Chá de casa nova: o que você precisa saber para fazer o seu

Do cardápio a sugestões de lembrancinhas, veja o que considerar na hora da organização

Escrito por Ananda Almeida

Foto: iStock

Não importa o estado civil, o que cada vez mais gente vem descobrindo é que um dos maiores prazeres de ter um lar para chamar de seu é receber os amigos em casa. E já que sempre rola certa curiosidade quando alguém se muda, por que não quebrar o gelo de uma vez com uma festa de inauguração? É aí que entra o chá de casa nova.

Apesar de semelhante ao chá de cozinha no que diz respeito a contar com uma força dos amigos para terminar de equipar a casa, o chá de casa nova – ou open house – tem como proposta apresentar o novo cantinho para eles. Por isso, o ideal é que ele seja feito somente quando a casa já estiver pronta para receber os convidados. O chá de casa nova também pode ser feito quando você se casa – ou só resolve juntar as escovas de dente – com o seu parceiro ou parceira.

Gostou da ideia? Então confira algumas dicas para organizar esse encontro tão especial.

O que considerar na hora de organizar o chá de casa nova

Foto: iStock

Para quem recentemente teve que cuidar de um casamento, pensar em organizar uma nova festa pode parecer assustador. Mas, uma das coisas mais legais do chá de casa nova é que ele tem ares de encontro informal, o que não quer dizer que não exija um planejamento básico para garantir conforto, comes e bebes, etc. para todos.

Veja abaixo alguns pontos importantes:

Leia também: Convite para chá de cozinha: modelos e inspirações lindas

  • Tamanho da casa: é ele, em conjunto com o espaço de convivência da casa, que vai determinar o número de convidados, já que a ideia é deixar todo mundo confortável. Nesse sentido, é importante observar que, dependendo do tipo de festa, não necessariamente precisa ter assento para todo mundo. Afinal, um levanta, outro senta… A ideia é circular e conhecer a casa.
  • Orçamento disponível: embora hoje em dia seja bastante comum rachar o valor dos comes e bebes com os amigos, o chá de casa nova remete à época em que o anfitrião se encarregava dessa parte enquanto os convidados, em um gesto de cortesia, levavam algum presente, como um vinho ou um vaso de flores. Principalmente quando há lista de presentes, é legal manter essa tradição até para demonstrar que o chá foi feito para apresentar a casa e ter um pouquinho de cada amigo ali. Aí a conta é simples: quanto maior o número de pessoas, maior é o gasto. Como alternativa, você também pode pensar em opções mais em conta, como pedir pizzas.
  • Horário do evento: assim como no casamento, ele ajuda a determinar o clima do encontro, visto que tem relação direta com o que será servido para comer e, por consequência, no número de convidados. Por exemplo: se a festa rolar na hora do almoço, pode ser necessário ter mais lugares para que todos comam de maneira confortável, já se for à noite, dá para servir aperitivos e não tem problema que boa parte dos convidados fique em pé.
  • Estilo do casal: de nada adianta propor uma cocktail party se o casal gosta de se reunir com os amigos de maneira intimista, como em uma roda de conversa. Por isso, além do horário, é importante levar o estilo do casal em conta para fazer as devidas adaptações no cardápio e na quantidade de pessoas.
  • Convidados: definido o tipo de festa que combina com vocês e o tamanho da casa, é hora de partir para a lista de convidados que, no caso do chá de casa nova, costuma ser enxuta e não tem problema. Vale lembrar que se trata da apresentação da sua casa, ou seja, algo bastante íntimo que você não precisa estender a um colega de trabalho com quem não tem intimidade.

Você deve ter reparado que, na hora da organização, uma coisa está ligada à outra e é importante frisar que não existem regras, basta pensar nos pontos levantados para certificar que tanto vocês quanto os seus convidados ficarão à vontade para se divertir.

Como dica, vocês também podem pensar em uma playlist, fazer brincadeiras, entre outras atividades.

É necessário ter uma lista de presentes?

Foto: iStock

Como dito anteriormente, o chá de casa nova tem muito dessa nostalgia de visitar a casa de alguém e levar um mimo para o anfitrião, seja uma bebida para complementar o barzinho, um item decorativo ou um utensílio de cozinha. Deixar a lista aberta, como nos velhos tempos, é interessante porque cada convidado acaba levando um pouco de si para colocar na sua casa, mas a verdade é que fazer uma lista ou não vai depender da sua necessidade. Se a casa já estiver completa, deixe a critério dos amigos, senão, faça uma lista com o que está faltando. Os itens a seguir são alguns exemplos de coisas que frequentemente a gente esquece de comprar para a casa nova:

Itens para a lista de chá de casa nova

  • Diferentes formas de bolo e assadeiras;
  • Abridor de latas;
  • Pegador e escorredor de macarrão;
  • Ralador de queijo;
  • Concha;
  • Colher de pau;
  • Escumadeira;
  • Colher de sorvete;
  • Bowls e potes com tampa;
  • Açucareiro;
  • Desentupidor;
  • Copos e colheres medidoras;
  • Aromatizador de ambientes;
  • Saleiro e pimenteiro;
  • Paliteiro.

