Como montar a árvore de Natal e ideias para decorar a sua

Escrito por
Atualizado em 06.02.20

Symone Bordini

Por
Atualizado em 06.02.20

Uma das maiores tradições natalinas é montar a boa e velha árvore no meio da sala para espalhar a alegria dessa época do ano para todos à sua volta. As bolas coloridas representam os frutos, a continuidade da tradição, enquanto o pisca-pisca traz a luz, símbolo da boa nova.

Continua após o anúncio

Confira como montar sua árvore de Natal, fotos para te inspirar na decoração e dicas para desmontar sua árvore de forma prática em janeiro!

Como montar árvore de Natal

  1. Monte, abra bem os galhos da sua árvore e escolha o melhor local para deixá-la;
  2. Comece pelo pisca-pisca e coloque-o ligado para visualizar melhor o efeito;
  3. Depois, passe para os enfeites maiores, distribuindo de cima para baixo;
  4. Na hora de acrescentar as bolas, pendure os cordões nos galhos e enrole-os até elas ficarem firmes;
  5. Adicione os enfeites menores, equilibrando as cores e preenchendo os espaços;
  6. Coloque a ponteira no galho mais alto da árvore;
  7. E finalize com o saiote e caixas de presente no pé da árvore.

Árvores de Natal lindas e criativas para inspirar a sua

As possibilidades na hora de decorar sua árvore são muitas, e o mais legal é escolher uma decoração que combine com você e o seu lar! Veja algumas ideias de árvore de Natal e inspire-se para escolher a sua:

Luciana Martins Schimmel


Aventurando Sozinha


Agata Malfatti

Continua após o anúncio







Laurine




Continua após o anúncio

Viu só quanta ideia bacana? Tem árvore de pisca-pisca, de caixa de presente, e até de crochê! Basta soltar a criatividade e deixar seu Natal lindo e brilhante, dentro e fora do seu coração!

Quando desmontar a árvore de Natal?

iStock

Tudo o que é bom dura pouco e não seria diferente com o Natal. Passadas as festas, a data correta para desmontar a decoração natalina é 6 de janeiro. A tradição é cristã: acredita-se que neste dia, conhecido como Dia de Reis, os três reis magos encontraram o menino Jesus na manjedoura.

Dicas para desmontar sua árvore de Natal

iStock

O armazenamento da árvore e dos enfeites é bastante importante para que você consiga aproveitar o máximo possível das decorações no ano que vem. Confira algumas dicas:

  • Para desmontar, siga a ordem contrária da montagem: comece retirando as bolas e enfeites, parta para o pisca-pisca e só comece a desencaixar e dobrar os galhos com a árvore já limpa;
  • Para não embaraçar e nem quebrar o fio do pisca-pisca, enrole-o em uma alguma embalagem ou em um rolo de papelão (aquele que sobra do papel-toalha);
  • As bolas de vidro podem ser guardadas direto em uma caixa de sapato, separadas por cor. Para guardar bolinhas menores, uma opção é reutilizar uma embalagem de papelão de ovos.
  • Para enfeites delicados, uma boa idea é guardá-los em saquinhos zip-lock com um pouco de ar dentro;
  • Enrole os festões na própria mão e guarde-os separados, um a um, em saquinhos plásticos. Eles são frágeis e podem arrebentar ou se enroscar em outros enfeites se não forem bem armazenados;
  • Para deixar tudo organizado, identifique o conteúdo de cada uma das caixas e etiquete os saquinhos. Vai ficar bem mais fácil de encontrar tudo no ano que vem, especialmente se você guardar tudo no mesmo lugar ou numa caixa maior.

Com todas essas dicas, com certeza sua árvore de Natal vai ficar linda e a sua decoração vai ser um sucesso! Para completar o clima natalino por aí, confira também ideias para escolher a sua guirlanda de Natal.

Assuntos: Natal