Para quem gosta de deixar os cabelos sempre arrumados e/ou variar os penteados do dia a dia, ter alguns aparelhos específicos em casa faz toda a diferença. É o caso do tradicional secador, da chapinha e, agora, de um produto mais atual, que tem feito muito sucesso: a escova modeladora.
As escovas modeladoras são, de forma geral, escovas rotativas que secam ao mesmo tempo em que alisam e modelam os fios. Existem hoje, porém, diferentes modelos no mercado, com propostas variadas: as que podem ser usadas tanto nos cabelos molhados como secos, as que só modelam após os fios estarem praticamente secos, as que prometem mais volume e brilho.
Apesar das particularidades de cada aparelho, a proposta geral da escova modeladora é oferecer um manuseio fácil para que se consiga um acabamento bonito e natural nos cabelos.
Sendo assim, o produto, em geral, torna-se uma boa opção para os mais variados tipos de cabelos: para quem tem cabelos finos e deseja mais volume, para quem deseja alisar o cabelo crespo, para quem quer deixar os cabelos bem arrumados e com movimento, ou, simplesmente, para quem é adepta da escova, mas não tem muita habilidade ou paciência com o processo.
Qual a melhor escova modeladora do mercado?
Abaixo, você conhece as principais escovas modeladoras do mercado e, avaliando as particularidades de cada uma, pode escolher a mais adequada aos seus objetivos.
1. Conair Rotating Air Brush Titanium

Imagem: Dicas de Mulher
Promete aquele penteado que “você só consegue se for ao salão”. Isso de forma prática e sem depender de ninguém. A modelagem fica natural e é finalizada com a ação mineral do titânio, que elimina o frizz e neutraliza a eletricidade estática dos fios. A escova pode ainda ser usada em cabelos secos, úmidos e molhados, sem problemas!
“Eu tô apaixonada com a minha, usando sempre que lavo e ainda reparando no tal ‘movimento’ do cabelo o tempo todo!” – Lu Ferreira do Chata de Galocha
Continua após o anúncio
2. Philco Ceramic Spin Íon Brush

Imagem: Dicas de Mulher
Uma escova que promete secar, modelar, alisar, além de dar brilho e volume aos cabelos. Conta com placas térmicas, de revestimento cerâmico, que transmitem por igual o calor de 900 Watts, enquanto a escova rotativa desembaraça, alisa e modela facilmente as mechas.
“Confesso que me surpreendi muito com o resultado que tive usando a escova. O cabelo fica com muito brilho, ela é superleve e é muito fácil escovar o cabelo com ela.” – Maria Clara Gonc
3. Conair Hot Air Brush

Imagem: Dicas de Mulher
Uma escova que seca, alisa, modela e dá volume aos cabelos, deixando-os mais bonitos, livres do frizz e com aparência natural. São suas placas em alumínio que prometem uma transferência superior de calor para resultados mais rápidos e duradouros, sem agredir nem danificar os fios.
“Comprei, comecei a usar e depois de me atrapalhar um pouquinho até pegar as manhas, me apaixonei perdidamente e me arrependo de não ter comprado antes.” – Cinthia Ferreira
4. Mondial Ceramic Ion Plus ER-01

Imagem: Dicas de Mulher
A escova tem duas temperaturas, ar frio, duplo sentido de rotação, cabo giratório, revestimento cerâmico e tecnologia iônica para facilitar os penteados. Seu movimento rotativo faz com que a escova gire e deslize suavemente mecha a mecha, propiciando um acabamento bonito e com aspecto natural aos cabelos.
Continua após o anúncio
“Eu achei que, no final, meu cabelo ficou bonito, com um resultado legal. (…) Mas, para mim, uma escova com uma potência um pouco maior seria melhor.” – Priscila Carvalho
5. Mondial Tourmaline Infinity Ion ER-03

Imagem: Dicas de Mulher
A escova promete dar aos cabelos secos soluções impressionantes. O revestimento cerâmico e o motor duplo sentido de rotação são práticos e as duas temperaturas podem ser selecionadas de acordo com a necessidade. O máximo a ser atingido é 210 °C.
“Se tornou um acessório totalmente indispensável na minha vida. (…) Este produto agilizou minha vida em 99,9%.” – Sabrina Sgarbi
6. GA.MA Italy Turbo Ion 3000 Rotating Styler

Imagem: Dicas de Mulher
A escova promete praticidade na hora de cachear, secar, modelar ou escovar os cabelos, contribuindo com a beleza e brilho dos fios. Possui dois sentidos de rotação e duas velocidades.
“Não demorei nem cinco minutos para secar meu cabelo por completo (…) É muito fácil, você só tem que pentear…” – Renata Fukuda
Continua após o anúncio
7. Mallory Shine Model Styler

