6 métodos simples e eficazes para tirar marcas de mordida

Independente de como as marquinhas foram parar em você, nem sempre pega bem exibi-las por aí

Escrito por Ana Fonseca

Foto: iStock

Não adianta negar: mordidas e chupões fazem parte da nossa vida, por um motivo ou por outro. O problema é que, ainda assim, nem sempre é conveniente exibir essas marcas por aí – na faculdade, no trabalho, no almoço familiar de domingo: eis só alguns exemplos de momentos nos quais poderemos acabar nos constrangendo por causa das tais marcas.

A questão é que, como são uma espécie de hematoma, as marcas deixadas pelos chupões e pelas mordidas não saem assim tão facilmente, e é fácil acabar se desesperando quando percebemos que nem o melhor dos nossos corretivos está dando conta do recado.

Felizmente, existem algumas formas de se livrar deste tipo de marca mais rapidamente, sem que você tenha que ser uma ninja na arte da maquiagem e dos truques para deixar uma marca roxa no tom da sua pele.

Uma das grandes vantagens das dicas que você vai conhecer logo a seguir está no fato de que muitos dos ingredientes que prometem acelerar o processo de remoção dessas temidas marcas podem ser encontrados com facilidade em sua casa. Confira e depois nos conte se você já conhecia estes métodos e se já chegou a utilizar algum deles:

1. Pomada à base de arnica

Foto: Pixabay

Marcas deixadas por mordidas e também por chupões não passam de manchas de sangue que se acumulam embaixo da nossa pele. No começo, são roxos e escuros, mas depois vão ficando mais amarelados, conforme o tempo vai passando.

Leia também: 10 curiosidades interessantes sobre o silicone

Ainda que essas marcas não sejam permanentes, nem sempre temos tempo para esperar que elas desapareçam antes de algum evento importante, como uma entrevista de emprego – convenhamos: ninguém gostaria de passar por essa experiência ostentando um grande chupão no pescoço.

Se você tiver em casa uma pomada à base de arnica, pode usar o produto sobre a mancha e massagear um pouco a região. A arnica é uma substância que ajuda a eliminar os coágulos de sangue embaixo da sua pele, e o único cuidado que você deve ter é em relação a reações alérgicas. Por isso, passe um pouco da pomada em uma região do seu corpo, como a mão, e espere para ver se não haverá vermelhidão, coceira e irritação no local.

2. Você pode usar gelo também

Foto: Pixabay

Esse é realmente um item que todo mundo tem em casa, e o gelo funciona porque reduz a circulação sanguínea na região afetada e ajuda a diminuir o tamanho da mancha. Para não machucar a pele, o ideal é envolver alguns cubinhos de gelo em um pano ou em um saco plástico – só depois é que você pode deixar o gelo repousando sobre a pele por alguns minutos, até que o derretimento comece.

Você também pode fazer movimentos circulares com as pedrinhas de gelo contra a pele, e repetir o processo até que o hematoma comece a desaparecer.

Para garantir que esse procedimento seja ainda mais rápido, você pode passar os dentes de um pente fino sobre a região, antes mesmo da aplicação do gelo.

Leia também: 10 usos inusitados para os cubos de gelo

3. Fazer compressa morna

Foto: Pixabay

Quando a marca da mordida ou do chupão está na pele há mais de um dia, você pode tentar fazer compressas mornas na região, para ajudar a desmanchar os coágulos que deixam a pele com a coloração típica.

Esquente água e, quando ela estiver morna, molhe uma pequena toalha e deixe no local afetado por cerca de 20 minutos. Você pode repetir as compressas diversas vezes ao dia.

4. Aposte na babosa

Foto: Pixabay

A babosa é uma planta conhecida por suas variadas propriedades medicinais e cosméticas – ela é chamada também de aloe vera, e esse nome deve ser bastante familiar para você, certo?

Como tem ação hidratante, a babosa consegue regenerar a pele, e tudo o que você precisa fazer é remover a parte gelatinosa que fica no interior da folha da planta ou, claro, comprar a substância já preparada. Ao aplicar o aloe vera sobre o hematoma, o ideal é deixá-lo agindo na região por mais ou menos 10 minutos. Depois, remova o excesso do gel com a ajuda de um lenço de papel. Esse procedimento pode ser feito até duas vezes ao dia.

5. Tem banana em casa?

Foto: Pixabay

A banana é uma fruta bastante popular entre os brasileiros, e se você ainda não tem o hábito de consumir essa fruta, temos mais um bom motivo para que você a inclua em sua lista da feira: a casca da banana é uma ótima aliada de quem quer se livras das marcas de chupões e mordidas.

Leia também: 15 mitos e verdades sobre a plástica de nariz esclarecidos

O ideal é que você deixe a parte branca, da região interna da casca, sobre a mancha por meia hora. Esse procedimento ajuda a resfriar a pele e ameniza o tom do hematoma, e depois de retirar a casca, basta limpar a área normalmente.

6. Melhore sua dieta

Foto: Pixabay

Aposte em alimentos que sejam ricos nas vitaminas C e K. A falta da vitamina K deixa a pessoa suscetível ao aparecimento de hematomas, e a deficiência da vitamina C prejudica a saúde dos nossos vasos sanguíneos e, por consequência, facilita a produção de hematomas.

O jeito é passar a inserir em sua dieta alimentos como ovos, brócolis, couve, espinafre, fígado, frutas vermelhas, pimentas vermelhas, batata doce, laranja e limão. Felizmente, são itens saudáveis de uma maneira geral, então você só tem a ganhar se passar a consumi-los com mais frequência.

Bônus

Se você quer contar com uma ajudazinha da maquiagem, saiba que o melhor corretivo para disfarçar hematomas roxos é o de coloração verde, que também é eficiente para diminuir olheiras. Quando o chupão já está mais amarelado, o ideal é aplicar o corretivo rosa.

Leia também: 16 benefícios incríveis do óleo de calêndula e como usá-lo no dia a dia

Dicas pela Web