Moda e Beleza

A importância do fundo de clareamento no processo de coloração do cabelo

Canva

Se você gosta de mudar de look, sabe que para trocar a cor do cabelo, é preciso cuidado. Ao fazer um procedimento de coloração ou descoloração dos fios, o cabeleireiro deve dominar um processo chamado fundo de clareamento. Para ficar por dentro do assunto, acompanhe a matéria e saiba o que a cabeleireira Elza Akamine fala sobre o tema.

Publicidade

O que é fundo de clareamento?

O fundo de clareamento é a cor que se revela em um cabelo quando ele sofre um processo de coloração ou descoloração. Segundo a profissional, além dele, também é necessário entender sobre a altura de tom dos fios.

“Essa altura diz sobre o quão claro ou o quão escuro um cabelo é. Esses tons são organizados em uma escala de números que variam de 1 a 10, medindo a cor dos cabelos conforme a quantidade de pigmentos encontrados neles, em que o preto corresponde ao tom 1 e o loiro claríssimo ao tom 10. Cada altura de tom possui um fundo de clareamento”, revela Elza.

Para que serve?

fundo de clareamento

Canva

Segundo a cabeleireira, o fundo de clareamento serve para analisar a cor atual dos cabelos, a cor desejada e em qual tom de clareamento será preciso chegar para criar a nuance desejada pela cliente.

Nesse caso, a colorimetria capilar é fundamental, por permitir o conhecimento dos diversos tipos de cores de cabelo e como elas se comportam em relação às outras. Por esse motivo, para a especialista em fios, “conhecer o fundo de clareamento é importante, por só assim ser possível saber a cor adequada para aplicar no cabelo da cliente, gerando o resultado esperado por ela”.

Como entender o fundo de clareamento?

Akamine também destaca que, para identificar esse fundo, observa-se a altura de tom dos fios, se eles são naturais ou descoloridos, qual cor a pessoa deseja ter e qual o clareamento correspondente.

Só assim é possível calcular quantos tons serão clareados ou escurecidos para chegar no resultado que se espera. Por isso, a importância de realizar o procedimento com um profissional da área, que entende bem do assunto”, reforça a cabeleireira.

Tabela de fundo de clareamento

Usa-se uma tabela para facilitar esse processo, que mostra a altura do tom e o fundo de clareamento, funcionando como um guia. Ela ajuda o cabeleireiro a entender quantos tons será preciso clarear ou escurecer e a melhor forma de atingir o resultado desejado. Confira:

  • Pretos, castanhos escuríssimos, castanhos escuros e castanhos: possuem a altura de tom 1, 2, 3 e 4, respectivamente, e terão um fundo de clareamento com a altura avermelhada.
  • Castanhos claros: são os cabelos com a altura de tom 5 e possuem um fundo vermelho alaranjado. Ou seja, ele é levemente vermelho, com uma nuance alaranjada. É utilizado pelas morenas iluminadas que preferem um iluminado mais sutil.
  • Loiros escuros: encontram-se na altura 6 e possuem um fundo alaranjado. Também são usados pelas morenas iluminadas que optam por um leve clareamento.
  • Loiros: possuem a altura de tom 7 e também possuem um fundo de clareamento alaranjado, mas agora com uma nuance amarelada. É usado pelas morenas iluminadas que gostam de um contraste maior, trazendo mais destaque para os fios.
  • Loiros claros: são os cabelos com a altura de tom 8 e têm um fundo amarelado. Ele chega bem próximo ao tom do loiro natural, e, por isso, é considerado um amarelo mais natural. Porém, em alguns cabelos, pode ficar com um aspecto extremamente amarelado, sendo necessária a utilização de um tonalizante.
  • Loiros muito claros: são os fios com a altura de tom 9 e possuem um fundo de clareamento amarelo mais claro. É onde entram as loiras chamadas de loiras peroladas ou amanteigadas. Esses tons abrem para o loiro e possuem uma nuance dourada.
  • Loiros claríssimos: são aqueles com a altura de tom 10 e possuem um fundo de clareamento amarelo muito claro. É um loiro que agride mais o cabelo e que não precisa ser nem tonalizado e nem matizado, por já ter um tom mais frio.

Assim ficou ainda mais fácil de entender como o fundo de clareamento funciona, não acha? Dessa forma, é megaimportante procurar por um profissional capacitado e que saiba bastante de colorimetria para a hora da mudança da cor dos fios!

Publicidade

Vídeos sobre fundo de clareamento

Para se aprofundar ainda mais no assunto, assista aos vídeos abaixo, que mostram essa técnica, na prática, e demonstram os cuidados que o profissional precisa ter na hora de descolorir ou colorir seus fios! Por isso, fique atenta na hora de escolher seu cabeleireiro!

O fundo de clareamento em cabelos naturais

No vídeo acima, é possível entender como o fundo de clareamento funciona em mechas de cabelos naturais. A profissional explica detalhadamente sobre a tabela do fundo e também dá dicas de como identificar o tom dos fios enquanto a descoloração é feita.

Como identificar o fundo de clareamento

Quer saber como identificar o fundo de clareamento? Então, já pega as dicas desse vídeo, em que o colorimetrista mostra, na prática, como observar o tom das mechas na hora da descoloração dos fios usando papel, e alerta sobre a importância de entender o assunto.

O fundo de clareamento e altura de tom

Qual a relação entre altura de tom e fundo de clareamento? O vídeo apresenta explicações sobre isso com mais profundidade, além de destacar a importância da colorimetria na hora de mudar a cor das madeixas. A profissional também dá dicas de como neutralizar o amarelado dos cabelos platinados.

Agora que você já sabe como funciona todo o processo de mudança da cor dos fios, não deixe de procurar um profissional de confiança, para que o resultado final seja o melhor! Aproveite e veja algumas dicas de hidratação caseira para manter os cuidados com o cabelo em casa.