Escova alisadora: como funciona e quais são as melhores marcas do mercado

Ela promete ir alisando os fios conforme você os penteia, trazendo brilho aos cabelos e muita praticidade

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Reprodução / Raka Minelli

Quando o assunto é cabelo, não há regra ou consenso: há quem aprecie cabelos totalmente lisos; há quem prefira fios “com movimento”, ou ainda, cabelos cacheados ou bem encaracolados. E a verdade é que, atualmente, para todas essas preferências, existe solução quando se tem à mão eletroportáteis interessantes.

O secador, por exemplo, é, há muito tempo, um aliado na hora de garantir cabelos mais lisos, entre outros efeitos; depois, veio a chapinha, que mudou para sempre o jeito de alisar os fios… Depois ainda, o babyliss, grande aliado na hora de conquistar cachos perfeitos e penteados incríveis.

Mais recentemente, novos aparelhos surgiram com a proposta de facilitar o dia a dia das mulheres que gostam de cuidar da beleza dos seus cabelos. Entre eles, a escova alisadora que, embora já tenha conquistado muita gente, ainda divide opiniões e/ou causa dúvidas em quem ainda não a utilizou.

Afinal, o que esse aparelho faz? Como usá-lo? Quais são as diferenças entre a escova alisadora e a chapinha?

Adriana Neto, hairstylist da Esmell Leblon, explica que a escova alisadora é um aparelho que promete ir alisando os fios conforme você os penteia. Funciona de forma parecida com a chapinha, mas, claro, com suas particularidades – a começar pelo formato que é o de uma escova mesmo, com cerdas, o que parece facilitar o manuseio e a aderência aos fios.

Leia também: Escova modeladora: as melhores do mercado e como escolher a sua

Para Adriana, antes de comprar uma escova alisadora, é interessante pensar em alguns pontos. “É bom levar em conta o seu tipo de cabelo e o que busca. Se o fio já for liso, por exemplo, acredito que este aparelho não proporcionará muito efeito. Mas, se os seus cabelos forem bem ondulados a cacheados, a escova alisadora pode ser uma ‘mão na roda’ e é bem prática”, comenta.

Outro ponto importante, é claro, é escolher uma boa escova alisadora, afinal, já estão disponíveis diferentes marcas no mercado.

Qual a melhor escova alisadora do mercado?

Com tantas opções, pode não ser tão fácil adquirir uma boa escova alisadora. Mas, você pode se inspirar com algumas informações e resenhas sobre as escovas mais populares do mercado. Confira!

1. Mondial Magic Brush

Imagem: Dicas de Mulher

Ela promete alisar os fios de forma rápida e prática, criando um acabamento natural. O uso é tão simples quanto o de uma chapinha: basta ligar, regular a temperatura, esperar esquentar e passar nos fios, preferencialmente de mecha por mecha.

“O resultado é maravilhoso. Você consegue também modelar o cabelo com ela (…), pois ela não deixa a ponta ‘espigada’, o movimento do cabelo fica bom…” – Raka Minelli

Leia também: 210 penteados fáceis para você fazer sozinha em casa

Compre aqui

2. Acevivi Magic Brush

Imagem: Dicas de Mulher

Uma escova moderna que promete desembaraçar e alisar de forma eficiente, rápida e sem danificar os fios. A orientação de uso é: para cabelos grossos e frizados, selecionar a temperatura alta (210-230 °C); para cabelos com textura normal, selecionar a temperatura média (190-210 °C); para cabelos finos, selecionar a temperatura baixa (170-200 °C).

“O cabelo fica lisinho. E o bacana é que você pode colocar as pontas um pouco para dentro, para que o cabelo não fique tão ‘espigadinho’… Eu amei o resultado” – Raka Minelli

Compre aqui

3. Easy Brush Philco

Imagem: Dicas de Mulher

Garante ser o produto ideal para a correria do dia a dia, prometendo cabelos mais lisos e brilhantes. Possui íons de turmalina, que selam as cutículas dos fios e diminuem o frizz, além de cerdas com aquecimento cerâmico, que garantem maior proteção.

Leia também: Cabelo de diva: como fazer o penteado que vai te deixar sexy e sofisticada

“Fica um liso bem legal, bem natural, e ela dá brilho. Eu acho que o liso que ela proporciona fica muito mais natural que o da chapinha.” – Karol Rodrigues

Compre aqui

4. Escova Mágica Lizz

Imagem: Dicas de Mulher

Pode ser usada para alisar, modelar e dar volume aos cabelos. Prática, tem aquecimento rápido e tecnologia íon ceramic, que garante maciez e brilho aos cabelos, isso tudo sem deixá-los secos.

“Achei o produto excelente custo/benefício. Vale lembrar que não é uma chapinha, logo, não vai alisar como uma. O efeito que ela dá é de uma escova modelada, o que achei muito bom para variar o penteado, já que ela alisa, modela e dá volume.” – Michele Domingues

Compre aqui

Leia também: Como fazer babyliss: aprenda passo a passo com as dicas dos cabeleireiros

5. Revlon Pro Collection

Imagem: Dicas de Mulher

Trata-se de um secador de cabelo em formato e também com função de escova, ou seja, promete secar, suavizar e arrumar o cabelo em bem menos tempo, além de proporcionar brilho aos fios.

