Entretenimento

35 melhores filmes de terror para ter os piores sustos

Atualizado em 22.01.24

Um sustinho de leve não faz mal a ninguém, concorda? Então, confira uma lista completa dos filmes de terror que você precisa assistir – se tiver coragem.

Top 10 filmes mais bem avaliados

Para você não errar na escolha, já vamos começar com a lista dos 10 filmes de terror melhor avaliados pelo Rotten Tomatoes. Dos clássicos aos atuais, não faltam são opções assustadoras. Confira:

1. O exorcista (1973)

Divulgação

Um padre é chamado para investigar o comportamento estranho de uma menina de 12 anos e se depara com um caso assustador de possessão demoníaca. Diante da dificuldade do caso, o sacerdote pede ajuda a um especialista em exorcismo. Todo esse processo é acompanhado durante o filme. A história foi inspirada em um caso de exorcismo de um garoto de 14 anos, que ocorreu em 1949. O filme está disponível na Amazon Prime Video e possui nota 8,7 no Rotten Tomatoes.

Publicidade

2. Halloween (1978)

Divulgação

O psicopata Michael Myers consegue fugir de uma instituição em que estava preso há 15 anos por ter matado sua irmã. O assassino retorna à sua cidade natal, onde é conhecido pelo brutal crime, e dá continuidade a uma série de assassinatos na vizinhança. O filme está disponível na Amazon prime Video e possui nota 8,9 no Rotten Tomatoes.

3. Alien (1979)

Divulgação

Em uma viagem de volta para a terra, uma nave espacial recebe alertas de um asteroide com atividades suspeitas. Um dos tripulantes é atacado por seres misteriosos e acaba levando o embrião de um deles para dentro da nave. A partir disso, todos os tripulantes terão que lutar pela sobrevivência. O filme está disponível na Amazon Prime Video e possui nota 9,4 no Rotten Tomatoes.

4. A Espinha do Diabo (2001)

Divulgação

Durante a guerra espanhola, Carlos, com apenas 12 anos, é abandonado em um orfanato. Muito maltratado pelas outras crianças, ele passa a se comunicar com o fantasma de um menino que foi brutalmente assassinado na instituição e está em busca de vingança. O filme está disponível na Amazon Prime Video e possui nota 8,9 no Rotten Tomatoes.

Publicidade

5. Jogos Mortais (2004)

Divulgação

Dois homens desconhecidos acordam acorrentados em um banheiro e percebem que são prisioneiros de um assassino doentio. Para sobreviverem, ambos precisam desvendar alguns mistérios propostos pelo enigmático criminoso e são levados aos seus limites durante todo o jogo. O filme está disponível na Amazon Prime Video e possui nota 8,4 no Rotten Tomatoes.

6. Invasão Zumbi (2016)

Divulgação

Na Coreia do Sul, um vírus que transforma as pessoas em zumbi se espalhou rapidamente. Para se salvarem, as pessoas precisam ir até a única cidade livre da catástrofe, Busan. Elas precisarão utilizar um trem bala e enfrentar os piores perigos até chegarem ao destino. O filme está disponível na Netflix e tem nota 8,9 no Rotten Tomatoes.

7. It: A Coisa (2017)

Divulgação

Um grupo de amigos investiga uma série de desaparecimentos de crianças em Derry, uma pequena cidade do estado do Maine. Os envolvidos enfrentam seus maiores medos diante de Pennywise, um palhaço assassino com um histórico bastante violento. O filme possui nota 8,4 no Rotten Tomatoes, e pode ser assistido tanto na Amazon prime Video quanto na HBO Max.

8. A Casa do Terror (2019)

Divulgação

No Halloween, um grupo de amigos encontra uma casa mal-assombrada que se alimenta dos medos mais sombrios das pessoas. O problema começa quando o grupo descobre que algumas coisas não são apenas alucinações, mas, sim, reais. Assista ao filme na Amazon Prime Video ou na HBO Max. A produção possui nota 10.0 no Rotten Tomatoes.

Publicidade

9. Doutor Sono (2019)

Divulgação

Este filme é uma sequência do clássico de terror – O Iluminado (1980). Também é uma adaptação da obra literária de Stephen King. Em Doutor Sono, Danny Torrance é um sobrevivente da tentativa de homicídio sofrida pelo próprio pai na infância. Já adulto, ele passa a ter novamente contato com atividades paranormais ao conhecer uma jovem com fortes poderes. O filme pode ser assitido na Amazon Prime Video ou na HBO Max e possui nota 8,9 no Rotten Tomatoes.

