5 dicas de como fazer o bebê arrotar que vão ajudá-lo a se sentir melhor

Escrito por
Em 27.09.21

iStock

Por                                
Em 27.09.21

Uma dúvida comum entre as mães, após amamentar, é de como fazer o bebê arrotar. Há um tempo certo para esperar? Uma média de arrotos? Para tirar todas as suas dúvidas, confira o que disse o Dr. Hamilton Robledo (CRM: 47582 – SP), membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP e pediatra da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, sobre o assunto:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Quanto tempo esperar pelo arroto do bebê?

O doutor Hamilton explicou que nem sempre o bebê irá arrotar após a mamada, mas que é recomendado esperar cerca de 5 minutos. “O arroto é a entrada de ar para o estômago durante a sucção do bebê, se a pega estiver correta e sincronizada, ele costuma não deglutir ar, então após a mamada segure o bebê na posição vertical, cabecinha em pé. Se em 5 minutos ele não arrotar, isso significa que não deglutiu ar, lembrando sempre que o bebê não precisa arrotar em todas as mamadas.” Complementou.

5 dicas de como fazer o bebê arrotar e ajudá-lo a se sentir melhor

Apesar de o arroto não ser obrigatório, a mamãe pode ajudar o bebê ao tomar algumas medidas. Veja as dicas do pediatra de como fazer o bebê arrotar:

Deixe o bebê com a cabeça em pé

iStock

“Para que bebê arrote após mamada ou após cada troca do seio, deve-se deixá-lo em pé, mantendo o corpo dele junto ao da mãe e cabeça em pé.” Comentou o doutor Hamilton.

Dê tapinhas leves nas costas

Conforme o pediatra, “a mãe pode, ainda, dar leves tapinhas nas costas para estimular o arroto.”

Deixe o bebê sentado no seu colo

iStock

“As posições para arrotar preferencialmente são com o bebê em pé, corpo colado ao da mamãe sobre o ombro e cabeça ereta. Também pode ser sentado no colo da mamãe, desde que mantendo sua cabeça em pé, dando leves tapinhas nas costas para estimular.” Explicou o pediatra.

Retorne ao seio após o primeiro arroto

Como o mais comum é que ocorra apenas um arroto, “se ainda estiver amamentando, deve-se trocar de seio.” Comentou o doutor Hamilton.

Publicidade

Aconchegue o bebê junto ao corpo

iStock

Segundo o pediatra, esta dica seria um complemento da primeira, por isso, o bebê deve estar com a cabeça em pé e a barriguinha voltada para a mamãe. Ele ainda lembrou que “caso o bebê não arrote, isso significa que a sucção está bem estabelecida e não há motivos para preocupações.”

Você mamãe seguiu as dicas, esperado os cinco minutos e o bebê não arrotou? O doutor Hamilton trouxe uma sugestão que vai ajudá-la a ficar tranquila: “se, no máximo em cinco minutos, o bebê ainda não arrotou, a mãe poderá colocar a criança para deitar. Para maior segurança, basta deixá-lo deitado com a cabeça um pouco mais elevada em relação ao tronco com a ajuda de um travesseiro (em torno de 30 ou 45 graus já é suficiente).”

Quantos arrotos o bebê tem que dar após ser amamentado?

O pediatra citou que não existe uma média de arrotos. Caso o bebê tenha deglutido ar, um único arroto já será suficiente. Nas palavras do doutor Hamilton, “geralmente, se o bebê deglutiu ar durante a mamada, acontecerá somente um arroto. Nesse momento, deve-se colocá-lo para deitar novamente ou, se ainda estiver amamentando, trocar de seio.”

Como você pode ver, nem sempre o bebê irá arrotar após mamar e isso é absolutamente normal. Agora, aproveite para ler também a matéria sobre as melhores posições para amamentar.

Assuntos: Bebês, Gravidez