Castanho médio: 30 fotos, técnicas e tons para apostar já nesse visual

Escrito por
Em 17.11.19

Negin Mirsalehi

Um dos tons mais versáteis de cabelo é o castanho médio: entre o escuro e o claro, além de parecer natural, ele deixa o visual iluminado e pode ser usado para cobrir colorações anteriores. Confira as tonalidades, técnicas e dicas para investir nesse look, fotos arrasadoras e vídeos de como pintar em casa.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Tons de castanho médio

Consultamos a cabeleireira Melina Fujita para informações sobre os tons de castanho médio e como atingi-los. Segundo a fonte, as numerações de base do castanho vão de 3 a 6, sendo que os números abaixo do 3 são muito escuros enquanto os acima de 6 estão na casa do loiro. O castanho médio, então, encontra-se normalmente nas variações de 4 e 5 das caixinhas. Confira as especificidades de cada um:

Castanho médio acinzentado

Como o próprio nome sugere, esse tom de castanho conta com nuances que puxam para o cinza e não para o vermelho. Trata-se de um tom original e você pode atingi-lo aplicando diretamente a tintura, ou então fazendo algumas mechas mais claras para dar mais destaque ao acinzentado.

Diversas marcas de cosméticos já contam com a tinta específica para essa tonalidade e sua numeração é a 5.1. Já os matizadores vão manter o tom vivo e brilhante. Confira os produtos para ter um castanho médio acinzentado:

  1. Tintura L’oreal Castanho acinzentado 5.1, na Lojas Rede
  2. Corretor cinza de coloração, na Foreverliss
  3. Máscara matizadora para cabelos castanhos Amend, na Época Cosméticos
  4. Coloração castanho acinzentado Itallian color, nas Americanas

Castanho médio dourado

O castanho médio dourado conta com mechas ou luzes iluminadas, deixando a tonalidade dos fios um pouco mais claras e puxando para o loiro. Caso seu cabelo natural seja muito escuro, será necessário descolorir para chegar nesse tom.

Selecionamos tinturas e colorações que prometem essa coloração versátil e cheia de glamour. Confira:

Continua após o anúncio

  1. Tintura Cor e Ton castanho médio dourado, na Lojas Rede
  2. Coloração Marijel L’oreal Castanho dourado, na Salão Store
  3. Tintura Maxton Castanho dourado, nas Americanas
  4. Tintura Nutrisse Castanho dourado, nas Americanas
  5. Tintura Keune castanho médio dourado, nas Americanas

Castanho médio acobreado

O tom de castanho médio acobreado se assemelha aos ruivos mais escuros. As nuances ficam entre o marrom e o avermelhado, oferecendo uma coloração original sem que você precise descolorir.

Para evitar que o cabelo fique manchado, invista em uma tintura de boa qualidade. E para manter o tom, aposte nas máscaras de realce da cor. Confira nossa listinha:

  1. Máscara Amend de efeito acobreado e realce da cor, na Beleza na Web
  2. Tinta Maxton castanho acobreado, na Embelleze
  3. Tintura Koleston chocolate acobreado, nas Americanas
  4. Tinta profissional L’Oreal castanho acobreado acaju, na Salão Store

Castanho médio chocolate

Um dos tons mais versáteis e comuns de cabelo é o castanho médio chocolate. Além das tonalidades naturais, que podem ser intensificadas com um banho de brilho, também é possível conseguir essa coloração com tinturas.

A numeração desse tom é o 4.0 e há opções de tintas permanentes ou de tonalizantes bem pigmentados, mas que saem após algumas lavagens. Encontre a melhor opção para você:

  1. Tinta Maxton castanho médio natural, na Embelleze
  2. Tintura Koleston castanho médio, na Lojas Rede
  3. Banho de brilho Capicilin castanho médio, nas Americanas
  4. Tintura Cor e Ton castanho médio chocolate, na Lojas Redes
  5. Tonalizante Kamaleão Color Corujinha castanho médio, nas Americanas

Castanho médio caramelo

Luisa Accorsi

Continua após o anúncio

O castanho médio caramelo se encontra entre o chocolate e o dourado. A tonalidade ilumina o rosto, além de parecer natural. É possível conseguir o tom pintando todo o cabelo ou então fazendo mechas um pouco mais claras que o resto das madeixas

Confira essa seleção de tintas e colorações para chegar no castanho médio caramelo.

