Dicas de Mulher Dicas de Moda

Como usar jaqueta jeans: dicas essenciais para looks bonitos

Queridinha das mulheres, a jaqueta jeans vem e vai nas temporadas de moda, mas nunca deixa de ter o seu espaço no figurino feminino

em 29/09/2014

Foto: Reprodução / Blog Borboletas na Carteira

O jeans é um dos tecidos mais comuns, um dos materiais que praticamente todo mundo tem uma peça feito dele. Sua popularidade se deve ao seu conforto e versatilidade na hora de montar os looks. Graças à essas características, o material ganhou espaço e força praticamente eterna na moda, nunca saindo de cena.

No caso das jaquetas jeans, estas são um item que entra e sai de voga com frequência, mas que nunca abandona totalmente as mulheres. Por sua incrível adaptabilidade à looks tanto de inverno quanto de verão, a peça é indispensável no guarda roupa de quem quer criar looks úteis e fáceis para o dia a dia.

Para ajudar você a usar essa peça sem erro e sem sofrimento, a consultora de imagem e estilo Fernanda Maranho explica a seguir como montar looks com jaqueta jeans e dá dicas incríveis para usar a peça a seu favor.

Existe um tipo físico ideal para usar jaqueta jeans?

A jaqueta jeans é um daqueles itens básicos que todas as mulheres adoram por ser uma peça prática e que combina com (quase) tudo. É perfeita para o nosso clima e ótima para dar um up em qualquer look.

E sim, essa é uma peça democrática e pode ser usada por mulheres de todos os tipos físicos, basta seguir alguns cuidados:

  • Oval
    O desafio para quem tem o corpo deste formato é justamente criar curvas e diminuir a cintura, portanto jaquetas acinturadas são as mais indicadas. Dê preferência às jaquetas mais escuras e combine com saias, shorts ou vestidos de cores alegres ou estampados. Evite jaquetas cropped, pois elas revelam justamente o que é preciso disfarçar.
  • Retângulo
    O corpo retângulo caracteriza-se por ter as medidas do busto, cintura e quadril praticamente do mesmo diâmetro, portanto é necessário criar a ilusão de curvas. As jaquetas devem ser acinturadas e combinadas com saias evasés, calças retas ou bootcuts. Detalhes nos ombros da jaqueta como spikes, bordados e apliques estão liberados.
  • Triângulo Invertido
    Mulheres com silhueta triângulo invertido tem por característica os ombros maiores que quadril, portanto o equilíbrio para este formato de corpo consiste em aumentar o quadril e diminuir ombros e busto. Para isso, as jaquetas de cores mais escuras e sem detalhes nas golas são as mais indicadas. Combine com saias e vestidos de cores mais claras, com estampas e listras horizontais.
  • Triângulo
    As mulheres de silhueta triângulo devem fazer exatamente o oposto das triângulo invertido, ou seja, criar volume na parte superior do corpo e disfarçar o quadril. As jaquetas jeans podem ser de cores mais claras, estonadas, com apliques, spikes, bolsos e zíperes transversais, mas cuidado, o comprimento não deve passar do ossos do quadril. Combine com calças retas, saias evasés e alfaiataria, todos em cores escuras.
  • Ampulheta
    O segredo para a mulher que tem a silhueta ampulheta é respeitar a proporção que o corpo já tem, portanto os melhores jaquetas são as que acompanham a forma do corpo. A jaqueta jeans acinturada e que tem o shape mais sequinho é ótima pois coloca em evidência o que esse corpo tem de melhor.

Quais looks são ideais para usar jaqueta jeans?

Em geral as jaquetas jeans são ótimas para serem usadas em looks mais casuais. Por combinarem com praticamente todos os tecidos, texturas e estampas, são realmente um coringa no guarda-roupa da mulher. Também pode ser combinado com calças, saias, vestidos curtos e longos, shorts, leggings, ou seja, com tudo! Ela tem o poder de deixar a roupa mais informal, rejuvenescer qualquer look e torna o visual mais feminino e moderno.

Para se inspirar, confira a seguir uma seleção de looks de blogueiras usando jaqueta jeans em combinações harmoniosas para o dia, noite, dias quentes e dias frios:

Foto: Reprodução / Blog Borboletas na Carteira

Foto: Reprodução / Blog Borboletas na Carteira

Foto: Reprodução / Blog Borboletas na Carteira

Foto: Reprodução / Blog Com Drama

Foto: Reprodução / Blog da Mariah

Foto: Reprodução / Blog de repente Tamy

Foto: Reprodução / Blog de repente Tamy

Foto: Reprodução / Blog Eu Maquio

Foto: Reprodução / Blog Fashion Hunting

Foto: Reprodução / Blog Fútil Nunca Inútil

Foto: Reprodução / Blog Glam 4 You

Foto: Reprodução / Blog Just Lia

Foto: Reprodução / Blog Passando Blush

Foto: Reprodução / Blog The Fashion Hall

Foto: Reprodução / Blog The Sister Style

Foto: Reprodução / Blog Versatilidades

Foto: Reprodução / Blog Versatilidades

Foto: Reprodução / Blog Viva Luxury

Qual é o efeito que cada tipo de lavagem dá no look?

Cada lavagem (e o corte também, claro) de jeans dá uma cara diferente para a peça. Pense assim, quanto mais claro, estonado, com apliques, spikes, bordados e bolsos, mais informal o jeans é. Se você quiser ir trabalhar com uma jaqueta jeans (e se o dresscode do seu trabalho permitir), aposte nos cortes mais clássicos e sem estonagem, como blazers jeans, por exemplo.

Jaqueta jeans + calça jeans pode? Como combinar?

Pode sim, desde que se use alguns artifícios para deixar o look mais interessante. Primeiro deve-se escolher uma das duas peças para ser o destaque do look, ou seja, as peças devem ter lavagem diferentes.

Use com blusas ou camisas que contrastem com o jeans, para dar um ponto de luz no look. Se a blusa usada embaixo da jaqueta também for discreta, invista em acessórios. Pode ser um cinto de cor diferente, chapéu, uma bolsa colorida ou metalizada ajudam a complementar o visual.

Jaqueta jeans: onde comprar?

Veja algumas opções que você pode encontrar em lojas online do Brasil e inspire-se para montar seus looks com jaqueta jeans:

Agora é só colocar as dicas e a sua criatividade em prática para usar a jaqueta jeans nos mais diversos looks que você desejar. E lembre-se: elas podem ser usadas tanto em looks para dias frios quanto dias quentes.

Comentários
Dicas relacionadas