrito por Anne Rice, esse é um romance em forma de entrevista. Entrevistado por Daniel, um jovem repórter, o narrador é Louis de Pointe du Lac. Ele é um vampiro que conta como aconteceu sua transformação e também fala sobre a relação que mescla amor e ódio com Lestat de Lioncourt, que lhe transformou.

18. Onde Cantam os Pássaros

Nesse livro, a autora Evie Wyld narra a história de Jake White, uma fazendeira que leva uma vida pacata e solitária em uma ilha inglesa. Apenas a natureza, seu cachorro e suas ovelhas lhe fazem companhia. Com uma ovelha aparecendo morta de tempos em tempos, sua solidão e segurança parecem estar ameaçadas. Rumores sobre uma fera mosteriosa e o encontro com um menino perdido e um homem estranho começam a atormentar Jake.

19. A Menina Submersa

Uma obra prima atual do terror, esse é um livro que mescla o gênero com realismo mágico, como um conto de fadas nada convencional. Esqueça os príncipes e princesas e coloque fantasmas em seu lugar. Tendo sereias e lobisomens como personagens, o livro de Caitlín Kierman, ainda narra uma história de amor. Se você procura por livros de terror atuais, essa obra vencedora do prêmio Bram Stoker pode ser uma boa aposta.

20. O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

Nesse livro de Ransom Riggs, após a morte se seu avô, Jake e seu pai vão para uma ilha remota do País de Gales a fim de realizar o último desejo do seu avô, que era visitar o orfanato em que ele viveu durante a infância. Porém, ao chegarem, descobrem que o local está em ruínas. Ao explorar a área, Jake se depara uma fenda temporal e encontra diversas crianças com poderes sobrenaturais vivendo aos cuidados da srta. Peregrine.

Com uma lista tão recheada de opções, fica até difícil escolher qual livro ler primeiro, não é mesmo? E se você curte se jogar no sofá para assistir TV, que tal conhecer algumas séries sobrenaturais? Assim, o susto é garantido em diversos momentos de lazer.

Assuntos: Halloween

Para você