Como fazer amoeba: passo a passo e 15 receitas para divertir a criançada

Escrito por
Em 02.07.19

iStock

A amoeba (também chamada de slime ou geleca) é uma massa de gelatina usada como brinquedo. Ela pode ser um bom jeito de relaxar, pois possui textura maleável e gostosa de manusear. Aprender como fazer amoeba em casa é uma ótima forma de se divertir e deixá-la personalizada.

Continua após o anúncio

Existem tantas formas de fazer o brinquedo que você provavelmente já tem em casa todos os ingredientes necessários. Está procurando receitas? Confira um passo a passo simples e logo abaixo outras 15 receitas diferentes para se divertir! Vamos lá?

Como fazer amoeba

iStock

Você vai precisar de

  • Cola de isopor
  • Corantes
  • Água
  • Recipiente para colocar a mistura

Passo a passo

  1. Em um recipiente, insira toda a cola de isopor;
  2. Adicione algumas gotas de corante e misture;
  3. Durante a mistura, vá adicionando a água aos poucos. Você deve continuar adicionando até perceber que a cola não está mais absorvendo a água colocada;
  4. Jogue toda a água do recipiente fora e pegue a massa sólida que restou. Para tirar o excesso de corante, você pode passar um pouco mais de água;
  5. Está pronta!

Até que fazer a amoeba em casa é simples, não é mesmo? Depois de usar, não esqueça de guardá-la em um recipiente fechado para evitar que a massa endureça demais.

Outras maneiras de fazer amoeba

Existem várias formas e ingredientes para fazer a sua amoeba caseira. Confira nos vídeos abaixo!

1. Amoeba com cola branca

Leia também: 10 vídeos de slime que vão fazer você relaxar

Nesse vídeo você aprende a fazer a amoeba com apenas três ingredientes: cola branca, tinta guache e água boricada.

2. Amoeba com cola transparente

Se você só tem cola transparente em casa, dá pra fazer a chamada “clear slime”, a amoeba clarinha. Veja o vídeo para aprender.

Continua após o anúncio

3. Amoeba com ovo

Pasme: sim, dá pra fazer amoeba com ovo! Nessa receita, para a amoeba ficar fofinha, não precisa da espuma de barbear: é o ovo que deixa ela “fluffy”, como diz o Lucas.

Leia também: Gincana: jogos, brincadeiras e gritos de guerra para crianças e adultos

4. Amoeba com pasta de dente

A pasta de dente também é um ingrediente que a maioria das pessoas tem em casa. Com apenas meio tubo é possível fazer uma amoeba fofa e até que grandinha!

5. Amoeba com goma de tapioca

Esta receita é para aquelas pessoas práticas que querem rapidez. Ela leva apenas a goma de tapioca e um pouco de água e é perfeita para fazer a sua primeira amoeba.

6. Amoeba com amido de milho


Se você não tem goma de tapioca em casa, outro ingrediente secreto é o amido de milho. Veja como fazer e deixar sua amoeba super consistente.

Leia também: 17 brincadeiras antigas que seus filhos precisam aprender

7. Amoeba com shampoo

Continua após o anúncio

Para fazer uma amoeba com mais espuminha, também dá para utilizar o shampoo. Ela fica super brilhante!

8. Amoeba com papel higiênico

Pensou que não tinha mais como inovar nas receitas? Pois confira esse vídeo ensinando a fazer amoeba com papel higiênico. Dá muito certo também!

9. Amoeba com detergente e sem ovo

Leia também: Brinquedos de madeira: 7 marcas que você precisa conhecer

E não é que dá pra fazer amoeba com detergente também? Aprenda nesse vídeo como fazer um slime sem bolhas, consistente e que não gruda na sua mão.

10. Amoeba com dois ingredientes

No vídeo, a Eduarda mostra os truques para fazer amoeba apenas com o amido de milho e detergente. Não deixe de conferir.

11. Amoeba crocante e sem cola

Usando produtinhos velhos que a gente tem em casa, tem como substituir a cola e ainda colocar bolinhas para uma amoeba supercrocante.

Continua após o anúncio

12. Amoeba dourada

Além de dourada e linda, a amoeba que você vai aprender a fazer no vídeo fica com uma textura bem macia. Seus filhos vão amar!

13. Amoeba colorida de glitter

Para quem adora glitter e quer testar as consistências da amoeba, o vídeo é perfeito e mostra várias opções.

14. Amoeba clear

Aprenda a fazer uma amoeba que estica muuuuito. E o melhor é que você vai usar apenas detergente, água e beiju (tapioca).

15. Bolinha anti-stress com amoeba

A amoeba caseira pode servir até para substituir suas bolinhas anti-stress convencionais. Veja no vídeo como chegar a esse resultado.

Deu pra perceber que existem vários jeitos de fazer amoeba e deixá-la do jeitinho que você quer, não é mesmo?

Depois de todas essas receitas, é só separar os ingredientes e se divertir com o processo. É o momento perfeito para ensinar e brincar com os seus filhos!

Para você