Filmes da Disney: 55 opções para se apaixonar por esse universo mágico

Escrito por
Em 13.08.19

Toy Story

Se aventurar por histórias incríveis sem sair do sofá pode se tornar uma tarefa simples com os filmes da Disney. Desde o lançamento do seu primeiro longa-metragem, em 1937, os Estúdios Disney não pararam com as novidades! O catálogo é vasto e vai desde animações com desenhos feitos à mão até os mais modernos, em live-action. Isso sem contar na diversidade de histórias, que podem agradar crianças e adultos. Veja só algumas opções:

Continua após o anúncio

1. Toy Story 4, 2019

Em sua mais recente aventura, Woody, Buzz Lightyear e toda a turma moram com Boonie. Baseado em um garfo verde, a garota constrói um novo brinquedo: Forky. Porém, o objeto não fica feliz ao ser transferido para o posto de brinquedo e foge. É quando Woody e seus amigos partem em busca de Forky para trazê-lo de volta ao lar.

2. Aladdin, 2019

Aladdin é um jovem ladrão que se apaixona pela princesa Jasmine. Porém, o romance não é tão simples: ambos precisam enfrentar o vilão Jafar, braço-direito do sultão que quer roubar seu lugar. Para tornar a aventura ainda mais emocionante, o casal conta com a ajuda de um gênio mágico que vive em uma lâmpada e concede três desejos para seu mestre. Há ainda a opção clássica em desenho de 1992 para conferir!

3. O Rei Leão, 2019

Na versão em live-action da animação homônima de 1994, a história base continua a mesma: Simba, um jovem leão perde seu pai, o rei Mufasa, por causa do desejo do seu tio Oscar em ser o líder da selva. Porém, alguns detalhes são acrescentados à trama.

4. Dumbo, 2019

Com uma abordagem mais realista, a versão em live-action do clássico de 1941 não conta com animais falantes e vários números musicais. Além disso, há um novo foco narrativo: o da família Farrier, em que o pai Holt encontra o mundo de cabeça para baixo após voltar da primeira guerra, sendo encarregado de cuidar de uma elefanta de circo que está prestes a parir. Então, os filhos de Farrier ficam encarregados de cuidar do animal recém-nascido.

5. O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos, 2018

Continua após o anúncio

Clara ganha um presente de valor incalculável do seu padrinho, mas há um problema: ela perde a chave mágica capaz de abri-lo. Por isso, a jovem inicia uma jornada em busca desse objeto que a leva a diversos reinos mágicos. Para quem busca filmes da Disney 2018, essa é uma opção cheia de mistério e fantasia!

6. Moana – Um Mar de Aventuras, 2017

Moana é uma jovem que descende de uma família de navegadores. Para descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela decide viajar para uma ilha mítica e é acompanhada pelo semideus Maui. Vale a pena conferir essa aventura que mostra toda a coragem que a garota tem ao enfrentar seus medos.

7. A Bela e a Fera, 2017

Bela é moradora de uma pequena aldeia francesa. Após ter seu pai capturado pela Fera que vive em um castelo das redondezas, a jovem decide trocar de lugar com o seu pai. No castelo, ela faz amizade com objetos mágicos e se apaixona pela Fera, que é, na verdade, um príncipe enfeitiçado. Essa é a versão live-action do original de 1991.

8. Viva – A Vida É Uma Festa, 2017

Miguel Riviera é um menino que sonha em ser músico, mas é desmotivado pela sua família. Acidentalmente, ele é transportado para o mundo dos mortos, onde busca a ajuda do seu tataravô, um músico famoso, para voltar para casa. Assistindo esse filme, você se diverte e, ao mesmo tempo, conhece um pouco da cultura mexicana, já que o filme é inspirado no Dia dos Mortos.

9. Zootopia, 2016

Judy Hopps é uma coelha do interior que decide ir para a cidade grande para se tornar policial. Lá, ela sofre com o preconceito e manipulações de outros policiais e faz uma amizade inesperada com Nick Wilde, uma raposa. Juntos, os dois se dedicam à busca de um animal desaparecido e descobrem uma conspiração que afeta toda a cidade. Essa é uma boa aposta para quem busca por filmes da Disney 2016, pois ele mostra que uma amizade entre dois animais tão diferentes pode ser verdadeira.