10. O Telefone Preto (2022)

Divulgação

Finney Shaw, um garoto de 13 anos, é sequestrado por um serial killer. Trancado em um porão onde há apenas um telefone preto, que aparentemente não funciona, Finney passa a receber ligações de crianças que já foram assassinadas pelo seu sequestrador. O filme está disponível na Amazon Prime Video e possui nota 8,8 no Rotten Tomatoes.

Mais assustadores

Essa lista foi feita só para as corajosas de plantão. Se você está em busca de um filme daqueles que aceleram o coração e te fazem esconder a cara na almofada, confira abaixo os 10 títulos mais assustadores do gênero terror.

1. A Hora do Pesadelo (1984)

Divulgação

Após ter sido queimado vivo, Freddy Krueger adota garras de aço e decide atacar um grupo de adolescentes por meio de seus pesadelos, como forma de vingança. Para fugir dessa terrível perseguição, os jovens precisam acordar a todo custo. Com nota 8,4 no Rotten Tomatoes, o filme está disponível na HBO Max e na Amazon prime Video.

2. Os Outros (2001)

Divulgação

Grace é uma mulher devota que se muda para uma isolada mansão na ilha de Jersey. A ideia é esperar com tranquilidade que seu marido volte da guerra e garantir a segurança de seus filhos, que possuem uma estranha doença. A mãe exige que as crianças respeitem certas regras, porém, essas passam a ser quebradas quando alguns empregados são contratados para trabalharem na residência sombria. O filme está disponível na Amazon Prime Video e possui nota 7,7 no Rotten Tomatoes.

3. Invocação do Mal (2013)

Divulgação

Os investigadores paranormais Ed e Lorraine são convocados para ajudar a família Perron, que está sendo assombrada por uma entidade perturbadora. A dupla, conhecida mundialmente por seus trabalhos de desobsessão bem sucedidos, viaja até a fazenda da família e encontra o caso mais difícil de suas carreiras. O filme está disponível na HBO Max e possui nota 8,3 no Rotten Tomatoes.

4. Invocação do Mal 2 (2016)

Divulgação

A história se passa 7 anos após o incidente da família Perron. O casal Ed e Lorraine tentam desvendar mais um caso de obsessão, dessa vez, na Inglaterra. A história, baseada no caso Enfield Poltergeist, é ambientada na década de 1970. Assim como o primeiro filme da franquia, esse foi sucesso de bilheteria em sua estreia. Atualmente, está disponível na Amazon Prime Video ou na HBO Max. O longa possui nota 8,1 no Rotten Tomatoes.

5. Hereditário (2018)

Divulgação

Mesmo após a morte de sua mãe, Annie percebe que a presença da matriarca permanece na casa, influenciando drasticamente a energia e o comportamento de sua família, principalmentede sua filha adolescente e solitária, Charlie. Os dias se tornam cada vez mais difíceis e a mãe faz de tudo para salvar sua família dessa temível herança. O filme, que possui nota 7,0 no Rotten Tomatoes, está disponível na Amazon Prime Video e na Netflix.

6. Um Lugar Silencioso (2018)

Divulgação

Após um apocalipse, uma família vive em uma fazenda no centro-oeste americano em absoluto silêncio. As criaturas que assombram a Terra são sensíveis ao som e, por isso, cada movimento deve ser cuidadoso para preservar a própria vida. O filme, dirigido e estrelado por John Krasinski, está disponível na Netflix e possui nota 8,3 no Rotten Tomatoes.

7. Host (2020)

Divulgação

Na quarentena ocasionada pelo Covid-19, um grupo de amigas encontra uma médium na internet para fazer uma sessão via chamada do Zooom. Tudo vai bem até que um espírito misterioso passa a assombrar cada pessoa de uma maneira. O filme está disponível na Apple TV e possui nota 7,1 na avaliação do Rotten Tomatoes.

