10 benefícios da farinha de coco e receitas deliciosas para testar

Escrito por
Em 13.10.20

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A farinha de coco oferece diversas vantagens para a saúde. Conversamos com a nutricionista Izabella Imianovsky (CRN10 5729 – SC), que nos contou tudo sobre os benefícios e contraindicações dessa farinha. Continue a leitura para saber mais!

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Índice do conteúdo:

10 benefícios da farinha de coco para manter a saúde em dia

A farinha de coco é uma excelente alternativa para quem quer preparar receitas mais saudáveis e melhorar a alimentação. A seguir, confira todos os benefícios apontados pela nutricionista!

  • Não contém glúten: “para quem tem intolerância ou sensibilidade, o glúten causa uma inflamação no intestino delgado e dificulta a absorção de nutrientes. Como a farinha de coco não contém essa substância, ela é liberada para celíacos ou pessoas sensíveis ao glúten”, informa a profissional.
  • É rica em fibras: “quando entram em contato com a água no nosso sistema digestivo, essas fibras geram um gel. Isso aumenta a distensão do estômago, o que promove saciedade e ajuda a não comermos em excesso nas refeições”.
  • Ajuda a controlar a glicemia: Izabella acrescenta que, “devido às fibras e pelo gel que gera no sistema digestivo, a forma como a glicose é absorvida no nosso sangue é reduzida, causando um controle na liberação de insulina que o pâncreas precisará produzir”.
  • Ajuda no funcionamento intestinal: “a cada 10 gramas de farinha, temos 2,5 gramas de fibras. Nessa quantidade, elas ajudarão a formar o bolo fecal, facilitando o trânsito intestinal. Além disso, as fibras são fermentadas pelas bactérias intestinais e temos a formação dos ácidos graxos de cadeia curta, que ajudam na melhora da prisão de ventre”. Izabella completa: “para usufruir desse benefício, é preciso ingerir a quantidade correta de água por dia”.
  • Ajuda no processo de emagrecimento: “além de gerar saciedade, a farinha de coco contém triglicerídeos de cadeia média (TCM) em sua composição. Esses triglicerídeos são facilmente absorvidos e ainda facilitam a utilização da gordura da farinha pelo nosso organismo como fonte de energia. Além disso, essa farinha contém ácido láurico, que tem efeito termogênico, acelerando o metabolismo e aumentando a sensação de saciedade. Por fim, ela é rica em ômega 9, que metaboliza gordura”.
  • Fortalece a imunidade: “por ser rica em ácido láurico, ela ajuda a estimular o sistema imunológico pela liberação de interleucina 2, que é uma substância que faz a médula produzir mais células brancas de defesa. Além disso, as fibras da farinha ajudam no aumento de bactérias boas no intestino, ação que fortalece o sistema imunológico”.
  • Reduz o colesterol: “as fibras presentes no coco ajudam na redução do colesterol ruim (LDL) e tornam a absorção do colesterol mais lenta. Além disso, essas fibras têm influência na formação dos ácidos graxos, que são capazes de inibir a enzima HMG-CoA redutase, responsável pela produção de colesterol. Isso protege a saúde cardiovascular”.
  • É mais nutritiva do que a farinha de trigo: “se a farinha de coco não for tão refinada, ela vai possuir fibras e minerais, como ferro, selênio, vitaminas do complexo B e vitamina C, que ajudam na construção de células do organismo e fortalecem o sistema imunológico”.
  • É baixa em carboidratos: “a farinha de coco contém mais gordura e pouco carboidrato, por isso pode ser utilizada em dietas low carb, por exemplo”.
  • Dá consistência a receitas: “pode ser utilizada em panquecas, bolos e pães, por exemplo. Nessas preparações, ela tem o efeito de incorporar, ressecando a receita para dar a consistência adequada, ideal para receitas mais moles”, finaliza Izabella.

Como vimos, essa farinha fornece diversos benefícios para a nossa saúde. Considere as indicações de um(a) profissional de nutrição e experimente inseri-la em seu cardápio!

