Como descascar alho de forma prática e sem complicação

Escrito por
Em 14.10.19

iStock

Um ingrediente-chave no preparo das mais diversas receitas, o alho faz parte das refeições do dia a dia e traz um sabor único aos pratos. Por isso, selecionamos as melhores técnicas de como descascar alho que são práticas, simples e supercriativas e vão te ajudar a evitar versões prontas que, além de mais caras, ainda são menos nutritivas e saborosas!

Continua após o anúncio

Além de dicas simples, que utilizam apenas a faca ou as mãos, existem outras inusitadas e surpreendentes. Confira abaixo um passo a passo superprático e, em seguida, vídeos com os mais diversos métodos de descascar alho e adote o seu favorito para facilitar a sua vida na cozinha:

Como descascar alho

iStock

Para descascar alho da forma mais simples possível, tudo o que você vai precisar é: um pote plástico grande com tampa e, é claro, dentes de alho. Sem faca ou utensílios domésticos específicos para a tarefa, é possível obter alhos perfeitamente descascados em alguns segundos!

Passo a passo

  1. Primeiro, comece despedaçando a cabeça de alho em dentes individuais;
  2. Agora, coloque os dentes de alho dentro do pote de plástico e tampe-o, vedando bem;
  3. Em seguida, chacoalhe com muita força o pote, de forma que os dentes de alho batam na superfície do recipiente. Repita o processo por cerca de 20 segundos;
  4. Pronto! Agora, é só abrir o pote, retirar o alho descascado e preparar sua receita favorita.

Viu como é fácil? Agora, cozinhar com alho fresco ficou muito mais prático e até um pouco divertido!

Outras formas de descascar alho

A criatividade é uma ótima aliada na cozinha – por esse motivo, não deixe de experimentar estas dicas diferentes e inovadoras e descubra formas inusitadas e muito práticas de descascar o alho:

Leia também: 10 maneiras inteligentes de reaproveitar restos de alimento

1. Como descascar alho na água

Deixando o alho de molho na água por algumas horas, é possível facilitar o processo de descascá-lo. Utilizando utensílios que todos possuem em casa, este passo a passo é ideal para quem procura praticidade.

2. Como descascar alho com a faca

Continua após o anúncio

Clássica e infalível, esta técnica é perfeita para quem domina a faca de cozinha e, é claro, não quer sujar muita louça. Para poucas quantidades, a dica é utilizar apenas uma faca e uma tábua de cortar para descascar o alho!

3. Como descascar alho com a mão

Leia também: Risoto de palmito: 10 receitas apetitosas para variar nos sabores

É possível descascar alho utilizando somente as mãos, se você souber a maneira correta. Nesse vídeo, você aprende a técnica ideal para aqueles momentos que você não tem nada para te ajudar.

4. Como descascar alho no Turbo Chef

Ideal para quem não possui utensílios mais potentes, como processadores de comida, este vídeo ensina a utilizar um processador manual para descascar o alho. Assim, é possível economizar tanto dinheiro, ao comprar os equipamentos, quanto tempo.

5. Como descascar alho no micro-ondas

Em apenas 20 segundos no micro-ondas, o alho desgruda da casca e é possível descascá-lo com muito mais facilidade! Basta colocar a cabeça de alho inteira no equipamento e, depois, esperar esfriar um pouco para retirar a casca.

Leia também: 30 receitas vegetarianas que até os carnívoros vão amar

6. Como descascar alho no processador

Continua após o anúncio

Uma ótima dica para quem for preparar o alho batido em conserva é já utilizar o processador para descascar o alho! Além de poupar o trabalho de retirar a casca, não será preciso aumentar a quantidade de louça para lavar após o passo a passo.

Depois de descascar o seu alho, use a criatividade para utilizá-lo nas mais diversas receitas! Uma dica são estas receitas de torta de frango.

Para você