10. Procurando Dory, 2016

Continua após o anúncio

Um ano depois de ajudar Marlin a reencontrar seu filho Nemo, Dory tem uma lembrança da sua família. Para acabar com a saudade, ela decide procurá-los e acaba reencontrando amigos. A trama mostra a peixinha tentando entender sobre seu passado, mesmo lidando com os problemas de memória.

11. Mogli – O Menino Lobo, 2016

Essa é uma versão em live-action do filme homônimo de 1967. O filme narra a história de Mogli, um menino que vive na selva e é criado por lobos. Sua situação fica ainda mais difícil ao ser ameaçado pelo líder dos tigres, fazendo com que ele precise procurar abrigo em uma tribo humana.

12. Divertida Mente, 2015

Ao se mudar de cidade, Riley, uma garota de 11 anos, deve aprender a lidar com diversas coisas novas que estão acontecendo em sua vida. Com isso, há uma grande confusão em seu cérebro, onde está a sala de controle dos seus sentimentos. É nele que vivem o Raiva, o Medo, a Alegria, a Nojinho e a Tristeza.

13. Malévola, 2014

Malévola é uma jovem com chifres e asas, responsável pela proteção do reino de Moors. Após sofrer uma traição, ela se torna em uma mulher amarga e vingativa. Isso faz com que ela lance uma maldição na princesa recém-nascida, Aurora. Porém, aos poucos, ela cria afeição pela criança e percebe que a menina não é culpada pelo que lhe aconteceu no passado.

14. Operação Big Hero, 2014

Hiro é um garoto de 13 que construiu um poderoso robô para participar de lutas clandestinas e ganhar dinheiro com isso. Após conhecer o laboratório estudantil em que seu irmão Tadashi trabalha, o garoto resolve estudar para se matricular na universidade. As coisas não saem como planejado e Hiro encontra conforto no robô Baymax, criado por seu irmão.

15. Frozen – Uma Aventura Congelante, 2013

Continua após o anúncio

Frozen conta a história de duas irmãs, a caçula Anna e Elsa, que tem poderes mágicos. Quando seus pais desaparecem misteriosamente, ela precisa assumir o reino de Arendelle. Quando seus poderes saem do controle, ela não vê outra alternativa além de fugir. É então que Anna começa uma busca para trazer a irmã de volta para casa. Dentre todas as aventuras, é possível perceber como pode ser lindo o amor entre irmãs.

16. Monstros S.A., 2013

A Monstros S.A é uma fábrica de energia captada a partir dos gritos de criancinhas. Como as crianças são consideradas tóxicas, os monstros não podem entrar em contato com elas. Porém, essa afirmação é questionada quando dois funcionários, Sully e Mike, conhecem a garotinha Boo, que acaba acidentalmente indo parar no mundo dos monstros.

17. Oz: Mágico e Poderoso, 2013

Essa é a história de Oscar Diggs, um mágico comum que chegou na vibrante Terra de Oz. Ele acredita ter tirado a sorte grande, mas três bruxas desconfiam dos seus poderes. É então que o ilusionista precisa usar seus truques para ajudar a derrotar um poderoso inimigo. Através a tática da ilusão, ele acaba se transformando no poderoso mágico de Oz.

18. Valente, 2012

Em Valente, a protagonista, Merida, é uma princesa que não quer se casar com o príncipe escolhido pelos pais. A garota prefere cavalgar ao ar livre e praticar arco e flecha ao invés de seguir os costumes ditados. Para se livrar das obrigações, ela busca a ajuda de uma bruxa. O feitiço sai completamente do planejado e ela precisa encontrar uma maneira para que ele seja desfeito. Com um misto de aventura, cultura escocesa e uma princesa que foge dos padrões, esse é um ótimo filme para quem quer se surpreender.

19. Detona Ralph, 2012

Cansado de ser desprezado no jogo Conserta Félix Jr., onde é o vilão, Ralph tem um plano para ganhar a atenção dos outros jogadores: a ideia é conseguir uma medalha de herói para provar o seu valor. Inspirado no universo dos videogames, o filme conta com mundos fantásticos que podem te transportar para dentro da tela.

