15 perguntas para fazer ao seu/sua parceiro(a) que vão estreitar seus laços

Uma conversa sincera é a chave para reforçar a conexão emocional entre vocês

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Quem está no início de um relacionamento ainda está na fase de conhecer melhor o parceiro ou a parceira e descobrir quais são seus sonhos, gostos e valores (e os defeitos também!). E isso, como você deve imaginar, não é obtido apenas pela conexão física.

Já aqueles que estão em um relacionamento há mais tempo muitas vezes se esquecem dos motivos pelos quais estão juntos, algo que pode esfriar o sentimento que existe entre o casal.

Nesses dois casos, é muito importante construir ou reforçar a conexão emocional entre vocês, e nada melhor do que uma boa conversa sobre a vida, o passado e as expectativas para fazer isso. Por isso, separamos algumas perguntas que você pode usar para iniciar esse diálogo:

1. “Qual foi a primeira coisa que você notou em mim?”

Foto: iStock


Relembrar os motivos pelos quais vocês se sentiram atraídos um pelo outro em um primeiro momento traz recordações do período da conquista e da descoberta. Isso ajuda a reacender um pouco daquela empolgação inicial, que acaba se perdendo com o passar do tempo.

2. “Qual é a sua lembrança preferida do nosso relacionamento?”

Essa pergunta funciona de forma parecida à anterior: relembrar as memórias mais felizes faz com que vocês resgatem os melhores momentos vividos em casal, estimulando ideias sobre um possível futuro juntos.

Leia também: 6 maneiras para deixar o seu encontro em casa mais agradável

3. “Como você era quando criança?”

Foto: iStock


Seja quando vocês estão se conhecendo ou depois de algum tempo de relacionamento, saber o que o outro gostava de fazer, quais eram seus sonhos e as maiores traquinagens da infância do parceiro ou parceira costuma render histórias muito interessantes.

4. “Quando você soube que eu era a ‘pessoa certa’?”

Pode ter sido uma atitude específica, algo grandioso que ninguém mais faria ou um pequeno gesto cheio de significado: saber a resposta para essa pergunta ajuda você a entender por que seu parceiro ou parceira te admira.

5. “O que você acha que suas ex-namoradas diriam sobre você?”

Foto: iStock


Essa é uma pergunta que pode te ajudar a entender a visão que ele ou ela tem sobre sua própria função em um relacionamento, principalmente se vocês estão juntos há pouco tempo. Só não vale ficar discutindo sobre os ex-namorados e namoradas eternamente, ok?

6. “Você prefere falar sobre seus problemas na hora ou ter um tempo para pensar?”

Talvez seu parceiro seja do tipo que precisa de um tempo maior para processar acontecimentos ruins. Nesse caso, saber dessa informação permite que você possa deixá-lo com seus próprios pensamentos até que ele ou ela esteja confortável para conversar, sem que você se sinta “excluída” da vida dele ou que ele se sinta pressionado.

7. “Você gosta de companhia quando está nervoso?”

Foto: iStock


Mesmo princípio da pergunta acima: algumas pessoas gostam de apoio imediato e outras preferem ficar um pouco sozinhas até se sentirem mais fortes. Saber disso evita que boas intenções acabem agravando a situação sem querer.

Leia também: 5 formas de pedir mais espaço em um relacionamento sem magoar o/a outro(a)

8. “Qual foi a última coisa que eu fiz e você ficou muito feliz?”

É difícil manter uma conexão emocional quando seus esforços não são reconhecidos, certo? Se o seu parceiro ou parceira faz o tipo “distraído”, esta é uma pergunta que permite que ele reserve alguns momentos para pensar nas coisas que você faz pelo relacionamento.

9. “O que você acha de determinada prática sexual?”

Foto: iStock


Se vocês têm uma vida sexual, é importante que conheçam as preferências um do outro nos momentos de intimidade, pois isso também reforça a conexão emocional. Algumas coisas você vai conseguir perceber “ao vivo”, mas, com outras, é melhor perguntar para evitar surpresas desagradáveis.

10. “Se você tivesse dinheiro infinito, o que você estaria fazendo da vida?”

Essa pergunta é uma boa forma de saber mais sobre os grandes sonhos do seu parceiro ou parceira. Mesmo que eles sejam impossíveis neste momento, ter esse conhecimento permite que você o ajude a chegar mais perto deles de uma forma mais realista.

11. “Tem algum casal que você considere ser sua ‘meta de relacionamento’”?

Foto: iStock


Não se trata de comparar seu relacionamento com o dos outros, mas sim de saber o que seu parceiro acredita ser um relacionamento de sucesso – e verificar se a visão dele corresponde às suas expectativas.

12. “Quais atitudes minhas levariam você a terminar nosso relacionamento?”

Essa pergunta possibilita que vocês estabeleçam alguns limites que representariam a impossibilidade da continuação do relacionamento. Assim, além de poder evitar fazer alguma coisa que magoe o parceiro ou parceira, você pode avaliar como você se sente em relação a esse “acordo”.

Leia também: 7 regras que precisam ser quebradas em um casamento

13. “Se você tivesse uma bola de cristal, o que você perguntaria?”

Foto: iStock


Essa pergunta, que tem tom de brincadeira, na verdade pode levar a conversas mais profundas sobre os maiores questionamentos e expectativas do parceiro sobre o futuro, reforçando a conexão emocional entre vocês.

14. “Que poder de super-herói você gostaria de ter?”

Este é mais um exemplo de como conhecer seu parceiro mais a fundo a partir de um exercício de imaginação. Afinal, o superpoder escolhido – força extraordinária, capacidade de voar, invisibilidade, habilidades de luta etc. – pode dizer muito sobre os valores dele.

15. “Se você pudesse voltar para o momento mais feliz da sua vida, qual seria?”

Foto: iStock


Além de permitir que vocês dividam histórias felizes do passado, essa pergunta – assim como outras desta lista – é uma forma de perceber se seu parceiro ou parceira se sente à vontade para se abrir com você.

Para que haja uma verdadeira conexão emocional, é preciso que os dois parceiros consigam estabelecer uma conversa sincera, daquelas com “olho no olho”. Assim, procure aproveitar momentos de tranquilidade a dois para fazer algumas dessas perguntas e ver que possibilidades de conversas mais profundas elas vão abrir para vocês dois. A intimidade e a solidez de um relacionamento são frutos da capacidade de conhecer e compreender o outro, por isso é fundamental saber como falar e como ouvir.

Leia também: 8 fatos que podem impedir um namoro de ir para frente

Assuntos: Relacionamentos

Dicas pela Web