Cuidados com a tatuagem: descubra os principais para não ter problemas

Escrito por
Em 07.08.19

iStock

Fazer tatuagem, hoje em dia, é algo comum. Porém, por ser um procedimento que modifica a pele, requer uma série de cuidados com a tatuagem para que a sua saúde não seja afetada.

Continua após o anúncio

Quer saber quais são esses cuidados? Então, continue com a gente! Entrevistamos um tatuador profissional para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Dúvidas frequentes sobre cuidados com a tatuagem

iStock

O tatuador Lucas Borges, que tem seu próprio estúdio de tatuagem e piercing na cidade de Niterói-RJ e mais de 5 anos de experiência no ramo, respondeu às principais perguntas sobre quais cuidados tomar após fazer uma tatuagem. Veja só!

1. Quais cuidados preciso ter com a tatuagem recém-feita? Não se expor ao sol, não coçar e não arrancar casquinhas. É importante, também, evitar molha sem a necessidade de higienização.

2. Quando é indicado usar o filme plástico? Ao sair do estúdio e, no máximo, para dormir, pois a pele precisa respirar e o plástico pode atrapalhar nesse caso.

Leia também: Tatuagem branca: 65 ideias e dicas para cuidar dessa tattoo especial

3. Quais cuidados preciso ter com a alimentação? Não comer carne de porco, carne processada e frutos do mar. No geral, não coma alimentos rançosos.

4. Qual pomada passar na tatuagem? Sempre indico para os meus clientes a Cicaplast.

5. Posso fazer atividade física depois de fazer tatuagem? De preferência, não. O repouso é importante para a cicatrização.

Continua após o anúncio

6. Existem cuidados específicos para tatuagens coloridas? Não. São os mesmos cuidados de uma tatuagem de cor preta, por exemplo.

7. Quais cuidados necessários para tatuagem no inverno? Devido ao pouco calor e umidade, o inverno é, na verdade, a melhor época do ano para fazer uma tatuagem!

Leia também: 5 áreas que não podem faltar na rotina de cuidados antienvelhecimento

8. Que cuidados devo tomar com a tatuagem ao dormir? Evite dormir em cima da tatuagem.

9. Posso ir à praia após fazer tatuagem? Se sim, que cuidados devo tomar? Só depois da cicatrização, que ocorre após, no mínimo, 1 mês… Sem esquecer de usar filtro solar fator 90, sempre retocando.

10. Quanto tempo a tatuagem leva para cicatrizar? Ela começa a se regenerar cerca de 21 dias depois de feita.

11. Pode molhar a tatuagem no primeiro dia? Sim, por questão de higienização.

12. Quando a tatuagem começa a coçar e descascar? Varia de pessoa para pessoa, mas a média é entre 4 e 7 dias.

Leia também: Bepantol: para que serve e como usar esta poderosa pomada

Portanto, não deixe de tomar esses cuidados e evitar que sua tatuagem infeccione ou perca a beleza!

Continua após o anúncio

Saiba mais sobre cuidados com a tatuagem

Quer mais informações sobre como cuidar da sua tatuagem? Veja os vídeos que separamos sobre o assunto!

Cuidados pós tatuagem: cicatrização, pomadas, sol…

Após consultar a sua dermatologista, Lu Ferreira enumerou as dicas que obteve e colocou nesse vídeo. Algumas delas são: usar o papel filme nos primeiros dias, evitar molhar nas primeiras horas e ficar atenta quanto a dores e vermelhidões que não passam.

Como cuidar da sua tatuagem (guia definitivo)

O youtuber e tatuador Rafael Salles já realizou os mais diversos tipos de tatuagem e dá dicas com base em sua própria experiência. Uma bastante interessante é a de, assim que fizer a tatuagem, lavar com água morna para dilatar os poros e retirar as impurezas, usar um sabonete novo e lavar com água gelada para os poros se fecharem e evitar a proliferação de bactérias.

Como cuidar da sua tatuagem – DermaClub Brasil

Um gostoso bate-papo entre a dermatologista Christiane e a tatuadora Hélida Yama, no qual são ressaltadas o uso de sabonete antibactericida, a hidratação pós-cicatrização e um interessante alerta: evitar se tatuar com a pele bronzeada.

Gostaram de aprender mais sobre os cuidados com a tatuagem? Então, não perca as nossas dicas sobre tatuagem de cachorro!

Assuntos: Pele, Tatuagens

Para você