20. Alice no País das Maravilhas, 2010

Já adolescente, Alice não tem mais lembranças sobre o lugar mágico que conheceu quando criança, apenas sonhos. Durante uma festa, a jovem se depara com um coelho branco e sai em busca dele chegando novamente ao País das Maravilhas. Lá ela reencontra amigos e enfrenta a ira da Rainha de Copas. Dirigido por Tim Burton, o filme ainda conta com a sequência Alice Através do Espelho (2016).

21. Enrolados, 2010

Flynn Ryder é um charmoso bandido que está sendo procurado. Durante sua fuga, ele decide se esconder em uma torre. Lá conhece Rapunzel, que está desesperada em busca de liberdade. Para isso, ela faz um acordo com Flynn, o que rende uma aventura emocionante que merece ser vista. Leve e divertido, o filme mostra uma princesa que sabe se defender e um par romântico que foge do comum.

22. Up – Altas Aventuras, 2009

Carl Fredricksen é um vendedor de balões de 78 anos que está prestes a perder a sua casa. Para evitar que isso aconteça, ele decide viajar para uma floresta na América do Sul, onde sonhava em viver com sua falecida companheira. O inusitado do filme é a forma em que ele faz isso: coloca milhares de balões na casa para ir voando até o destino. O que ele não contava é que Jordan, um escoteiro de 8 anos, embarcaria junto nessa aventura. A dupla garante momentos de boas gargalhadas e pitadas de emoção.

23. A Princesa e o Sapo, 2009

Tiana é uma jovem trabalhadora que sonha em abrir o seu próprio restaurante. Porém, há uma reviravolta em seus planos após conhecer o príncipe Naveen, que foi transformado em sapo pelo maldoso Dr. Facilier. O legal dessa produção é que ela é diferente dos contos tradicionais, pois o sapo não volta a ser humano após o beijo da garota. E é aí que a aventura começa!

24. Wall-E, 2008

Em uma Terra poluída e entulhada de lixo, onde os humanos não vivem mais, o robô Wall-E é seu último habitante. Ele passa os dias compactando lixo e coletando alguns objetos que chamam à sua atenção. Ao conhecer Eve, uma sonda mecânica que foi enviada ao planeta, ele se apaixona e decide ir atrás dela em busca do seu amor. De uma maneira tocante, o filme faz refletir sobre questões ambientais e humanitárias.

25. Ratatouille, 2007

Remy é um rato que mora em Paris e tem o sonho de se tornar um chefe de cozinha. O problema é que ele é um rato, um tipo de animal que não é bem-vindo em restaurantes. Ao visitar a cozinha do famoso chefe Auguste Gusteau, ele conhece o atrapalhado ajudante Linguini, que não sabe cozinhar, mas precisa manter seu emprego. É então que Remy vê uma oportunidade para realizar seu sonho. Com bastante comédia, pitadas de romance e algumas confusões, o caminho é para a descoberta de quem você realmente é!

26. Carros, 2006

O carro de corrida Relâmpago McQueen está viajando para California para o Campeonato da Copa Pistão. Porém, ao cair do caminhão em que estava sendo transportado, ele se perde. Aos poucos, vai ficando amigo dos carros da cidade, o que o faz repensar suas prioridades. Carros utiliza o excesso de velocidade e o avanço de sinais para falar sobre o uso de tecnologias e falta de solidariedade.

27. High School Music, 2006

Troy Bolton é um garoto popular e Gabriella Montez é uma estudiosa. Ambos descobrem a paixão pelo canto durante as férias em um karaokê e rola uma química entre os dois. Quando as aulas começam, eles decidem fazer as audições para o musical da escola. Esse é o primeiro longa da saga de três musicais, para quem busca por filmes da Disney para adolescentes, não pode deixar de conferir.

28. Os Incríveis, 2004

Após o governo banir o uso de superpoderes, o Sr. Incrível leva uma vida pacata com sua esposa, a Mulher Elástica e seus três filhos. Entediado, ele tem uma chance de sair da monotonia quando recebe um comunicado misterioso que o convida para uma missão secreta em uma ilha remota. Com bastante ação, o filme mostra através de metáforas situações bem comuns e que humanizam os super-heróis.