8. Rua do Medo: 1994 (2021)

Divulgação

É o primeiro título de uma trilogia baseada nos livros de R.L. Stine e está disponível na Netflix. O filme de terror conta a história de Shadyside, uma cidade atormentada por assassinatos brutais. Em 1994, um grupo de adolescentes descobre que os eventos que ocorrem há séculos estão conectados. Juntos, os amigos terão que enfrentar uma força maligna. O filme tem uma nota 8,0 no Rotten Tomatoes.

9. Pearl (2022)

Divulgação

Nessa versão moderna do gênero slasher, Pearl é a personagem principal que está disposta a tudo para se tornar famosa, até machucar os outros. Um dos filmes de terror que ganhou muita atenção na sua estreia, Pearl é parte da trilogia “X” do celebrado estúdio A24. A longa está disponível na Globoplay e possui nota 8,2 no Rotten tomatoes.

10. Marcas da Maldição (2022)

Divulgação

Filme de terror em estilo pseudodocumentário, Marcas da Maldição acompanha Li Ronan, que quebra um tabu religioso e é amaldiçoada. Seis anos depois, ela precisa proteger sua filha Dodo, que sofre as consequências das ações da mãe. Você encontra o filme taiwanês na Netflix. No Rotten Tomatoes, possui nota 6,2.

Terror psicológico

Se você gosta de um terror psicológico, não deixe de conferir essa lista com os 10 melhores títulos do gênero. Dos mais clássicos aos atuais, prepare a sua maratona.

1. Psicose (1960)

Divulgação

Após roubar seu chefe, Marion inicia um plano de fuga sem deixar rastros. No caminho, a mulher decide passar uma noite em um hotel beira de estrada, onde conhece Norman Bates, o estranho proprietário do estabelecimento. O jovem, apesar de educado e receptivo, demonstra ter uma relação conturbada com sua mãe. Inicialmente, Marion não suspeita dos perigos que a cercam. Esse clássico do cinema é um dos grandes sucessos de Alfred Hitchcock, o mestre dos filmes de terror. O filme está disponível na Amazon prime Video e possui nota 9,4 no Rotten Tomatoes.

2. O Iluminado (1980)

Divulgação

Depois de receber uma proposta de emprego para ser vigia de um hotel no Colorado durante um rigoroso inverno, Jack passa a ter comportamento estranho e visões assustadoras. Ele atormenta sua família, que o acompanhava durante a temporada. Essa é mais uma obra de Stephen King, adaptada para a grande tela, que se tornou um clássico do cinema, dirigido por Stanley Kubrick. O filme está disponível na Amazon prime Video e HBO Max. No Rotten Tomatoes, possui nota 9,7.

3. Louca Obsessão (1990)

Divulgação

Após sofrer um acidente, um escritor famoso passa a receber os cuidados de uma enfermeira, que se intitula como sua fã número um. Ao descobrir sobre o novo romance que ele está escrevendo, a enfermeira revela um comportamento doentio e obsessivo. O filme está disponível na Amazon prime Video e possui nota 9,0 no Rotten Tomatoes.

4. Cidade dos Sonhos (2001)

Divulgação

Uma atriz se vê diante de um emaranhado de confusões ao conhecer uma mulher que sofreu uma tentativa de assassinato e perdeu a memória. Ao tentar ajudar essa misteriosa mulher, a jovem atriz entra em um pesadelo surreal. O filme está disponível na Apple Tv e possui nota 8,7 no Rotten Tomatoes.

5. Corra! (2017)

Divulgação

Chris faz uma viagem com sua namorada para conhecer os pais dela. No início, o jovem negro acha que o comportamento dos pais de sua companheira é reflexo de um racismo. Porém, após descobrir que várias outras pessoas negras desapareceram naquela região, tudo começa a ficar assustador e perigoso. Disponível na Netflix e na Amazon prime Video, o filme possui nota 8,6 no Rotten Tomatoes.

6. Nós (2019)

Divulgação

Uma viagem de fim de semana para praia em família está longe de ser agradável! A chegada de um grupo misterioso transforma os dias dessa família em pesadelo. O filme está disponível na Amazon prime Video e possui nota 6,0 no Rotten tomatoes.

7. Midsommar (2019)

Divulgação

Após passar por um trauma, Dani viaja com seus amigos e namorado para participar de um festival de verão na Suécia. Tudo começa a se tornar um pesadelo quando eles se deparam com rituais estranhos e adorações pagãs. O filme está disponível na Amazon Prime Video e possui nota 6,3 no Rotten Tomatoes.

