Customização de camiseta: dicas e ideias para personalizar suas roupas

Aprenda como deixar suas camisetas básicas com uma cara nova de forma fácil e dar um up no seu guarda-roupa

Escrito por Danielly Oliveira
Foto: Reprodução / Art in our blood

Foto: Reprodução / Art in our blood

Quando o assunto é customização de roupas a palavra que logo vêm à mente é exclusividade. Customizar uma peça é realizar alguma intervenção na aparência original da mesma e torná-la em algum aspecto única e personalizada para você.

Além da principal vantagem da customização de gerar roupas exclusivas, um outro benefício é poder reinventar uma peça que não está mais em uso, modernizá-la ou até transformá-la em uma outra peça.

Para isso, existem inúmeras técnicas de customização, desde as mais complexas (que envolvem habilidades de costura) até as mais simples (como apenas dobrar a peça de um jeito diferente), mas com criatividade e paciência é possível unir ideias, combinar materiais e assim criar novas formas de personalizar suas roupas sem muita complicação.

Confira ideias e tutoriais fáceis para customizar suas camisetas e deixá-las com uma cara nova sem sair de casa e sem muito trabalho.

Materiais que você pode usar na customização

Assim como existem diversas formas de customizar suas roupas, existem diferentes tipos de materiais que podem ser utilizados no processo: tachas, botões, paetês, tecidos e muito mais.

Leia também: Short customizado: a peça versátil e original do seu guarda-roupa

Cada técnica tem sua lista de material específica, mas alguns materiais são bastante recorrentes na hora de personalizar peças. Saiba quais são os principais itens para realizar uma customização:

  • Tesoura
  • Tinta e cola para tecido
  • Pincel
  • Lápis
  • Moldes de papel
  • Linha e agulha

5 ideias de customização de camisetas

A variedade de técnicas de customização é enorme, portanto é uma prática que pode ser adotada por mulheres de diferentes estilos e idades. Confira algumas opções para customizar suas camiseta e escolha a que mais combina com você para testar em casa.

1. Decotes nas costas

Uma ótima maneira de renovar a aparências de suas camisetas é transformá-las em outros modelos de blusa. Aqui, a ideia é realizar algum recorte na parte de trás da camiseta. Para isso você vai precisar apenas da camiseta a ser customizada e uma tesoura (caso queira realizar marcações para o corte, use um lápis).

Algumas opções de decotes nas costas: recortar uma cava profunda e oval, imitando o decote de um body, fazer um recorte formando uma abertura na parte inferior da blusa ou ainda criar algum desenho com os recortes (corações, caveiras, cruzes).

2. Franjas

Ainda seguindo a linha simples de customização “camiseta+tesoura”, é possível modernizar a peça criando franjas em suas extremidades (mangas e barra). Existem as franjas simples, franjas trançadas, mais elaborada e uma ótima opção para customizar abadás ou produzir top croppeds e as “franjas presas” nas costas ou na lateral que criam uma transparência interessante.

Leia também: T-shirt: como criar looks bonitos e elegantes com a peça

3. Cavas e outras opções de corte

Foto: Reprodução / Onça de tule / Born to bother you / Flattery

Foto: Reprodução / Onça de tule / Born to bother you / Flattery

Há ainda outros tipos de cortes que podem ser feitos para modernizar uma peça: recortes na gola e na lateral (deixando a blusa mais cavada), a interferência nas mangas (rasgos, desfiados e a famosa manga dobradinha) e o recorte para criar uma amarração na camiseta.

4. Aplicações

Uma alternativa barata e super estilosa para personalizar camisetas é fazer aplicações com tachas, spikes, correntes, paetê e pedrarias. É fácil encontrar esses itens em lojas de aviamentos e pedraria. Os efeitos visuais dependem do tipo e da quantidade de aplicações.

Os spikes e as tachas trazem um toque de agressividade ao look, ficam bem aplicados na gola, sobre os ombros e nas mangas da blusa, assim como as correntes. Já o paetê e as pedrarias formam look mais glamourosos. Podem ser aplicados nos mesmos locais que as demais aplicações ou contornar toda a peça. Além disso, todos os tipos de aplicações também podem formar desenhos e texturas no centro da camiseta.

5. Estampas

Foto: Reprodução / Hapatime / Le happy  / Olena loves

Foto: Reprodução / Hapatime / Le happy / Olena loves

A forma mais comum e simples de customização é a estampa. É possível criar e recriar inúmeros desenhos e utilizar diferentes técnicas de pintura, ou seja, a personalização por meio da estampa se desdobra em várias técnicas de pintura.

Leia também: Shorts tie dye: como personalizar seu jeans

Uma das formas mais fáceis de estampar sua camiseta é criando um molde com papel e pintando através dele. Ele pode ser vazado e a estampa ser gerada pela definição das formas ou ser inteiro e o desenho ser formado apenas pelo contorno do molde. Os dois efeitos são bastante diferentes, mas tem em comum a facilidade de atingir bons resultados com a customização. Pode ser feita com desenhos ou frases.

Existem também estampas específicas, como o tie-dye (muito ligado a cultura hippie), dip-dye, animal print, galaxy, étnica, floral e muitas outras. As técnicas de produção de tais estampas são diferentes, mas, em geral, não são difíceis de serem reproduzidas.

O tie-dye significa amarrar e tingir, a técnica consiste basicamente nesses passos e combina cores distintas. Já a estampa dip-dye forma o efeito degradê nas peças e geralmente é realizada com cores de um mesmo tom. Algumas estampas reproduzem os efeitos visuais de algum elemento ou estilo com é o caso da animal print, da galaxy, a floral e a étnica.

Independe do tipo de estampa é preciso lembrar que uma camiseta estampada compõe looks mais informais e descontraídos, pois normalmente são peças coloridas. Para deixar o visual equilibrado combine a peça estampada com peças neutras.

Vídeos: tutoriais de camisetas personalizadas

Confira seis tutoriais ensinando customizações rápidas e fáceis para você testar em casa e dar uma cara nova para as suas camisetas.

Mini-estampas

Camiseta com franjas

Transformando camiseta em blusinha

Tie-dye

Camiseta cavada

Estampa de galáxia

Solte sua imaginação e crie roupas personalizadas que combinam com seu estilo!

Assuntos: Como usar

Dicas pela Web