29. Sexta-Feira Muito Louca, 2004

Tess é mãe de Anna, uma adolescente rebelde de 15 anos. Ambas vivem se desentendendo, porém, a situação toma um novo patamar após elas comerem biscoitos da sorte em um restaurante chinês. Misteriosamente, elas trocam de corpo. A confusão é certa e garante boas gargalhadas, afinal, cada um precisa aprender a lidar com a vida da outra.

30. Confissões de uma Adolescente em Crise, 2004

Lola é a garota mais popular da sua escola e sonha em se tornar uma atriz de teatro. Quando sua família muda de Nova York para Nova Jersey, seu plano de se apresentar na Broadway é deixado de lado. Seu novo objetivo é se tornar a garota mais popular da nova escola. Para que isso aconteça, ela precisará disputar o posto já ocupado por Carla.

31. Procurando Nemo, 2003

Marlin é um peixe-palhaço superprotetor com seu filho Nemo. O peixinho fica incomodado com tanto cuidado e, durante uma discussão, foge e é capturado por um mergulhador. Marlin começa uma saga para encontrar seu filho e trazê-lo de volta para casa. Durante essa busca, conhece a divertida Dory, que o ajuda na jornada. Com o fundo do mar de cenário, a história mescla uma aventura ecológica com lições de fraternidade, coragem e compreensão.

32. Irmão Urso, 2003

Ao buscar vingança por seu irmão ter sido morto por um urso, o índio Kenai é transformado no animal pelos espíritos da floresta. Então, ele precisa aprender a ver a ótica do mundo na pele do urso. Para piorar a situação, ele começa a ser caçado por seu outro irmão, Denahi. Para voltar a ser um humano, Kenai precisa chegar a uma montanha mágica, para isso ele conta com a ajuda inesperada de um filhote de urso.

33. Piratas do Caribe – A Maldição da Pérola Negra, 2003

Jack Sparrow é um excêntrico pirata que comanda o navio Pérola Negra. Porém, a embarcação é roubada pelo capitão Barbossa, que ainda saqueia a cidade de Port Royal e sequestra a filha do governador, Elizabeth Swann. Para recuperar o navio que foi amaldiçoado e salvar a mulher, Sparrow desbrava os sete mares em direção à Ilha da Morte. Para quem gostar da história, há uma sequência com mais quatro longas. Tudo isso faz com que essa seja uma boa escolha de filmes da Disney para jovens.

34. O Diário da Princesa, 2002

Mia Thermopolis, uma tímida adolescente que vive em Manhattan descobre que é filha do príncipe de Genovia, um pequeno país europeu. Como herdeira do trono, ela embarca em uma jornada divertida com a ajuda da sua avó, a rainha. Quando se aproxima a data de assumir seu título, a jovem tem que tomar uma drástica decisão: continuar em Nova York com a sua mãe ou tornar-se realmente uma princesa.

35. Lilo e Stitch, 2002

Lilo é uma garotinha havaiana de 5 anos que tem um imenso amor pelos animais. Um dia, ela encontra um cachorro abandonado e decide adotá-lo. Só que, na verdade, ele é um alienígena foragido chamado Stitch. Ele se aproveita da situação para fugir da polícia e finge ser um cachorro. Assim, ele e a garota passam muito tempo juntos e desenvolvem uma bela amizade. Com um teor emotivo, a trama conta com diversão pura e simples.

36. A Nova Onda do Imperador, 2000

Em um reino mítico, o Imperador Kuzco é um jovem arrogante, que é transformado em lhama pela sua conselheira, a bruxa Yzma. Para recuperar seu trono, Kuzco precisa enfrentá-la. Para isso, ele conta com a ajuda de Pacha, um camponês. Assista para dar boas gargalhadas e ver a redenção desse imperador egocêntrico.

37. Tarzan, 1999

Tarzan é um bebê que perde os pais na selva. Então, o órfão é encontrado por uma gorila que o cria como filho. Ele cresce achando que faz parte do bando, agindo como tal. Com a chegada de pesquisadores à floresta, Tarzan de cara percebe sua semelhança com eles e descobre que, na verdade, é um humano. Isso faz com que ele fique dividido entre estar com a sua espécie e a lealdade à sua família animal.

