Cabelo castanho: arrase com esse visual que não tem nada de básico

Escrito por Nicole Broetto

Negin Mirsalehi

Talvez seja o mais visto pelas ruas, mas o cabelo castanho não tem nada de sem graça. Ele é muito versátil e permite que você se expresse livremente, adotando um visual mais elegante e sério ou estiloso e descolado, dependendo de sua personalidade.

O castanho possui inúmeros tons e eles não necessitam de manutenção extrema, sendo mais uma vantagem da cor. Dessa forma, ele merece um lugar especial no seu coração e na lista de próximas cores para seu cabelo.

50 inspirações de cabelo castanho

Mesmo sendo uma das cores mais comuns por aí, o cabelo castanho possui uma gama de tonalidades diferentes, então não deixe de conferir as fotos abaixo.

1. O cabelo castanho possui uma diversidade de tons

2. Todos eles são muito bonitos

3. Você pode optar pelas cores mais claras

4. Puxadas para o chocolate

5. Para o mel

6. E dourado

7. Ficar no meio termo

8. Ou partir para um tom escuro

9. O cabelo castanho também é bem eclético

10. Combinando com mulheres de todas as personalidades

11. Desde as tímidas

12. Às ousadas

13. E mais sérias

14. Já que por ser um tom neutro

15. Ele funciona com todos os estilos

16. Permitindo que as mulheres se expressem

17. Sem ter que fazer mudanças radicais

18. Podendo brincar com o corte

19. E com os comprimentos

20. Um fator interessante é que qualquer uma pode se tornar morena

21. Já que o castanho não danifica o cabelo

22. Te livrando de preocupações

23. Como o ressecamento

24. Que é muito comum para loiras, ruivas e coloridas

25. Mantendo uma aparência de fios saudáveis

26. Além de bonitos

27. E elegantes

28. Eles são perfeitos para mulheres que mudam constantemente o look

29. Pois pode passar uma visão mais profissional em uma hora

30. Fofa em outra

31. E por hora ousada

32. Ideal para quem trabalha no mundo da moda

33. Que está em constante renovação

34. E necessita que o cabelo se ajuste ao estilo desejado

35. Os tons marrons também são muito charmosos

36. Chamando a atenção de quem os vê

37. Se mostrando muito versáteis

38. Para todo tipo de ocasião

39. Sendo curingas do mundo dos cabelos

40. Luzes dão um toque extra às madeixas

41. Mas nada impede que você as deixe de uma cor só

42. De modo que os cabelos podem misturar tons diferentes de castanho

43. Ou se manterem monocromáticos

44. Ele traz jovialidade para qualquer uma

45. Porque o castanho é supermoderno

46. Podendo ser visto em celebridades pelo mundo todo

47. Se mostrando a opção perfeita para você

48. Que pode adaptá-lo ao seu gosto

49. Dando um up na autoestima

50. De maneira prática e fácil

Tons de castanho

E apesar da beleza dos cabelos castanhos, colocar todos tons em uma mesma caixinha parece redutivo, já que existem muitas nuances diferentes de marrom, conheça um pouco mais sobre elas agora.

Leia também: 60 fotos que vão te convencer a aderir ao visual morena iluminada

Castanho chocolate

Essa cor fica bem no meio da paleta de castanhos, não sendo nem muito escuro ou claro demais. Ele puxa mais para o avermelhado, sendo categorizada como uma cor mais quente. É perfeito para mulheres de pele mais escura, trazendo brilho e um toque mais diferenciado aos fios, chamando a atenção pela beleza e o destaque que o tom dá ao rosto.

Castanho claro (tom de mel)

O castanho mel já está para o lado das cores mais claras, podendo até se confundir com um loiro escuro às vezes. Ele também é considerado um tom quente e ajuda a dar aquela aparência de bronzeado natural, sabe? Dessa forma, o castanho claro te dá instantaneamente o visual de uma surfista despojada com lindos fios dourados.

