Brincadeiras para chá de panela: 25 ideias para animar a festa e dar muita risada

Escrito por Carol Romani

iStock

O chá de panela é um momento muito especial para a noiva, pois ela recebe familiares e amigos para a ajudarem nessa nova fase. Para receber bem os convidados, nada melhor do que as brincadeiras para chá de panela, que animam a galera e são ótimas para fazer o pessoal interagir.

Seja um chá de panela somente com mulheres ou com homens também, todos podem entrar na brincadeira. Veja algumas ideias de brincadeiras para o seu chá de panela ser ainda mais incrível:

1. Adivinhe o presente

Esta é a tradicional brincadeira em que a noiva deve adivinhar o que tem dentro do pacote de presente. Caso ela acerte, a pessoa que deu o presente deve pagar um castigo escolhido pela noiva, caso a noiva não acerte o palpite, a pessoa que deu o presente pode dar um castigo à noiva.

2. Brincadeira para chá de cozinha moderno: quem sou eu?

iStock

Para quem quer apostar em um chá de cozinha moderno, esta brincadeira é perfeita para substituir a tradicional adivinhação de presentes. Para brincar, as convidadas recebem um papel na chegada do chá, para que escrevam suas principais características, gostos ou até mesmo algo que ela sempre diz para a noiva. Em seguida, elas colam o papel no presente. Quando a noiva pegar o presente, através da frase tentará adivinhar de quem é o presente. Se a noiva não acertar, ela recebe o castigo, se acertar, pode dar castigo à convidada.

3. Jogo de perguntas para chá de panela: entrevista sobre o noivo

A equipe organizadora do chá deve coletar algumas informações sobre o noivo. No dia do chá, a noiva deve responder todas as perguntas corretamente, sobre datas de aniversário do noivo e do casal, cor preferida do noivo, comida favorita, gosto musical, curiosidades sobre a família do noivo, etc. Use a criatividade para fazer perguntas aleatórias, a intenção é que ela não acerte tudo para que as convidadas possam se divertir pintando a noiva ou fazendo ela pagar um castigo toda vez que ela errar.

Leia também: Despedida de solteira: 50 ideias e dicas para tornar este dia inesquecível

4. Feitiço contra o feiticeiro

iStock

No começo da festa, peça para que as convidadas escrevam um castigo para a noiva em um pedaço de papel. Elas devem colocar o nome atrás do papel e guardá-los em uma caixinha. Depois, cada convidada deve sortear um papel, e ao invés da noiva pagar o castigo, a própria convidada que escreveu deve fazê-lo. Por exemplo, se a convidada escreveu para a noiva fazer uma dança sensual, ela mesma deverá pagar o castigo.

5. Reconheça a história

Esta é uma brincadeira muito divertida que faz a noiva recordar bons momentos que teve com cada convidada. Em um papel, cada amiga escreve uma situação engraçada que ela tenha vivido com a noiva. Em seguida, coloca o papel em uma caixinha. No momento da festa, a noiva pega um papel por vez, lê a história e tenta adivinhar quem foi a amiga que escreveu. Se ela adivinhar, a convidada se levanta, entrega o presente e paga um castigo. Se a noiva não acertar quem escreveu, a convidada pode dar um castigo à noiva.

6. Fio de costura

iStock

Antes de começar o chá, cada convidada deve cortar um pedaço de uma linha de costura, do tamanho que desejar e guardar consigo. No final do chá, após feita a brincadeira para revelar os presentes, cada convidada tenta envolver a cintura da noiva com o fio que cortou. Aquela que acertar o tamanho da cintura da noiva, ganha um brinde. Pode ser chocolate, ou uma lembrancinha especial preparada somente para quem acertar os desafios.

7. Desafio: vestido de papel

Organize as convidadas em equipes, o ideal é de 3 a 5 pessoas, dependendo do número de pessoas. Cada equipe irá escolher uma pessoa para ser a noiva, e deverão montar um vestido e produzir essa noiva, toda de papel higiênico. A organização do chá de panela deverá entregar para cada equipe alguns rolos de papel higiênico para que elas criem um vestido de papel maravilhoso com tempo total de 5 minutos cronometrados. Quando o tempo acabar, cada equipe deverá apresentar à noiva o seu vestido e a noiva escolherá qual ela mais gostou. A equipe do vestido escolhido ganhará um brinde da noiva.

