30 ideias fofas e criativas para anunciar a gravidez

Confira diferentes maneiras de noticiar sua gravidez aos amigos e familiares com simplicidade e delicadeza

Escrito por Danielly Oliveira
Foto: Reprodução / Tessa Rayanne

Foto: Reprodução / Tessa Rayanne

A gravidez sem dúvidas é um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher. Apesar da ideia de ter um filho não ser o sonho de todas as mulheres, esse período é fortemente envolvido de um aspecto emocional e delicado, afinal a partir deste momento a mulher passa a carregar e ser responsável por outra vida.

A descoberta e o anúncio da gravidez para o papai, a família e os amigos é o primeiro passo para celebrar a nova vida que está chegando, por isso deve ser especial.

Com criatividade e carinho é possível caprichar nas ideias e tornar o anúncio da sua gravidez inesquecível para você e para quem você ama. Fotos divertidas, cartões, cópias do teste de gravidez. Não importa a forma, o importante é registar esse momento tão especial e único.

Confira 30 ideias legais e criativas para anunciar a sua gravidez para as pessoas que você gosta e guardar esse momento da forma como ele merece.

1. Distribuindo o ultrassom: diz o ditado que uma imagem vale mais que mil palavras, portanto nada melhor que a primeira foto do seu bebê para anunciar a chegada de uma nova vida. Presentear seus familiares e amigos com cópias do ultrassom é uma das maneiras mais simples e clara de divulgar a todos a novidade.

Para tornar o momento mais especial, invista em um envelope bonito e crie um pouco de suspense antes de abrirem o mesmo, com a curiosidade aguçada a surpresa será ainda maior!

2. Cartão de Dia dos Pais: dar a notícia ao seu marido merece uma ideia especial, uma maneira de anunciar a gravidez é presenteá-lo com um cartão de Dia dos Pais, além da opção de comprar o cartão, você mesma pode produzi-lo, dando um toque pessoal ao presente. Ao entregar o cartão deixe que ele entenda a notícia sozinho, se possível registre o momento e a reação do futuro papai.

Foto: Reprodução / Ash and Matt

Foto: Reprodução / Ash and Matt

3. Contagem regressiva: novamente, o anúncio é feito através de imagens. Contar os dias que faltam até o nascimento é uma ideia simples e fácil de ser reproduzida. A contagem regressiva pode ser feita de diferentes formas: um calendário para contagem (de 1 a 40, de acordo com as semanas gestacionais), plaquinhas com o número de semanas restantes, como achar melhor, o importante é criar, compartilhar e/ou fotografar o objeto de contagem e contar junto com a família e os amigos.

Foto: Reprodução /  Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

4. Camisetas: estampar camisetas com alguma frase ou desenho divertido, também é uma forma simples de anunciar a gravidez. A peça pode servir como presente para o futuro papai, vovô ou vovó, como uniforme para contagem da família (jogador 1, jogador 2 e jogador 3), pode conter a data prevista do nascimento ou frases como “em breve”, “nós estamos com fome”, “carregando” e outras ideias divertidas e fofas.

Foto: Reprodução /  Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

Foto: Reprodução /  Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

5. Equação matemática: fotografar o casal e os filhos (caso não seja o primeiro) com placas numeradas formando uma equação matemática que ao final resulta em um número a mais do que a soma real das pessoas presentes na foto é uma forma sutil e divertida de divulgar a espera de um novo membro na família. Além de servir como registro, a foto é uma ótima maneira de contar às pessoas mais próximas a novidade.

Foto: Reprodução /  Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

6. Sapatinhos: uma representação visual bastante comum da gravidez são os pequeninos sapatos de bebê. Sozinhos ou combinados com os pés dos pais, sempre geram fotos delicadas e graciosas. Para renovar a ideia, invista em sapatos coloridos ou ainda que sejam iguais para todos os membros da família.

