Saiba quais os benefícios da dolomita e os cuidados necessários ao usar

Escrito por                    
Atualizado em 22.06.22

iStock

Por
Atualizado em 22.06.22

Diversos compostos minerais possuem benefícios medicinais. Entre eles, a dolomita pode ser usada como um suplemento alimentício e pode ajudar no combate a acne, reduzir a má digestão, auxiliar nas dores musculares e, em alguns casos, ajudar no emagrecimento. Abaixo, saiba mais sobre esse composto!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é a dolomita

Dolomita é um composto mineral de carbonato de cálcio com magnésio, com a fórmula química CaMg(CO3)2. Ela é classificada como suplemento alimentício com propriedades anti-inflamatória, antioxidante e alcalizantes. A farmacêutica ​​Karoline Iversen Crispim explicou que “em algumas formulações encontra-se a vitamina D junto”.

O composto auxilia na absorção e reposição dos minerais magnésio e cálcio. Ela apresenta benefícios para pele, auxiliando no tratamento de acne e na revitalização da pele. Em sua formulação, o cálcio também pode ajudar no emagrecimento. No entanto, é preciso cautela, pois “para encontrar esse resultado, é necessário exames para ver a quantidade de cálcio presente no organismo do paciente”, pois em “níveis muito alto de cálcio, pode acarretar vários problemas como a hipercalcemia”, esclarece a profissional. Além do cálcio, o magnésio também está presente na fórmula e pode trazer problemas quando consumido em excesso, como fraqueza muscular e náusea.

A venda desse suplemento alimentar é livre, no entanto, a profissional indica que seu uso seja acompanhado por uma nutricionista. “Por ser uma medicação na categoria de suplemento e ter essa venda livre, a maioria pensa ser algo inofensivo paro o corpo; entretanto, tudo que ingerimos tem um efeito no organismo, então a recomendação é fazer uma consulta médica, em que ele vai conseguir obter exames e ver se essa quantidade é boa para o seu organismo, se é realmente necessário”, explicou.

7 benefícios desse suplemento alimentar

iStock

Por causa de sua composição, a dolomita oferece diversos benefícios que podem auxiliar diversas partes do corpo. Veja:

  • Auxilia a reposição e absorção de nutrientes: os componentes minerais magnésio e cálcio ajudam a fazer essa reposição;
  • Auxilia no relaxamento e nas dores musculares: o cálcio e magnésio estimulam a contração e o relaxamento muscular;
  • Tonifica a pele: auxilia no tratamento de acne e na revitalização da pele;
  • Auxilia na má digestão: por causa da sua propriedade alcalizante;
  • Propriedades anti-inflamatória, e antioxidante: por causa do magnésio em sua composição;
  • Pode ajudar o emagrecimento: por causa do composto de cálcio presente em sua fórmula, mas a farmacêutica ressalta que “isso depende do quadro clínico do paciente”.
  • Você pode notar que a dolomita apresenta diversos benefícios e pode ser utilizada para várias finalidades. No entanto, é sempre bom lembrar que o excesso de cálcio e magnésio pode ser prejudicial ao organismo. Portanto, é importante consultar um médico para saber se seu organismo precisa da reposição desses minerais.

    Como usar a dolomita

    A dolomita pode ser encontrada em cápsulas e em pó. A escolha da forma de consumo vai depender dos seus objetivos e da indicação médica para a utilização do composto. A seguir, veja como funciona cada um dos usos:

    Em cápsulas

    iStock

    Publicidade

    Para utilizar a dolomita em cápsulas, a farmacêutica Karoline Crispim indica que “é necessário ler a bula e, de preferência, um acompanhamento médico e nutricionista”. Sendo assim, a “forma mais comum é que ela seja tomada após a refeição principal – se ingerida uma vez ao dia – e no máximo 3 vezes por dia, sempre após as refeições”.

    Em pó

    A dolomita em pó é utilizada misturada em água, formando uma pasta. Assim, você pode aplicar em uma região da pele e deve deixar agir por 20 minutos ou de acordo com o modo de uso indicado no produto.

    Dessa forma, você pode optar pela aplicação da dolomita que mais se encaixa aos seus objetivos.

    Onde você pode comprar dolomita

    Falou com seu médico e vai usar a dolomita? Você pode encontrar ela em lojas de produtos naturais, farmácias ou plataformas de comércio online. Assim, você pode optar pela forma de compra que melhor se enquadra na sua rotina. Confira uma lista de opções de compra para você adquirir a dolomita sem sair de casa:

    1. Americanas;
    2. Shoptime;
    3. Extra;
    4. Droga Raia;
    5. Madrugão suplementos.

    Agora que você já sabe quais os benefícios da dolomita e os cuidados necessários no seu uso, lembre sempre de consumir com moderação. E se você gosta de produtos naturais, entenda quais são os benefícios da babosa.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar, Pele