Imagem: Dicas de Mulher
A escova, que conta com cerdas ultraflex, promete melhor finalização do penteado, é bivolt, conta com duas velocidades, “ceramic ionic techonoly”, que proporciona mais brilho e proteção ao cabelo, além de dupla rotação, que permite secar, modelar e alisar.
“Comprei no início da transição capilar, quando decidi que viajaria sem alisar o cabelo, para me ajudar a disfarçar a dupla textura de uma forma mais fácil e prática.” – Bruna Miragaya do Cadê o meu pincel?
8. In Styler Hairstyling Iron

Imagem: Dicas de Mulher
Conta com um cilindro alisador que proporciona o aquecimento necessário para ajudar na modelagem e no alisamento. Possui ainda cerdas que penteiam e soltam os cabelos, enquanto o movimento rotativo do cilindro aquecido alisa cada fio.
“O resultado ficou muito bonito. (…) Se você não tem paciência para ficar com a escova, com o secador, essa é uma boa opção. O problema é só o tempo que você vai levar, e isso depende também do seu cabelo.” – Lindsay Woods
9. Escova Mágica Lizz

Imagem: Dicas de Mulher
Trata-se de um aparelho desenvolvido para desembaraçar os fios do cabelo, funcionando em 110V ou 220V (bivolt). A escova conta ainda com cabo giratório, facilitando o manuseio. Promete alisar, modelar e dar volume aos fios.
“Ela alisa, modela e dá volume no cabelo. Ela mudou a minha vida!” – Babi Duarte
10. Mondial Magic Brush

Imagem: Dicas de Mulher
Promete alisar o cabelo de maneira prática e rápida, garantindo um efeito liso com aspecto natural. Vale destacar que não é uma escova rotativa, mas, sim, alisadora. Para modelar, o “trabalho” será mais manual. Suas cerdas possuem pontas protetoras e seu cabo garante um giro de 360º.
“É muito, muito boa. (…) As cerdas são bem durinhas, até para ser uma proteção para o seu couro cabeludo, já que ela é uma escova que alisa mais do que modela.” – Raka Minelli
Como decidir qual a melhor escova para você?

Foto: Reprodução / Carmen Grebenisan
Entre tantas opções no mercado, nem sempre é fácil escolher qual produto comprar. Mas existem alguns pontos aos quais você deve se atentar para fazer uma boa escolha.
Tamanho: existem vários tamanhos de escova e tudo depende dos seus objetivos e também do comprimento do seu cabelo. De forma geral, escovas pequenas são mais adequadas para cabelos curtos, enquanto escovas maiores são melhores para cabelos longos e/ou cabelos bastante encaracolados. É importante pensar também que o manuseio não deve ser dificultado pelo tamanho da escova.
Material e tecnologia: a maioria das escovas é revestida por cerâmica, que impede o superaquecimento e que os fios sejam agredidos, garantindo a distribuição de calor por igual. Alguns tipos possuem ainda tecnologia geradora de íons, que reduzem a eletricidade estática do cabelo, diminuindo o frizz, o que já é mais um diferencial.
Temperatura: alguns modelos oferecem ajuste de temperatura de dois (quente e morno) ou três níveis (quente, morno e frio). Dessa forma, o ideal é avaliar cada produto e optar por aquele que melhor atenda a seus objetivos, levando em conta seu tipo de cabelo (se é fino ou grosso, se possui química ou não, etc.). Lembrando que, quanto maior for a temperatura, mais danos poderá causar aos fios. Algumas escovas, porém, não possuem a opção de regulagem de temperatura que, neste caso, é estável, garantindo que os fios não sejam agredidos e que o resultado seja satisfatório.
Cerdas: de forma geral, é importante que as cerdas ofereçam bom domínio sobre o cabelo, mas não sejam muito rígidas. É interessante ainda que elas tenham pontas frias para evitar queimaduras no couro cabeludo e/ou danos aos cabelos.
Objetivo: com tantas opções no mercado, um ponto muito importante é saber o que você espera do produto. Algumas escovas modeladoras podem ser usadas tanto em cabelos molhados e úmidos, como secos, por exemplo, enquanto outras são indicadas apenas para quando os cabelos já estiverem secos (ou seja, não têm a função de secar). Algumas prometem ainda, além de secar, alisar e modelar, dar brilho e volume aos fios. Por isso, é importante definir quais são seus principais objetivos e pesquisar bem antes de fazer a compra.
Vale destacar que, de forma geral, as escovas modeladoras rotativas apresentam dois tipos de rotação, uma no sentido horário e outra no sentido anti-horário. Dessa forma, a pessoa pode modelar os fios tanto de dentro para fora, quanto de fora para dentro, diversificando assim os penteados.
Enfim, para quem não é adepta da tradicional escova (feita com uma escova redonda e um secador), as escovas modeladoras surgem como uma boa opção de produto para se ter em casa, com a vantagem de serem mais práticas e oferecerem resultados perfeitos, como aqueles conquistados em salão! 😉