Corte chanel: conheça os tipos e inspire-se para escolher o seu

O visual ganhou diversas vertentes ao longo dos anos e adicionou mais praticidade no dia a dia das mulheres

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Savannah Rachelle

De umas décadas para cá, as mulheres passaram a buscar cortes de cabelo versáteis e práticos, para facilitar a rotina cada vez mais atribulada de seus cotidianos, e que, ao mesmo tempo, representassem suas respectivas personalidades e estilos de vida.

E, se tem um corte que representa perfeitamente tal atitude, esse corte é o chanel, que deixou de ser um corte característico de uma época e tornou-se uma opção tão moderna quanto atemporal.

É claro que ao longo dos anos o queridinho das mulheres pragmáticas ganhou diversas vertentes, se adaptando a cada identidade feminina que o adotou e adota: “o corte chanel sempre fez parte do portfólio de qualquer profissional, e é comum aparecer novas opções, cada vez mais modernas e estilosas. O tradicional continua sendo a escolha de maior sucesso entre as mulheres, e nunca deixará de ser tendência, mas suas variedades são indispensáveis para acentuar características e também para se encaixar ao ritmo de vida de cada mulher”, afirma o cabeleireiro Vitor Franco, da Le Charme Studio.

Confira a seguir uma lista inspiradora de tipos de cortes chanel e veja qual combina mais com o seu estilo e gosto pessoal:

Chanel curto

Foto: Reprodução / Julia Petit / Fiorella Mattheis / Rafi Ruicci

O chanel curto é o corte mais tradicional desta tendência, com aquele ar romântico e feminino. Fácil de secar, possui uma simetria perfeita para alongar o pescoço. Dica do Vitor: “Para cabelos sem volume, os cuidados no dia a dia são mais tranquilos, pois é só secar e pronto. Já para quem tem cabelos mais volumosos, vale uma atenção redobrada, pois certamente os fios pedirão por algum produto específico para caprichar na finalização”.

Leia também: 10 coisas que seu cabeleireiro não te conta, mas gostaria que você soubesse

Chanel longo

O chanel longo, sem dúvidas, é o corte que mais se adapta a qualquer tipo de proposta. Fácil de arrumar, ele também adiciona mais leveza ao visual. “Quem possui bastante cabelo pode adotar o corte com um desfiado nas pontas e sem camadas. Assim o fio ganhará peso e terá uma boa simetria com o rosto. A versatilidade é a marca registrada para este comprimento, já que basta um babyliss para adicionar mais movimento e um visual diferenciado”, garante o profissional.

Chanel repicado

Foto: Reprodução / Jade Seba / Olivia Caridi / Carolina Rocha

Quem busca um visual mais ousado e moderno deve apostar no chanel repicado. Segundo Vitor, ele adiciona mais volume, principalmente na parte traseira do corte, que necessita de uma simples finalização modeladora, e também uma manutenção mais rigorosa (o corte deve ser refeito, pelo menos, a cada um mês/um mês e meio). Assim aquele bagunçadinho ficará bem bonito e definido.

Chanel de bico

Foto: Reprodução / Layanne Marinas / Ana CC / Maria Eugênia

“O chanel de bico, diferente do que muitas pensam, não arredonda o rosto e é indicado para qualquer mulher que queira se sentir poderosa. Mesmo porque, essa vertente pode ser utilizada em mais de um comprimento. Ele pode ser desfiado ou repicado, principalmente na parte de trás”, afirma o cabeleireiro. Quanto maior o bico, mais moderno e estiloso o seu chanel será.

Chanel desfiado

Foto: Reprodução / Giovanna Ewbank / Karol Queiroz / Hiane Luiza

Como mencionado anteriormente, um corte desfiado é responsável por dar mais leveza ao visual, e é recomendado para quem tem bastante cabelo. Anota a dica do Vitor: “Pessoas com o rostinho arredondado podem adotar o desfiado de olhos fechados! É uma das opções que melhor se adapta às rotinas mais corridas, pois são práticos na hora de arrumar. Uma batidinha com secador, e pronto!”.