38. Vida de Inseto, 1998

Bem organizadas em seu trabalho, as formigas acumulam comida suficiente para sobreviverem aos meses de inverno e ainda darem uma parte aos gafanhotos. Mas a cada colheita, eles passam a exigir mais e mais. Em um acidente, alimentos são perdidos e as formigas precisam pedir ajuda a outros insetos para lutar contra os gafanhotos. Para quem busca filmes Disney Pixar, entrar na mundo dos insetos pode ser uma aventura e tanto!

39. Mulan, 1998

Durante uma invasão mongol à China, cada família deve enviar um homem para lutar pelo seu país. O único da família de Mulan é seu pai, um idoso doente. Por isso, a jovem se disfarça para ir à guerra no seu lugar. Ela conta com a ajuda do divertido dragão Mushu para enfrentar os desafios. Esse é o primeiro filme da Disney em que a protagonista não é uma princesa que espera pela salvação do princípe encantado e mostra como as garotas também são fortes e corajosas. Isso faz com que esse seja um excelente filme para quebrar estereótipos de gênero de maneira divertida.

40. Hércules, 1997

Hércules, filho dos deuses Zeus e Hera, é sequestrado pelo seu tio Hades e transformado em um semideus. Isso faz com que ele seja obrigado a viver na terra entre os mortais. Ao atingir a adolescência, ele precisa passar por um rito de passagem na Terra para provar que é digno de viver no Monte Olimpo.

41. Os 101 Dálmatas, 1996

Ao se casarem, Anita e Roger formam outro casal: seus dálmatas Perdita e Pongo. A procriação começa e logo o número de filhotes chega a 99! Essa quantidade de cachorros desperta o interesse da estilista Cruella De Vil, que tem como desejo fazer um casaco de pele com eles. Os pais dos filhotes, com a ajuda de outros cães, iniciam uma corrida para salvá-los.

42. O Corcunda de Notre Dame, 1996

Quasímodo é um corcunda que vive trancado desde crianças nos porões da catedral Notre Dame, em Paris. Um dia, ele resolve sair da escuridão e conhece uma cigana chamada Esmeralda, por quem se apaixona. Para viver seu amor, primeiro ele terá que enfrentar o poderoso Claude Frollo.

43. Toy Story – Um Mundo de Aventuras, 1995

Andy é um garoto que possui vários brinquedos, sendo Woody, um boneco cowboy, seu favorito. Com o aniversário do menino, essa posição fica ameaçada com a chegada de um novo brinquedo: Buzz Lightyear. Por causa de um plano que dá errado, os brinquedos entram em uma aventura para resgatar Buzz. Com um misto de humor e aventura, que agrada adultos e crianças, Toy Story é um marco na história do cinema que merece um tempinho do seu dia e ainda conta com mais três filmes como sequência.

44. Pocahontas, 1995

Pocahontas é uma índia que se apaixona por John Smith, um colonizador inglês. Durante o romance, um ensina para o outro sobre a sua cultura. Porém, seus povos entram em guerra por terem interesses diferentes. Esse é um filme em que um romance mostra como superar diferenças.

45. O Rei Leão, 1994

Simba, um jovem leão perde seu pai, Mufasa, em uma trama do seu tio Oscar, para conquistar o trono. O filhote foge e, então, passa a viver com companhias inusitadas: Pumba, um javali, e Timão, um suricato. Anos mais tarde, já crescido, Simba decide retornar ao lar e reivindicar o trono que lhe é de direito.

46. O Estranho Mundo de Jack, 1993

Cansado de organizar todos os anos a festa de Halloween, Jack Skellington sai dos limites da sua cidade fantástica e acaba atravessando um portal para a cidade do Natal. Então, ele volta para o seu lar decidido a convencer seus amigos a ajudá-lo a sequestrar o Papai Noel. Assim, eles podem ter uma comemoração diferente. Com características peculiares e extraordinárias, esse é um musical que pode te levar para um mundo fantástico.