Foto: Reprodução / Balade en Roulotte

Foto: Reprodução / Balade en Roulotte

Foto: Reprodução / Tina take my photo

Foto: Reprodução / Tina take my photo

7. Foto surpresa: com a febre das selfies registrar momentos cotidianos é uma mania compartilhada por muitos. Uma forma criativa de anunciar a gravidez ao seu marido é convidá-lo para uma foto e, ao invés de falar “xis”, diga “estou grávida”, além de simples e fácil a ideia permite que você registre a reação do seu marido e futuro papai. O mesmo pode ser feito com os outros membros da família em uma foto coletiva.

8. Copos: uma outra foto que pode representar a chegada de um bebê é combinar duas xícaras e uma mamadeira, ou duas xícaras grandes e uma pequena. A ideia além de simples, é super fofa e fácil de ser reproduzida, basta escolher os copos ou xícaras, posicioná-los e fotografar. Para contar aos amigos e familiares é só fazer cópias e compartilhar a foto.

Foto: Reprodução /  Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

9. Cadeira vazia: registrar um espaço vazio nas fotos em família é uma ótima forma de divulgar a mais nova vida. Além da cadeira vazia para representar a falta de um dos membros, a foto pode ganhar mais evidência ao adicionar sobre o lugar vazio a data do nascimento ou quanto tempo falta até a chegada do pequeno que ocupará esse lugar.

Foto: Reprodução / Under the Sycamore

Foto: Reprodução / Under the Sycamore

10. Save the date: fotos registrando de alguma forma a data prevista para o nascimento de seu bebê, podem ser uma forma de contar aos familiares e envolvê-los na expectativa da chegada desse novo membro. Além disso, são uma ótima lembrança para o casal e para o próprio filho.

Foto: Reprodução / Mommys little sunshine

Foto: Reprodução / Mommys little sunshine

11. Balões: outra maneira de anunciar sua gravidez é fazer o uso de elementos relacionados ao universo infantil. Um desses elementos são os balões. É possível tanto escrever ao fundo dos balões alguma frase relacionada à gravidez ou a data prevista para o nascimento, como usar o recurso das cores azul e rosa para incitar a dúvida sobre o sexo do bebê e sutilmente dar a notícia a todos.

12. Escondido na comida: uma das ideias mais criativas para anunciar sua gravidez ao papai é escondendo essa mensagem na comida. Existem diferenças opções para isso: é possível escrever sobre o prato (ou xícara, copo, etc.) de forma que fique encoberta pela comida, posicionar a mensagem nos talheres exigindo bastante atenção por parte do homem ou ainda escrever diretamente na comida. Uma outra alternativa também é inserir o recado em um biscoito da sorte.

Essa ideia também pode ser usada para divulgar a notícia para outros membros da família ou do círculo de amigos, basta convidá-los para comer em sua casa e esconder o recado na refeição de cada um.

Foto: Reprodução /  Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

13. Mistura maluca de sabores: uma características da gravidez é a possibilidade de surgirem desejos peculiares, ilustrar essa situação em uma foto é uma forma bastante simples e criativa de anunciar aos outros sua gestação. Junte pratos que não costumam ser servidos juntos, tire a foto e a compartilhe seus amigos e familiares, pode demorar que eles entendam a mensagem, mas assim que descobrirem vai ser alegria na certa.

Foto: Reprodução / Two twenty one

Foto: Reprodução / Two twenty one

14. Placas de contagem: Ao utilizar placas de contagem dos membros da família é possível divulgar a gravidez através de uma foto delicada. A ideia é fácil de ser reproduzida, basta escrever em algum suporte (quadro, papel) a ordem dos filhos e o último deve representar o novo membro da família, sendo posicionado a frente da barriga da mãe.

Foto: Reprodução / Paint the moon

Foto: Reprodução / Paint the moon

15. Use as redes sociais a seu favor: com a grande popularização das redes sociais (Facebook, What’s app, etc.) é possível utilizá-las como meio para anunciar sua gravidez aos parentes e amigos distantes ou ainda uma forma moderna e prática de noticiar a todos (tanto pessoas próximas como pessoas que moram longe).