8. O Homem Invisível (2020)

Divulgação

Após a morte de seu ex-namorado abusivo, Cecília passa situações sobrenaturais, que a levam a acreditar que ele não morreu. A jovem desconfia que seu ex-namorado construiu uma máquina de invisibilidade para torturá-la de diferentes formas sem ser punido. Será que alguém acreditará em Cecília? O filme está disponível na Amazon Prime Video e possui nota 8,8 no Rotten Tomatoes.

9. Os Inocentes (2021)

Divulgação

Nesse aclamado filme de terror psicológico norueguês, um grupo de quatro crianças descobre que tem poderes sobrenaturais. Entretanto, o que começa como uma brincadeira nas férias de verão, acaba se transformando em um jogo sombrio, cada vez mais, perigoso. O filme está disponível no Mubi e possui nota 7,3 no Rotten Tomatoes.

10. Sorria (2022)

Divulgação

Após presenciar o suícidio de sua paciente, a Dr. Rose Cotter passa a experienciar situações assombrosas que indicam ter relação com o acontecimento. Atormentada por essa situação, ela precisará ter muita coragem para descobrir a verdade. O filme está disponível na Amazon Prime Video e possui nota 7,7 no Rotten Tomatoes.

Lançamentos 2023

Não fique por fora dos lançamentos do ano! COnfira 5 filmes lançados em 2023. Todas as opções já estão disponíveis em streamings e foram bem avaliados pelo Rotten Tomatoes. Acompanhe abaixo:

1. Fale Comigo (2023)

Divulgação

Ao encontrar uma mão embalsamada, um grupo de amigos descobre que ela permite invocar espíritos. Quando uma das pessoas do grupo abre, por acidente, o portal para o mundo espiritual, todos enfrentarão grandes apuros. Diante da situação aterrorizante, eles não saberão mais em quem confiar, nos vivos ou nos mortos. O filme está disponível na Apple TV e possui nota 8,2 no Rotten Tomatoes.

2. Panico VI (2023)

Divulgação

Uma nova versão da icônica história do Ghost Face. Dessa vez, os sobreviventes do vilão deixam a cidade de Woodsboro e se mudam para Nova York. Juntos, eles decidem enfrentar o assassino e acabar de uma vez por todas com a maldição. O filme está disponível para aluguel na Amazon Prime Video e possui nota 9,1 no Rotten Tomatoes.

3. A Morte do Demônio: A Ascensão (2023)

Divulgação

Pertencente a franquia, A Morte do Demônio, que teve seu primeiro filme lançado em 1981, A Ascenção é um típico terror slasher. Em uma tentativa de aproximação, Beth decide visitar sua irmã Ellie e seus 3 sobrinhos em Los Angeles. Porém, ao encontrarem um livro antigo que dá vida aos demônios possuidores, tudo toma um rumo diferente. O filme, que está disponível na Amazon Prime Video e HBO Max, possui nota 7,6 no Rotten Tomatoes.

4. O Exorcista do Papa (2023)

Divulgação

Baseado em fatos reais, o filme acompanha uma das histórias do Chefe Exorcista do Vaticano, Padre Gabriele Amorth, falecido em 2016 aos 91 anos. No longa, o católico lutará contra a possessão de um menino, caso que o levará a descobrir uma conspiração secular que o Vaticano tenta esconder. O filme está disponível na Amazon prime Video e HBO Max. No Rotten Tomatoes, possui nota 8,3.

5. Tic-Tac: A Maternidade do Mal (2023)

Divulgação

Após ser pressionada pela sociedade e pela própria família a ter filhos, uma mulher se inscreve em uma clínica misteriosa na tentativa de regular seu relógio biológico e viver a maternidade. Os métodos suspeitos utilizados pela estranha clínica provocam alucinações assustadoras. Esse terror psicológico está disponível na Star+ e possui nota 7,3 no Rotten Tomatoes.

Pronta para tomar vários sustos? Pegue a pipoca, escolha seus filmes de terror favoritos e prepare-se para uma noite apavorante! Falando nisso, aproveite para conferir os filmes de Halloween. Os títulos são perfeitos para assistir com a família ou os amigos.

Jornalista viciada em cinema e música, atua como web writer desde 2008 e é também blogueira no phdemseilaoque.com.