47. A Pequena Sereia, 1989

Ariel é a filha do rei dos sete mares, Tritão. Ela tem muita curiosidade sobre o mundo em terra, mas é proibida pelo seu pai de chegar perto dos humanos. Ao se apaixonar por um príncipe, a sereia faz um trato com a bruxa Úrsula para que transforme sua cauda em pernas. Porém, Úrsula tem planos para conquistar o reino de Tritão. Divertida, essa aventura mescla o fundo do mar com a terra firme.

48. A Bela Adormecida, 1959

Após o nascimento da princesa Aurora, todo o reino entra em comemoração, incluindo três fadas que dão a ela presentes mágicos. Em meio a celebração, surge Malévola, que lança uma maldição: ao completar 16 anos, Aurora espetará o dedo em uma roca e morrerá. Então, uma das fadas consegue lançar um feitiço para que a garota apenas entre em um sono eterno e possa ser despertada após um beijo com amor.

49. Peter Pan, 1953

Peter Pan é um garoto que não quer se tornar adulto e vive na Terra do Nunca, uma ilha mágica onde as crianças não envelhecem. É para lá que ele leva os irmãos Wendy, João e Miguel para um passeio. Mas esse local também é habitado pelo vilão Capitão Gancho. Para quem se interessar pelo filme, também é possível assistir De Volta para Terra do Nunca (2002) e Tinker Bell – Uma Aventura no Mundo das Fadas (2008).

50. Alice no País das Maravilhas, 1951

Durante uma perseguição atrás de um coelho branco, Alice cai em um buraco e vai parar no País das Maravilhas. É por lá que ela conhece um mundo incrível, que conta com criaturas bem peculiares, como o Chapeleiro Maluco, a Lagarta, o Mestre Gato e a Rainha de Copas.

51. Cinderela, 1950

Cinderela é uma jovem que mora com a sua madrasta e suas meias-irmãs após a morte de seu pai. Obrigada a fazer sozinha as tarefas domésticas e tendo como companhia apenas os animais, ela fica empolgada ao saber que o príncipe dará um baile em seu castelo e convida todas as donzelas para participar. O longa ainda ganhou uma versão live-action em 2015!

52. Bambi, 1942

Bambi é o filhote do cervo mais respeitado no coração do bosque de uma floresta. O filme mostra seu crescimento, onde ele aprende a sobreviver e conhece o amor. Com a chegada de caçadores, há uma reviravolta, pois Bambi precisa aprender a ser corajoso para conduzir os outros cervos para um local seguro. Para quem busca filmes da Disney antigos, essa é uma ótima aposta!

53. Dumbo, 1941

Todos os anos uma cegonha faz entrega de filhotes às mamães no circo, porém a senhora Jumbo se assusta ao perceber o tamanho das orelhas do seu pequeno Jumbo Jr, elas são grandes demais! Isso faz com que os outros animais zombem dele, apelidando-o de Dumbo, o que leva sua mãe a entrar em fúria e ser confinada. Com a ajuda de um ratinho amigável, Dumbo descobre algo: por causa de suas enormes orelhas, ele pode voar!

54. Pinóquio, 1940

Gepeto é um carpinteiro que vive sozinho. Para ter alguma companhia, ele faz um boneco de madeira. Uma fada solidária, então, dá vida ao boneco, que ganha o nome de Pinóquio. Porém, há uma peculiaridade: a cada mentira que o menino conta, seu nariz cresce.

55. Branca de Neve e os Sete Anões, 1938

Após a morte de seu pai, Branca de neve é perseguida por sua madrasta, que inveja a sua beleza. Porém, o carrasco encarregado de matá-la a deixa partir. Durante sua fuga pela floresta, a princesa encontra uma cabana, onde moram os 7 anões e passa a viver com eles. Ao descobrir que Branca de Neve está viva, a Bruxa Má se disfarça e oferece à jovem uma maçã envenenada que a faz entrar em um sono profundo. Para despertar, ela precisa de um beijo fruto do amor verdadeiro.

Agora, fica a difícil tarefa de escolher qual desses filmes da Disney você vai assistir primeiro. Para deixar o momento no sofá ainda mais gostoso, você pode fazer uma pipoca gourmet e se deliciar!.

Assuntos: Filmes