Castanho escuro

Talvez o mais prático de todos, o castanho escuro é de uma elegância sem fim. É o mais escuro de todos os tons, como o próprio nome indica, podendo até se confundir com preto dependendo da luz. Essa cor é mais sóbria, deixando qualquer mulher mais fina. Outro aspecto a se considerar é o fato dessa cor exigir menor cuidado que os outras, não requerendo manutenção constante ou grandes cuidados com matização, por exemplo.

Castanho acinzentado

Essa já é aquela cor mais fria. Diferente dos outros tons, ela puxa mais para o lado do azul que para o amarelo. É moderno e fica perfeito em mulheres asiáticas, dando um toque de estilo mas sem exageros. Considera-se o acinzentado um castanho mais sóbrio, trazendo seriedade ao look. Uma dica legal é a adoção desse tom por mulheres que possuem fios brancos, visto que eles podem ser incorporados à cor de modo discreto.

Castanho dourado

Aquela cor que te deixa em dúvida: ela é loira ou morena? Mas a resposta é: ela possui fios castanhos dourados. É bem mais claro que os outros marrons e se assemelha mais ao tom mel. É o cabelo perfeito para o verão, dando um toque de leveza e jovialidade à composição. Fica bom com todos os tons de pele, mas mulheres pardas em especial são perfeitas para essa cor, que levanta e ilumina o rosto.

Leia também: Mechas contour: a técnica que ilumina o rosto e valoriza cada tipo de cabelo

Castanho acobreado

Lindo, ousado e invejável, esse é o castanho acobreado. Sua base puxa para o laranja, criando a combinação perfeita entre o ruivo e o castanho. É uma cor muito divertida e descolada. Ela também se ilumina quando exposta ao sol, atraindo olhares de admiração por todos os cantos. O castanho cobre funciona bem para mulheres de pele mais clara e pode ser adaptado para todos os tipos de corte, até os mais simples, dando um up aos fios.

Já escolheu que tom você mais gosta? Anote aí na cadernetinha e chegue na sua cabeleireira ou cabeleireiro favorito explicando a cor que você deseja como uma verdadeira profissional.

Cuidados com o cabelo castanho

E de nada adianta saber o tom certo para você e já escolher de cara seu cabelo castanho perfeito sem conhecer os cuidados com essa cor, né? Então confira as dicas abaixo.

1. Efeito dos agentes externos

Algo a se prestar atenção são os efeitos que os agentes externos possuem sobre os cabelos. Muitas vezes a exposição ao sol, ao cloro da piscina, à poluição e até mesmo o próprio clima do lugar em que você vive podem alterar o pigmento do seu cabelo, causando reflexos avermelhados naturais ou decorrentes da oxidação da tinta castanha, o que geralmente causa uma aparência desagradável. Dessa forma, sua principal aposta deve ser o leave-in com proteção solar, que te permite curtir sua vida sem preocupações.

2. Brilho

Como o cabelo castanho é mais comum e às vezes não tem aquele appeal dos loiros, ruivos e coloridos, o melhor a se fazer é apostar na luminosidade dos fios. Sua estrutura absorve melhor o brilho, refletindo e encantando todos que os veem. Óleos são ideais para esse tratamento de brilho, mas use-os com cautela para não acabar com madeixas excessivamente oleosas. Lembre-se que mulheres de cabelos cacheados podem usar mais, já que os fios são mais secos, enquanto as de cabelo liso devem ter atenção redobrada.

Leia também: Cabelo preto azulado: 40 inspirações e dicas para ter o cabelo dos seus sonhos

3. Hidratação

Outro fator essencial para sempre manter a saúde dos fios é a prática de hidratar o cabelo, fazendo constantemente máscaras e tratamentos emolientes. Fontes de calor como chapinha, secador de cabelo e babyliss podem influenciar no ressecamento do cabelo, deixando-o opaco e com frizz, e é aí que a hidratação vai agir, evitando esses problemas.

4. Produtos próprios

Os cabelos castanhos geralmente são deixados de lado quando se fala sobre produtos específicos, já que o foco é muito maior no uso de shampoos e condicionadores para fios ruivos e loiros. Entretanto, existem linhas específicas para as morenas e seu uso é importante para evitar cabelos desbotados, manchados e desidratados.

