7 formas naturais de clarear as manchas das mãos

Saiba como amenizar as manchas escuras que deixam as mãos com aspecto envelhecido

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Você já ouviu falar que não existe nenhum tratamento estético que rejuvenesça as mãos? Então saiba que as coisas não são mais assim hoje em dia, pois você pode recorrer a procedimentos como peeling, laser e luz pulsada para atenuar as manchas escuras, que dão uma aparência mais envelhecida.

Além disso, existe uma série de truques caseiros bastante acessíveis que você pode experimentar para clarear essas manchas, deixando suas mãos com uma textura mais macia e um tom de pele mais uniforme. Confira 7 dicas que preparamos para você:

1. Vinagre de maçã

Foto: iStock

Por ter um pH bastante ácido, o vinagre de maçã tem o poder de fechar os poros, o que ajuda a dar uma aparência mais jovem à pele e a clarear manchas causadas pelo sol.

Para experimentar essa dica, mergulhe um chumaço algodão em uma colher de sopa de vinagre de maçã e aplique o produto sobre as manchas. Deixe agir por 20 minutos (permaneça longe do sol enquanto isso), enxágue com água morna e aplique um hidratante para mãos. Você pode fazer esse truque três vezes por semana.

2. Leite

Foto: iStock

O ácido lático presente no leite atua como um agente de clareamento das manchas solares. Contudo, para observar bons resultados, é preciso ser persistente na aplicação desse ingrediente por várias semanas.

Leia também: 10 produtos de beleza antigos que ainda fazem muito sucesso

O truque consiste em embeber um chumaço de algodão no leite, aplicar sobre as manchas na hora de dormir e esperar secar antes de se deitar. Enxágue apenas na manhã seguinte. Repita o procedimento todas as noites.

3. Iogurte natural

Foto: iStock

O iogurte natural funciona de forma parecida com o leite quando se trata de suavizar manchas nas mãos, mas seu efeito é mais poderoso. Esse ingrediente deixa a pele mais macia, estimula a regeneração e ainda ajuda a manter a região hidratada.

Para obter esses benefícios, basta aplicar o iogurte na região manchada como se fosse uma loção. Deixe agir por 20 minutos antes de enxaguar. Se possível, faça a aplicação à noite, espere secar antes de dormir e remova apenas no dia seguinte.

4. Casca de laranja, leite e limão

Foto: iStock

Este truque une os benefícios do leite com a vitamina C, que ajuda a bloquear a produção de melanina (o pigmento que dá cor à pele e forma manchas quando está em excesso). Além disso, a laranja e o limão contêm ácido cítrico, que ajuda a regenerar a pele. Para esta dica, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de raspas de casca de laranja
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de glicerina

Misture todos os ingredientes no liquidificador ou com o auxílio de um mixer, aplique sobre as manchas e deixe agir por 15 minutos. Enxágue com bastante água corrente e passe protetor solar. A função da glicerina nessa receita é deixar suas mãos mais hidratadas.

Leia também: 11 tratamentos caseiros para prevenir e eliminar os calos

Importante: permaneça dentro de casa e longe da claridade enquanto faz esse truque, pois a luz do sol pode causar novas manchas em contato com os ácidos das frutas.

5. Casca de mamão

Foto: iStock

A casca do mamão contém papaína, uma enzina que promove a renovação da pele ao eliminar as células mortas e permitir que elas sejam substituídas por células novas.

Para experimentar essa dica, descasque uma fatia de mamão maduro e esfregue a parte interna da casca na região manchada. Deixe agir por 15 minutos e enxágue com água fria. Repita o truque de 3 a 4 vezes por semana.

6. Água de rosas, bicarbonato de sódio e mel

Foto: iStock

A água de rosas ajuda a combater o envelhecimento cutâneo, o bicarbonato de sódio promove uma bela esfoliação e o mel é um agente de hidratação e nutrição. Ou seja, essa receita tem tudo o que você precisa para renovar a camada celular mais superficial das suas mãos, remover as manchas e deixar sua a pele supermacia. Anote a quantidade de cada ingrediente:

  • 2 colheres de chá de água de rosas
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de mel

Misture todos os ingredientes, aplique na área com as manchas, deixe agir por 20 minutos e enxágue com água fria. Repita o procedimento todos os dias.

Leia também: 14 truques de beleza da vovó que ainda funcionam

7. Rabanete, mel e cúrcuma

Foto: iStock

Embora o mel seja um ingrediente bem conhecido para os cuidados com a pele, o rabanete e a cúrcuma (ou açafrão-da-terra) não são assim tão comuns.

Porém, ambos contêm propriedades que ajudam a clarear as manchas nas mãos: a cúrcuma atua como esfoliante e agente antienvelhecimento, enquanto o rabanete oferece vitamina C, que bloqueia a produção de melanina. Assim, você vai precisar de:

  • 1 rabanete médio
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de chá de cúrcuma

Coloque todos os ingredientes em um processador e bata até formar uma pasta. Aplique a mistura nas manchas e faça uma massagem por 5 minutos. Deixe agir por mais 10 minutos e enxágue com água fria. Repita o procedimento duas vezes por semana.

Todas essas dicas consistem em truques caseiros, portanto eles podem não funcionar da forma esperada ou demorar bastante tempo até que seja possível perceber uma diferença. Suspenda o uso dessas receitas em caso de alergia e procure um dermatologista.

A melhor forma de evitar o surgimento de novas manchas é proteger as mãos do contato com produtos de limpeza e aplicar protetor solar todos os dias, de preferência com FPS 30. Suas mãos certamente agradecem esses cuidados!

Leia também: 18 truques super rápidos de beleza que vão mudar sua vida

Assuntos: Pele

Para você