8. Brincadeira para chá de panela com homens: ele ou ela?

iStock

Alguns dias antes do chá, a equipe organizadora deve fazer algumas perguntas ao noivo e a noiva e escrever em um papel frases com coisas que eles disseram ou contaram. O ideal é captar citações engraçadas e aleatórias, sobre costumes, gostos e pensamentos dos noivos. Faça vários pequenos papéis, alguns com as falas do noivo e outros com as falas da noiva, dobre os papeizinhos e coloque em uma caixinha. No dia do chá, uma pessoa da equipe tira um papel por vez, lê para os convidados e eles tem que adivinhar se quem disse aquela frase foi o noivo ou a noiva. Quem errar paga um castigo.

Leia também: Festa de noivado: dicas de planejamento e 50 ideias para decorar

9. Declaração de amor

Esta brincadeira pode ser feita de duas formas. Ou a noiva faz a declaração de amor, ou as convidadas. O ideal é separar uma caixa com diversos objetos aleatórios, e a pessoa deve começar sua declaração de amor. Alguém deve estar no comando da brincadeira para sortear e mostrar os objetos. Quem estiver fazendo a declaração de amor deve tentar encaixar o nome do objeto mostrado no meio da sua declaração.

10. Brincadeira para chá de panela misto: quem é o noivo?

iStock

Nesta brincadeira, a noiva deve estar de olhos vendados. Em seguida, colocam-se alguns homens ao redor da noiva e ela deve tentar adivinhar qual deles é o noivo. Escolha homens que tenham uma altura e um perfil parecido com o do noivo, para confundir a noiva. Os homens não devem falar durante a brincadeira, pois a noiva pode reconhecer o noivo pela voz. Se desejarem, eles podem circular ao redor dela para dificultar a brincadeira.

11. Bingo

Para quem quer sortear brindes durante o chá de panela, o bingo é uma maneira superdivertida para animar os convidados. No início do chá, entregue uma cartela de bingo para cada convidado e peça que escrevem seus palpites sobre o que a noiva irá ganhar. A medida que a noiva abre os presentes, quem acertar o presente, marca um quadro. Desta forma, quem completar a cartela ou a fileira, ganha um brinde.

12. Nossa história: brincadeira para chá de panela com homens e mulheres

iStock

Esta brincadeira é parecida com a declaração de amor, mas neste caso, os noivos devem contar a sua história de amor, um por vez. Escolhe-se alguns dos convidados para mostrar objetos aleatórios enquanto eles tentam contar a história de como se conheceram e começaram a namorar, etc. Ganha a brincadeira quem contar a melhor história, escolhida pelos convidados.

13. Verdade ou mentira

Outra ideia de brincadeira para chá de panela com homens. Escolha um familiar ou amigo de infância do noivo e uma amiga ou familiar próxima da noiva. Ambos terão de contar uma história inédita sobre os noivos e o parceiro terá de dizer se esta história é verdade ou mentira. É uma brincadeira um pouco polêmica, então é bom evitar contar se for algo muito constrangedor. A intenção é contar alguma história engraçada do passado que os noivos não saibam um do outro.

Leia também: Chá de casa nova: o que você precisa saber para fazer o seu

14. O tempero do amor

iStock

Em alguns pratinhos plásticos, coloque um tipo de tempero em cada um, como por exemplo: salsinha, cebolinha, almeirão, alho, manjericão, etc. Depois, vende a noiva e ela terá de adivinhar qual é o nome de cada tempero. Caso ela erre, as convidadas poderão sortear um castigo para ela pagar.

15. Raio X

Em um saco de tecido, coloque alguns utensílios de cozinha aleatórios. O tecido não pode ser transparente, mas também não muito grosso pois as convidadas deverão apertar o saco para tentar adivinhar o que tem dentro. Cada convidada poderá ficar com o saco durante um minuto e em seguida devem passar para a próxima convidada. Quando todas já tiverem recebido o saco, receberão um papel e uma caneta para escrever o que elas acham que havia dentro do saco. Quem acertar mais objetos ganha a brincadeira.

16. Nome da noiva

iStock

Esta é uma das mais tradicionais brincadeiras para chá de panela. No início do chá, as convidadas escolhem um nome diferente e engraçado para a noiva. A partir daí, todas só poderão chamá-la pelo nome escolhido. Quem errar, chamando a noiva pelo seu nome real, deverá pagar uma prenda.

