6 maneiras práticas para abrir potes

Antes de sair correndo para pedir socorro ao marido, namorado, pai ou vizinho, algumas técnicas podem ser experimentadas

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Abrir potes – há quem diga que esse é um dos principais motivos pelos quais uma mulher se casa com um homem. Brincadeiras à parte, soltar a tampa daqueles potes de conserva pode não ser tarefa das mais simples, principalmente quando se é membro da parcela feminina da população. Antes de sair correndo para pedir socorro ao marido, namorado, pai ou vizinho, que tal experimentar uma das técnicas abaixo?

1. Retirar a pressão

A maioria dos potes se torna difícil de abrir porque o ar exerce pressão de dentro para fora. Então, a solução lógica é permitir que esse ar saia do vidro para, então, remover a tampa com maior facilidade. Para isso, basta utilizar a ponta de uma faca ou o cabo de uma colher, por exemplo, introduzindo-os entre a lateral da tampa e o vidro e movendo-os como uma alavanca.

2. Usar água quente

O calor tem o poder de expandir o metal do qual são feitas as tampas dos potes de vidro, o que o torna um bom aliado na hora de abri-las. Basta deixar o pote imerso em água morna por alguns minutos ou despejá-la sobre ele. Aquecer a tampa com um secador de cabelos também pode ser uma boa ideia.

3. Não usar as mãos

A pele pode ser um tanto quanto escorregadia quando se está tentando abrir um pote. Para acabar com o inconveniente, vale a pena investir no velho truque do guardanapo de papel – ou camiseta, ou toalha, ou luva de borracha. Usar esses objetos pode tornar a tração exercida por você na tampa muito mais potente e, por consequência, eficiente.

4. Bater no fundo do pote

O mesmo princípio de retirar a pressão com um talher se aplica a essa técnica, porém ela é um pouco menos delicada. Vire o pote de ponta cabeça e, mantendo-o seguro firmemente com uma das mãos, bata com a outra no fundo do objeto, de modo a forçar a saída do ar pelas laterais da tampa. Em seguida, vire-o e abra-o normalmente.

5. Bater na tampa do pote

Golpear a tampa do pote contra um objeto ou móvel – aqui você pode soltar a imaginação e usar a pia, o balcão, uma colher de pau, uma lata de conserva ou qualquer outra coisa. Basta dar um golpe seco sobre a tampa, em um ângulo de aproximadamente 45º. A pancada fará com que a pressão exercida pelo ar seja aliviada e a tampa se soltará mais facilmente. Tome cuidado, caso escolha essa técnica, para não bater com força exagerada – o que quebraria o vidro e acarretaria a inutilização de seu conteúdo, além de poder causar ferimentos.

6. Utilizar uma ferramenta especial

Há no mercado uma espécie de utensílio de cozinha especialmente desenvolvido para abrir potes. Trata-se de um instrumento parecido com um alicate, com diversos tamanhos de “furos” que devem ser encaixados na tampa, girando o objeto em seguida. Em suma, esse tipo de ferramenta permite que a tração exercida na tampa seja maior. Você pode encontra-la em lojas especializadas em utensílios domésticos.

Assuntos: Cozinha, Organização

Dicas pela Web