  1. Tintura profissional L’Oreal caramelo, nas Lojas Rede
  2. Tintura Wella Caramelo, na Loja Coty
  3. Tintura L’Oreal marrom caramelo, nas Lojas Rede
  4. Coloração Nutrisse castanho médio caramelo, na Época Cosméticos

Se o seu cabelo é naturalmente de uma dessas tonalidades, é possível usar as máscaras e as colorações para deixar a cor dos fios mais vivas. E, para um look versátil, mas nada óbvio, aposte nos tons acobreados ou acinzentados.

Castanho médio: técnicas para conseguir o tom perfeito

Além da aplicação da coloração, há outras técnicas de clareamento dos fios que conferem o visual castanho médio. Confira as principais:

Californiana

A californiana é uma técnica de clareamento que deixa as pontas do cabelo mais claras, com uma transição de tons mais marcada. Para conseguir o castanho médio, não é necessário descolorir muito o cabelo.

Babylights

Para um visual com cara de natural, você pode apostar nas babylights. São luzes bem fininhas espalhadas pelas madeixas e que deixam o tom das mechas um pouco mais claro.

Ombré hair

Douglas Garcia

Continua após o anúncio

A técnica do ombré hair também deixa as pontas do cabelo mais claras, porém a transição de tons é mais sutil, começando com mechas desde a raiz. Se o seu cabelo é naturalmente castanho, essa é uma ideia para renovar o visual de forma discreta mas que faz toda a diferença.

Luzes

As luzes são clássicas e são aquelas mechinhas finas e padronizadas espalhadas por todo o cabelo. Apesar de serem comuns no cabelo loiro, elas também podem ser feitas no cabelo castanho médio.

Bronde hair

O bronde hair é tendência e ideal para quem deseja clarear levemente a tonalidade dos fios. O termo é uma mistura de morena e loira, do inglês brunette e blonde. A técnica deixa o visual iluminado e as madeixas com aparência de serem mais volumosas. Para fazer, é necessário colorir o cabelo de castanho, caso essa não seja a cor natural dos seus fios, e então fazer mechas em um tom mais claro.

Mechas contour

Depois do sucesso do contorno na maquiagem, chegou a vez dos cabelos! As mechas contour, assim como na make, são feitas em pontos estratégicos para que os seus fios pareçam mais volumosos e cheios de glamour. Para conseguir o tom perfeito, você pode fazer mechas um pouco mais claras em uma base médio-escura.

São diversas técnicas para você escolher uma que valorize as suas madeixas. Como se trata do castanho médio, não será necessário descolorir muito os fios para chegar no tom desejado.

Cuidados com o cabelo castanho médio

Apesar do cabelo castanho ser prático de manter, ainda há alguns cuidados necessários para deixar os fios em dia. As dicas são da cabeleireira Melina Fujita.

  • Use um shampoo sem sulfato: Melina explica que esse tipo de produto oferece uma limpeza dos fios e mantém a cor do cabelo por mais tempo.
  • Adicione uma hidratação na semana: apesar da coloração não ser um processo agressivo como a descoloração, a cabeleireira recomenda uma hidratação semanal para manter os cabelos saudáveis.
  • Siga um cronograma capilar: caso você tenha passado pela descoloração para chegar no tom, é importante seguir as etapas de nutrição, reconstrução e hidratação para recuperar a estrutura natural dos fios.
  • Utilize produtos específicos: invista em shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento específicas para cabelos tingidos. Eles vão manter o tom por mais tempo, sem que você precise de retoques muito frequentes.

Não há muito segredo para manter os fios nessa tonalidade, pois a coloração no castanho tende a ser pouco agressiva para as madeixas. Seguir essas dicas, entretanto, é fundamental para ter um cabelo saudável e brilhoso.