5. Tonalizantes e matizadores

Eles também são muito esquecidos pelas morenas, mas os tonalizantes e matizadores são aliados do cabelo castanho. Com apenas algumas lavagens com esses produtos, você garante uma cor igual por todo o comprimento. Esse cuidado deve ser ainda maior por quem usa tintura para manter o cabelo castanho, que tende a desbotar facilmente. O interessante desses cosméticos é que eles atuam na superfície e não causam ressecamento.

Agora é só juntar todas essas dicas para poder ter um cabelo castanho nutrido e belo.

Como pintar o cabelo de castanho em casa

Uma maneira econômica e prática de alcançar o desejado cabelo castanho é pintando os fios em casa mesmo, então, se você é uma especialista nos DIY, fique de olho nos tutoriais a seguir.

Voltando a ser morena, com Adri Schiessl

Adri conta seu histórico com cabelos castanhos e porque decidiu abrir mão das luzes loiras para voltar a ser morena. Ela utiliza no vídeo a tinta da L’Oréal Paris e consegue um resultado sem igual. Não perca!

Pintando o cabelo crespo, do canal Ao Natural

Algo comum ao descolorir o cabelo é ele perder definição e ficar desgastado. Por isso a youtuber do canal Ao Natural ensina o passo a passo para pintar o cabelo crespo em casa, voltando a ter os lindos cachinhos e o volumão desse tipo de fio.

Escurecendo as madeixas, por Daniela Lima

Daniela Lima fala sobre como ela decidiu abandonar o loiro e aderir de vez ao visual castanho com o uso do tonalizante. Essa transformação é uma boa opção para devolver a saúde dos fios e ainda garantir um visual bem estiloso.

Colorindo para castanho, por Tatiana Lobo

Tatiana Lobo conta sua experiência pessoal ao colorir o cabelo de castanho e faz também a demonstração de como aplicar os produtos em mechas loiras. Ela fala desde as etapas iniciais do processo, como a pré-pigmentação até o passo final que é a aplicação do neutralizante.

Com tinta ou tonalizante, sozinha ou com ajuda, pintar o cabelo em casa é sempre uma opção e a vantagem do castanho é que ele não oferece grandes riscos de danificação ao cabelo.

4 produtos para cuidar e pintar os cabelos castanhos

Se sua maior dúvida é saber quais produtos usar para pintar os fios de castanho ou até mesmo para manter a cor e brilho de maneira certa, veja abaixo alguns exemplos de shampoo, hidratante e máscaras incríveis.

Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Ela é Carioca Máscara Tonalizante, na Beleza na Web
  2. “Além de tonalizar o cabelo e deixar a cor incrivelmente mais linda, Ela é Carioca! também hidrata os fios e deixa o cabelo com uma maciez e brilho indescritíveis.” – Larissa Brauna

  3. Máscara Manutenção da Cor Color Booster Brown, na Perfumaria Seiki
  4. “O creme é bem denso, fácil de aplicar. Eu substituí a minha máscara de nutrição no cronograma por ela, porque além de manter a cor ela possui vários óleos (12 óleos multifuncionais) e ajuda a dar brilho.” – Ana Catarina

  5. Shampoo Seco Batiste Toque Castanho, na Ikesaki Cosméticos
  6. “Gosto muito dele, isso porque além de sumir rápido ele não deixa o cabelo super opaco. Esse shampoo a seco deixa o cabelo com cara de limpo, mas ainda mantendo um certo brilho natural.” – Bruna Tavares

  7. Tintura Kolestom 40 Castanho Médio, na Panvel
  8. “Gostei muito da consistência, não tem cheiro forte, não ressecou o meu cabelo e pintou super bem, o bom dela que ela vem com um ativador de cor pra usar depois de 15 dias da tintura.” – Lilian Reis

Não espere mais e decida transformar o visual de vez e assumir os cabelos castanhos, arrasando com nuances de chocolate, mel ou outros tons de marrom.

Assuntos: Cabelos

Para você