17. Celebridade

No início do chá, as organizadoras escrevem o nome de uma celebridade em um post-it e cola nas costas da convidada. Depois, elas devem tentar adivinhar qual celebridade elas são, uma por vez, apenas com perguntas que possam ser respondidas com “sim” ou “não”. Cada convidada tem a chance de fazer cinco perguntas e quem não adivinhar paga um castigo.

18. Conselheira amorosa

iStock

Corte papéis com formatos de coração e dê um para cada convidada. Nele, elas deverão escrever um conselho sobre a vida a dois. Depois, a noiva terá que ler os conselhos em voz alta e tentar adivinhar quem foi que escreveu. Esta brincadeira pode se tornar um lindo quadro ou caderno de recordações para a noiva, pois ela pode pendurar em um mural os corações com os conselhos, ou colar em um caderno de recordações.

19. Ideias de castigos

Como muitas brincadeiras envolvem castigos, ou também conhecidos como “prendas”, selecionamos alguma ideias divertidas de castigos para as brincadeiras de chá de panela. Algumas opções são: pintar o rosto com tinta ou batom, dançar com a vassoura, vestir várias peças de roupa, contar piadas, cantar músicas em inglês, usar fantasias, imitar algum animal, entre outras que fazem a galera cair na risada.

20. Eu nunca

iStock

Esta brincadeira pode ser feita com bebidas, como espumante, suco, refrigerante, ou também com chocolate tipo confete. Faz-se uma roda com a noiva e as convidadas, cada uma com um copo na mão, ou de bebida ou com os chocolates. Uma pessoa por vez irá dizer a seguinte frase: “Eu nunca…”, e completar com algo que já fez, como por exemplo: “Eu nunca dormi de maquiagem”, e todas aquelas que estiverem na roda e já tiverem feito o que a pessoa disse que nunca fez, devem tomar um gole da bebida ou comer um pouco dos chocolates. Quem chegar ao final com o copo mais cheio, ganha um brinde.

21. Classificados

No início da festa, cada convidada recebe uma folha de papel para que ela descreva algum objeto que ela queira desapegar/vender, como por exemplo: sapatos, roupas, relógio, etc. Ela deve escrever como se fosse um anúncio nos classificados do jornal, dizendo sobre suas qualidades, estado de conservação, entre outros. Em seguida, as convidadas sentam em roda para ler seus anúncios, mas na brincadeira elas devem substituir o nome do produto pelo nome do noivo.

22. Jogo de perguntas para chá de panela: quem conhece melhor a noiva?

iStock

Nesta brincadeira, as convidadas devem responder algumas perguntas que a organizadora do chá fará sobre a noiva, como: cor do cabelo, data de aniversário, comida preferida, com quem foi o primeiro beijo, etc. Quem conseguir responder o maior número de perguntas, ganha um brinde.

23. Quiz do amor: brincadeira para o noivo e a noiva

O noivo e a noiva devem ficar de costas um para o outro. Cada um deve ter em suas mãos uma pequena lousa para escrever suas respostas. A organizadora faz uma pergunta ao casal e eles têm alguns segundos para responder. Depois, mostram o que escreveram ao mesmo tempo e, se um dos dois errar, deve pagar um castigo.

24. Fotos antigas: ótima brincadeira para chá de panela chique

iStock

No convite do chá de panela, pede-se que a convidada leve uma foto sua de quando criança e deixe junto com o presente. Quando a noiva pegar o presente, ela deve tentar descobrir quem é a pessoa da foto, se ela adivinhar, ela pode abrir o presente e a convidada paga um castigo, se não acertar, a noiva paga o castigo para poder abrir o presente.

25. Caçada

Ótima brincadeira para fazer as convidadas interagirem. Organize pequenas equipes e dê a elas uma lista de coisas que elas precisam encontrar até o final da festa. Você pode escrever na lista coisas que têm no local ou até mesmo coisas aleatórias para que soltem a criatividade na hora de procurar os objetos. No final do chá, a equipe que conseguir o maior número de objetos da lista, ganha um brinde da noiva.

São diversas opções de brincadeiras para animar seu chá de panela. Uma dica é escolher entre 3 ou 4 brincadeiras para não cansar os convidados. Escolha aquelas que se identificam mais com o seu tipo de festa e que você saiba que as convidadas irão gostar. O importante é tornar este dia especial ainda mais divertido, e que cada presente tenha uma história divertida para você lembrar da pessoa que o entregou.

Assuntos: Organização

Para você