Existe contraindicação?

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Izabella comenta que “não existe uma contraindicação. É preciso individualizar o consumo de cada pessoa, pensando na quantidade que ela vai ingerir, pela farinha de coco ser rica em gordura saturada. Isso vai depender da individualidade metabólica de cada pessoa”.

“De qualquer forma, não existe um estudo que diga a quantidade recomendada por dia. Porém, para que não haja excesso de fibras e calorias consumidas, o ideal seria consumir duas colheres de sopa, o que dá em torno de 20 gramas por dia”, orienta a nutricionista.

Ela ainda pontua que, “para quem utilizar a farinha de coco pensando nos benefícios intestinais, é preciso combinar o uso com a ingestão ideal de água, do contrário o intestino poderá trancar ainda mais. Além disso, por ser rica em fibra, se for ingerida em excesso, pode causar desconforto, gerando gases e estufamento abdominal”.

Izabella finaliza informando que “é necessário ficar atenta ao consumo excessivo, porque, mesmo sendo uma farinha de baixo carboidrato, ela tem bastante gordura e pode aumentar o peso. Além do mais, é preciso cuidar com a quantidade ingerida, pois a farinha de coco é rica em gordura saturada e, se consumida em excesso, pode aumentar o colesterol LDL, sendo fator de risco para doença cardiovascular”.

7 receitas com farinha de coco para testar hoje mesmo

Gostou dos benefícios dessa farinha, mas não sabe como incluí-la em seu cardápio? Nós te ajudamos! Espia só estas receitas que separamos a seguir:

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1. Como fazer farinha de coco

Para começar, que tal aprender a fazer sua própria farinha de coco? A proposta do vídeo é utilizar o resíduo do leite de coco, que também foi feito em casa, para preparar a farinha. Assim, você equilibra alimentação saudável com economia.

2. Pão de frigideira com farinha de coco

Comer uma fatia de pão logo pela manhã é tudo de bom, não é mesmo? Melhor ainda é utilizar a farinha de coco e tornar a receita mais saudável. Os ingredientes são fáceis e superacessíveis. Confira mais detalhes e prepare já o seu!

3. Panqueca low carb com farinha de coco

Lembra que nós comentamos que a farinha de coco é excelente para a dieta low carb? Se você segue uma reeducação alimentar baseada nessa dieta, pode preparar a panqueca sem culpa! Para isso, você vai precisar apenas de ovo, água, farinha de coco e sal.

4. Pizza low carb com farinha de coco

Sabe quando bate aquela vontade de comer uma pizza? Já pensou em utilizar a farinha de coco para deixar esse prato mais nutritivo? A farinha de coco também pode te ajudar nesses momentos. Ficou curiosa? Então, confira o modo de preparo e os ingredientes no vídeo!

5. Bolachinha de coco

A farinha de coco também pode ser utilizada para preparar bolachinhas. A receita é fácil de fazer, rende de 22 a 25 bolachas e o sabor fica delicioso: ideal para você preparar e comer no café da tarde. Deu até água na boca por aqui, viu?

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6. Bolo de coco

Aqui, trouxemos uma sugestão de bolo de coco low carb que fica uma delícia! Você vai precisar apenas de farinha de coco, óleo de coco, leite vegetal, xilitol e fermento. O segredo é ficar atenta à quantidade de leite na receita: a farinha de coco absorve bastante os líquidos, por isso vá colocando aos poucos até ficar homogêneo.

7. Bolo de chocolate com farinha de coco

Para fechar com chave de ouro, uma receita deliciosa de bolo de chocolate – perfeita para quando bate aquela vontade de comer um docinho. Assista ao vídeo, confira os ingredientes e prepare essa delícia para saborear aí na sua casa. Bom apetite!

Viu como a farinha de coco é excelente para a saúde e ainda pode ser utilizada em receitinhas maravilhosas? Se você gostou dessa dica, confira também todos os benefícios da farinha de amêndoas!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.