30 fotos de castanho médio que provam a versatilidade do tom

O cabelo castanho médio é superversátil e fica um arraso tanto nos cabelos lisos quanto nos cacheados e crespos. Além disso, há diversas nuances da tonalidade para você conferir e encontrar uma que combine com você. Dê uma olhada nessa lista!

1. O castanho médio tem cara de natural

2. Mas, para tirá-lo do óbvio, você pode apostar em mechas claras

3. Ou então na californiana

4. Você pode escolher uma coloração avermelhada

5. Como esse castanho médio acobreado

6. O resultado é um marrom com nuances ruivas

7. Se você não consegue decidir entre ser loira e morena, se inspire nessa ideia

8. Afinal, o castanho médio dourado está com tudo

9. E deixa as madeixas cheias de glamour

10. Essa coloração é certeira para os lisos

11. E deixa os cacheados ainda mais poderosos

12. Um dos clássicos é o castanho médio chocolate

13. Esse tom tem cara de natural

14. Mas é possível fazer luzes para deixar o visual iluminado

15. E entre o dourado e o chocolate, há o castanho médio caramelo

16. E você pode conseguir o tom com uma transição sutil

17. Ou com mechinhas marcadas

18. Essa técnica vai deixar o seu visual renovado

19. Para tons mais escuros, não é preciso descolorir

20. Já para colorações claras, é necessário clarear para que a tinta fixe

21. E, se o seu cabelo é naturalmente dessa cor…

22. Não esqueça dos cuidados para manter os fios sempre saudáveis

23. Enquanto alguns tons são clássicos e parecem naturais

24. Outros são modernos e estilosos, como o castanho médio acinzentado

25. É possível fazer mechas na ponta do cabelo

26. Ou apostar em uma transição sutil

27. A técnica do bronde hair é tendência

28. E não há problemas em aplicar a tinta diretamente nos fios

29. Há diversas maneiras de chegar no castanho médio

30. Consegue escolher uma inspiração favorita?

Como você viu, são diversas possibilidades de tons e técnicas para apostar em um visual renovado. Qual deles combina mais com você?

Castanho médio em casa: 4 tutoriais para pintar sozinha

Pintar o cabelo em casa não precisa ser complicado, ainda mais tratando-se de um tom que geralmente não exige descolorações. Confira 4 vídeos que ensinam como você pode fazer sozinha.

Do loiro ao castanho médio

Se o seu cabelo é loiro, ou claro, veja como deixá-lo castanho. Você vai precisar de um kit de tintura completo. Atente-se para não esquecer nenhuma mechinha e aguarde o tempo indicado na embalagem antes de enxaguar.

Como pintar o cabelo de castanho para cobrir uma coloração anterior

Se você passou por alguma química e quer voltar à cor natural do seu cabelo, acompanhe esse tutorial. A dica do vídeo é utilizar uma coloração na numeração 4.0 para evitar que fique muito escura. Comece pelas pontas e depois aplique na raiz.

Como tonalizar o cabelo castanho cacheado com tinta

O cabelo pintado precisa de retoques, principalmente de raiz, para que o tom seja mantido. Nesse vídeo, vemos como tonalizar os fios cacheados com tinta. Para evitar que fique quase preto, escolha uma tonalidade mais clara e lembre-se que a tintura vai desbotando a cada lavagem.

Castanho dourado: como pintar sozinha

Esse é um truque para quem tem luzes loiras e deseja um cabelo castanho dourado de arrasar. Basta aplicar a tinta mecha por mecha e aguardar o tempo de espera indicado no produto. O resultado são madeixas castanhas, mas com reflexos dourados.

Para ter certeza de como a cor ficará nos seus fios, faça um teste de mecha antes da aplicação no cabelo todo. Convencida de que o castanho médio, apesar de clássico, não tem nada de óbvio demais? E, se você se apaixonou pelo visual iluminado, veja essas inspirações de mechas para morenas.

Assuntos: Cabelos