“Com a escova mágica, eu demorei somente 10 – 15 minutos para deixar o cabelo seco e liso perfeitamente.” – Jéssica Make

Compre aqui

6. Tangle Teezer Blow-Styling

Imagem: Dicas de Mulher

Seca e alisa os cabelos, prometendo uma escovação perfeita sem puxar os fios e ainda proporcionando brilho e redução de frizz. O segredo está no seu “formato especial”, com dentes que retiram de forma rápida a umidade do fio de cabelo.

“[…] não tenho usado outra coisa e posso dizer com todas as letras que FUNCIONA! Antes, eu costumava demorar de 35 a 40 minutos para escovar meu cabelo – hoje esse tempo caiu pra 15 a 20 minutos, pois ela dispensa a pré-secagem. Sem contar que com ela os cabelos ganham um brilho incrível e o frizz diminui visivelmente.” – Karen Bachini

Compre aqui

7. In Styler

Imagem: Dicas de Mulher

De formato diferente da maioria das escovas alisadoras, esta combina cerdas que penteiam e soltam os cabelos com o movimento rotativo de um cilindro aquecido. A promessa é um cabelo macio e com um belo efeito natural.

“O resultado ficou muito bonito, eu adorei. (Mas) levei aproximadamente uma hora para fazer meu cabelo todo, o que eu não curti muito, esperava que fosse mais rápido.” – Lindsay Woods

Compre aqui

8. Irresistible me Jade

Imagem: Dicas de Mulher

Com superfície de aquecimento em turmalina especial de cerâmica, a escova promete cabelos lisos de forma rápida, sem esforço e sem danos aos fios.

“É muito rápido de fazer, realmente você economiza metade do tempo que você levaria para usar uma chapinha. O caimento, o brilho, a textura, o toque valem muito o investimento.” – Karen Lima Alves

Compre aqui

Escova alisadora x chapinha

Foto: iStock

Embora a proposta seja quase a mesma, os resultados alcançados com a escova alisadora e com a chapinha costumam ser diferentes, o que pode dividir opiniões: algumas pessoas continuam preferindo a tradicional chapinha, enquanto outras têm se rendido às vantagens deste produto relativamente novo no mercado.

Falando sobre a diferença entre os dois produtos, a hairstylist Adriana destaca que a escova alisadora não “chapa” os fios. “Ela vai escovando e alisando, por isso o efeito liso é menor do que com a prancha”, diz.

Para Adriana, o uso da escova alisadora é ainda um pouco mais fácil do que o da chapinha. “De forma geral, a escova deixa um acabamento mais natural também em relação à chapa (que deixa o cabelo bem reto).”, diz.

Vale destacar ainda que, com a chapinha, é difícil conseguir modelar os cabelos “para dentro” ou “para fora”, o que fica bem mais fácil com o uso da escova alisadora.

Dicas para um melhor resultado

Foto: Reprodução / Karen Bachini

Está pensando em comprar uma escova alisadora? Além de escolher um bom produto, existem outras dicas que podem ajudar na hora de conquistar um ótimo resultado nos cabelos!

Use um protetor térmico: assim como no caso da secagem comum e da chapinha, é muito importante usar um protetor térmico antes da escova alisadora, evitando assim que os fios sejam prejudicados pelo calor do aparelho.

Divida o cabelo em mechas: Adriana destaca que a dica é separar várias mechas e ir escovando cada uma. Dependendo do tipo de cabelo, é necessário passar o aparelho em cada mecha mais de uma vez para obter um resultado melhor.

Nunca use o produto nos cabelos molhados: a menos que o produto tenha a particularidade de também secar os fios, nunca use a tradicional escova alisadora nos fios molhados, pois isso irá “fritá-los”, como no caso da chapinha, alerta Adriana.

Não exagere no uso: como no caso do secador e da chapinha, o uso excessivo da escova alisadora pode prejudicar e muito os fios. Use com moderação (e não todos os dias).

Respeite as particularidades do seu cabelo: a maioria das escovas alisadoras têm mais de uma temperatura, então, a dica é saber usar essas diferentes temperaturas. Cabelos finos, por exemplo, não precisam da temperatura máxima do aparelho.

Desembarace os cabelos antes: uma dica simples, mas importante, é pentear os fios com uma escova normal antes de iniciar o uso da escova alisadora, isso facilitará o alisamento e evitará outros danos aos fios.

A escova alisadora é mais um eletroportátil que chegou com a promessa de facilitar o dia a dia das mulheres que gostam de cuidar dos seus cabelos! Como é o caso de outros produtos no ramo da beleza, seus resultados dividem opiniões… Há quem declare que “já não consegue mais viver sem”, porém, há quem diga que ainda prefere o tradicional secador ou a já popular chapinha. E você, já testou?

Assuntos: Cabelos

Dicas pela Web