Chanel com franja

Para o profissional, todo chanel de base reta e sem bicos pode ter uma franjinha, e cada estilo tem a sua peculiaridade: “A franja reta, acima da sobrancelha é supermoderna, e arredonda mais o rosto, diferente da franja desfiada, que além de afinar, dá um ar mais moderno ao visual. Já para quem busca um resultado assimétrico, o ideal é investir em uma franja alongada nas laterais, criando uma moldura para o rosto”.

Leia também: Chanel de bico: 40 cortes incríveis para você se inspirar

Chanel short bob

Foto: Reprodução / Ana Carolina Flima / PhD / Laryssa Ayres

Mulheres que gostam de um visual mais ousado sempre optam por um short bob. “A nuca batida, com a parte posterior bem repicada e bicos laterais faz qualquer mulher se sentir poderosa e cheia de atitude”, garante o profissional. Este é o corte perfeito para quem deseja alongar o pescoço, e fugir do calor, porém a manutenção deve ser frequente.

Chanel para rosto redondo

Foto: Reprodução / Brena Ibiapina / Selena Gomez / Adele

Assim como mencionado anteriormente, pessoas com o rosto redondo jamais devem deixar de adotar um chanel, por achar que o formato do rosto será desvalorizado. Vitor garante que um corte desfiado nas laterais e franjas ajudam a realçar os traços mais lindos do rosto.

15 razões (fotos) para te convencer a usar o cabelo chanel

Inspire-se nos diferentes cortes a seguir para provar para si mesma que todas as mulheres podem (e merecem) adotar o chanel no visual ao menos uma vez na vida:

Engana-se quem acredita que o chanel é exclusivo para determinados biotipos

Foto: Reprodução / Brenda Ibiapina

Já que todas as mulheres, do mais diversos estilos, podem adotar o corte

Foto: Reprodução / Hiane Luiza

Seja para um visual mais romântico e feminino

Foto: Reprodução / Daniele Alves

Ou para quem busca uma identidade moderna e cheia de atitude

Foto: Reprodução / Bella Falconi

O chanel vai bem com mechas marcantes

Foto: Reprodução / Kethleen Nantes

Ou para tons homogêneos, seja claro ou escuro

Foto: Reprodução / Miçary Ruiz

Um chanel curtinho é perfeito para as épocas mais quentes do ano

Foto: Reprodução / Pérola Maviaely

E também para alongar o pescoço

Foto: Reprodução / Lilly Collins

Sua versatilidade jamais sairá de moda

Foto: Reprodução / Lays Molinari

Independentemente do comprimento que você escolher

Foto: Reprodução / Bruna Marquezine

Quem disse que só dá para ter chanel liso?

Foto: Reprodução / Carla Lemos

Com o curtinho de franja, não tem como errar

Foto: Reprodução / Natália Tissiani Calderó

E ainda ajuda a realçar o olhar

Foto: Reprodução / Mel

A verdade é que o chanel dá aquela rejuvenescida no visual

Foto: Reprodução / Daniela Stahl

E ainda é possível fazer diversos penteados com ele

Foto: Reprodução / Elzza de Matos

No fim, todo chanel tem seu charme e rende um corte de arrasar!

Foto: Reprodução / Camila Coelho

Depois de tantas inspirações, ficou mais fácil de visualizar que o chanel pode ser o corte ideal para qualquer estilo, independentemente da idade, não acha?

Para finalizar, Vitor deixa uma dica certeira, para ajeitar o seu cabelo curto sem precisar perder muito tempo na frente do espelho: “O chanel é super prático na hora de estilizar, basta adotar soluções infalíveis como verdadeiros aliados, como uma pomada ou um babyliss. Com eles, é possível deixar os fios mais alinhados, ou levemente (e estilosamente) bagunçadinhos. No final das contas, toda mulher fica poderosa com um curtinho!”.

Leia também: 10 cuidados para cabelos de todos os tipos

Assuntos: Cabelos

Para você