Usando a criatividade você pode produzir um cartaz, um vídeo, uma foto ou um texto que transmita de alguma forma a novidade e compartilhá-la online por meio de alguma rede social.

16. A notícia nas mãos do irmão: caso não seja o seu primeiro filho, uma ideia bacana é deixar que o irmão (ou irmãos) mais velho dê a notícia, seja falando ou por meio de fotos. A ideia é tornar o anúncio mais singelo, por ser feito por uma criança, além de estabelecer uma boa relação do irmão mais velho com a chegada de um novo bebê. Fazer o filho mais velho se sentir importante e parte dessa nova fase é o primeiro passo para evitar a possibilidade de ciúmes ou sentimento de exclusão.

Foto: Reprodução /  Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

17. Placa de “Irmão mais velho” : ainda no caso de casais que já tiveram filhos é possível contar com a ajuda do mais velho para anunciar a gestação, utilizando placas que indiquem a chegada do irmão menor. Podem conter frases como “super irmão”, “promovida a irmã mais velha” ou mostrar que o irmão mais novo passou a ser o irmão do meio. A vantagens da ideia é sua simplicidade e a espontaneidade das crianças.

Foto: Reprodução / Jencyk

Foto: Reprodução / Jencyk

18. “Todo super-herói precisa de um parceiro” : seguindo a linha de anunciar com a ajuda dos irmãos, os pais que já tiverem um filho podem utilizar a frase“todo super-herói precisa de um parceiro” para demonstrar a chegada da nova vida. Além de ser uma ideia bacana, ajuda o irmão ou a irmã a assimilar e lidar melhor com a vinda do bebê.

Foto: Reprodução / Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

19. Fotos engraçadas: registrar o susto do papai ou o crescimento contínuo da barriga são algumas maneiras divertidas de guardar lembranças da gravidez. A ideia de fotografar momentos divertidos e compartilhar essas fotos com a família e os amigos é uma maneira muito legal de contar a eles sobre sua gravidez e transmitir a felicidade de vocês para todos.

Foto: Reprodução / A. O’Brien Photography

Foto: Reprodução / A. O’Brien Photography

20. Novos títulos: com a gravidez os membros da família ganham novos títulos: o marido se torna pai, a esposa se torna mãe, a sogra se torna avó e assim por diante. Uma ideia para contar a todos sobre sua gestação é destacar esses novos papéis conquistados. Isso pode ser feito em camisetas, canecas, cartões, quadros, entre outras coisas. Não importa o meio, o que importa é a felicidade que vem atrelada a esse novo título.

21. Metáforas visuais: utilizar outros elementos para representar os membros da família e a espera de um bebê é uma forma bastante delicada de dizer “estou grávida”. Além de encantar aqueles que estão recebendo a notícia, a ideia pode render fotos de encher os olhos para guardar como lembrança.

A ideia é pensar em elementos que se relacionem com o desenvolvimento e tamanho do bebê (bolo no forno, ervilha representando o tamanho da vida a caminho), com a ideia de gravidez (quando é possível adicionar uma miniatura do elemento escolhido dentro de um maior, representando a vida carregada pela mãe) ou referentes aos bebês em si (mamadeiras, chupetas, livros sobre gravidez).

Foto: Reprodução /  Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

Foto: Reprodução / Laurie Melissa Photography

Foto: Reprodução / Laurie Melissa Photography

Foto: Reprodução / Raft Media

Foto: Reprodução / Raft Media

22. Varal de roupas: representar a chegada de um bebê através de roupinhas e sapatinhos é bastante comum, para renovar essa ideia é possível combinar a roupa do bebê com roupas dos pais e criar um varal com as roupas de todos os integrantes da família. Uma outra ideia é investir em camisetas personalizadas.

Foto: Reprodução /  Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

Foto: Reprodução /  Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

23. “Carregando” : o termo “carregando” é uma ótima maneira de ilustrar a espera. Ele pode ser adicionado em plaquinhas para fotos, em camisetas ou escritos sobre a própria barriga. O resultado é bastante divertido e a ideia pode ser facilmente reproduzida.

Foto: Reprodução / Hello little world

Foto: Reprodução / Hello little world

24. Linha do tempo: fotografar a linha do tempo da família é uma maneira simples de registrar sua espera. A foto da linha cronológica pode conter somente os anos de nascimento de cada membro da família e uma representação visual dos mesmos (os pés, por exemplo) ou ainda com os pais e os irmãos segurando plaquinhas com seu respectivo ano e a mãe segurando uma placa com o ano de nascimento do futuro bebê em frente a sua barriga.

Foto: Reprodução /  Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

Foto: Reprodução /  Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

25. Câmera escondida: sem dúvidas espontaneidade é a palavra que define essa ideia. Esconder uma câmera e filmar a reação do futuro pai e dos futuros avós, tios e irmãos mais velhos é uma forma muito especial de guardar esse momento, além de render muitas risadas e emoção para quem assiste.

26. Cão de guarda: usar seu pet para anunciar a gravidez também é uma ótima ideia, por ele de alguma forma já fazer parte da família e, com a chegada de um bebê, passar a ocupar o “cargo” de cão de guarda ou de irmão mais velho. O resultado das fotos é divertido e único, já que as expressões dos cachorros são imprevisíveis.

Foto: Reprodução / Tina take my photo

Foto: Reprodução / Tina take my photo

Foto: Reprodução /  Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

27. Rosa ou azul? : junto com o anúncio da gravidez vem a famosa pergunta: será um menino ou uma menina? Utilizar essa referência de cores, que está ligada ao sexo do bebê por uma convenção, e a típica curiosidade que acompanha os primeiros meses de gestação é uma alternativa simples e sutil para divulgar a espera de um bebê.

É possível utilizar as cores em balões, decorações de bolos, biscoitos e outras guloseimas, entre outras ideias. Para casais que possuem dois filhos, uma menino e um menino, uma ideia é investir no “desempate” da família. É só usar a criatividade e escolher onde usar as cores e como usar essa tradição a seu favor!

Foto: Reprodução / Day Z Photography

Foto: Reprodução / Day Z Photography

28. Comendo por dois : uma outra forma de comunicar os amigos e a família sua espera é utilizando a ideia de que a gestante come por duas pessoas. É possível tirar fotos divertidas com a frase “comendo por dois”, personalizar uma camiseta com os dizeres ou ainda criar essa cena de forma literal e registrá-la em uma foto.

Foto: Reprodução / Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

29. Do tamanho de uma ervilha: um jeito criativo de contar ao seu marido a notícia da gravidez é dizer que você irá preparar um “jantar especial” para ele e servi-lo com apenas uma ervilha. Certamente ele ficará confuso com a situação e irá te perguntar o porquê da única ervilha, então você poderá dizer que ela representa o atual tamanho do filho de vocês. Sutileza, facilidade e criatividade numa ideia só!

O alimento escolhido depende do número de semanas da gestação. Com 5 semanas é possível usar um gergelim, com 6 um grão de lentilha e assim por diante. A ervilha corresponde à uma gestação de 7 semanas.

30. Bebê a bordo: assim como em outras ideias, essa é uma opção de frase que pode ser usada da maneira como você preferir: em camisetas, cartões, placas, entre outras coisas. “Bebê a bordo” é uma ótima opção para quem prefere ir direto ao ponto. Com criatividade é possível criar fotos legais e surpreender os que estão recebendo a notícia de forma simples e objetiva.

Foto: Reprodução / Kristi Pinkham

Foto: Reprodução / Kristi Pinkham

Não importa qual ideia foi sua preferida, o importante é se inspirar nas dicas acima, abusar da criatividade e tornar esse momento que já é tão importante ainda mais especial para você e para as pessoas que você mais ama!

Assuntos: Gravidez

Dicas pela Web