Esses, claro, são só alguns exemplos. Como dica, caso esta seja a primeira vez que você vai morar sozinha, você pode pedir ajuda para pessoas mais experientes, como sua mãe ou alguma amiga que tenha passado por isso há pouco tempo, perguntando quais são as principais coisas que a gente esquece de comprar, mas que fazem falta no dia a dia. O bom é que são itens relativamente em conta que não pesam no bolso dos convidados.

Cardápio para o chá de casa nova

Foto: iStock

Para durar e manter as pessoas de bom humor, uma boa reunião de amigos tem que ter comida! Com restrições de orçamento e/ou de espaço, o problema, muitas vezes, é escolher o que preparar. Se você está nessa dúvida, aqui vão algumas dicas, de acordo com o horário do evento:

Leia também: 6 dicas para decorar a nova casa com móveis antigos

  • Brunch: boa opção para chás de casa nova com familiares ou para pessoas mais diurnas, o brunch tem como vantagem ocupar a faixa de horário entre o café da manhã e o almoço, podendo se estender até mais tarde. Ou seja, é um café da manhã reforçado que acaba funcionando como almoço sem que você precise, de fato, pensar em entrada, prato principal e sobremesa. E quem não adora um café da manhã completo, digno de hotel? Entre as sugestões do que servir estão pão de queijo, tortas, bolos, pães e frios, ovos mexidos, entre outros.
  • Almoço: é uma refeição em que as pessoas normalmente esperam comer algo mais substancioso, como um churrasco ou pratos de comida mesmo, o que a torna a opção ideal para quem gosta e se sente à vontade de cozinhar para os amigos. Funciona melhor para quem tem cozinha americana ou com pratos que podem ser preparados antes e, depois, só precisam ir para o forno. Assim, os anfitriões ficam livres para interagir com os convidados. Vale lembrar que, dependendo do que for feito, as pessoas precisarão sentar para comer, o que pode reduzir a lista de convidados.
  • Chá da tarde: como o brunch, ele tem a facilidade de não precisar ser uma refeição completa, podendo ser composto por várias coisas compradas na sua padaria favorita, como pães de queijo, salgadinhos, tortas e bolos. Receitas caseiras também podem entrar na roda e são super bem-vindas.
  • Coquetel: outra ideia prática e bem divertida, o coquetel pode ser feito no fim da tarde ou à noite, e é a opção mais adequada para quem não tem muito espaço, mas quer chamar mais gente, já que, no coquetel, as pessoas ficam circulando e mais gente pode ficar em pé. A comida, claro, tem que ser igualmente prática, para comer com as mãos, como torradinhas com patês, minissanduíches, antepastos ou algo que possa ser servido de maneira criativa, como em um copinho com colher. E não se esqueça das bebidas, incluindo opções alcoólicas.
  • Jantar: uma das melhores coisas do jantar é que é uma faixa de horário extremamente versátil. Vocês podem tanto preparar alguma especialidade culinária para os amigos quanto fazer algo bem mais informal, como pizzas, hambúrgueres ou mesmo jantares temáticos, como mexicano, árabe, japonês, etc. Vai depender do espaço, do orçamento e do estilo de vocês.

Decoração do chá de casa nova: 7 ideias para te inspirar

Se o objetivo do chá de casa nova é justamente apresentar seu novo cantinho para os amigos, não tem porque enchê-lo de decorações, afastar os móveis e esconder o visual real da casa. Mesmo assim, como a disposição da comida já provoca uma mudança – principalmente quando não cabe tudo na mesa e é necessário usar aparadores, mesas de centro, etc. – fica charmoso decorar esses espaços com uma toalha bacana, flores e até algumas firulas como bandeirolas e uma lousinha com o cardápio.

1. Deixar a comida bem apresentada é o primeiro passo

Foto: Reprodução / A Beautiful Mess

2. Barzinhos são práticos e não precisam de muita decoração

Foto: Reprodução / Design Sponge

3. Se a festa for ao redor da mesa, a dica é caprichar nos detalhes

Foto: Reprodução / Design Sponge

4. Um mural de fotos decora e homenageia os amigos

Foto: Reprodução / As três flores

5. Arranjos de flores na mesa fazem uma diferença enorme

6. Assim como pequenos vasinhos de flores delicados

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

7. Não tenha medo de apostar nas flores, elas são incríveis!

Foto: iStock

O bacana de o chá de casa nova ser feito em casa é que não existe a preocupação de preencher o espaço, como em um buffet. Por isso mesmo, não precisa ser nada grandioso. Aí vai de vocês escolher o que será mais funcional, estará de acordo com o orçamento e o que mais combina com a personalidade de vocês.

Lembrancinhas para o chá de casa nova

Como quase tudo no chá de casa nova, não há regras para a lembrancinha, tampouco ela é obrigatória. Mas vai dizer que você também não fica feliz quando recebe um mimo desses? Veja abaixo algumas sugestões para agradar os convidados:

5 ideias de lembrancinha para o seu chá de casa nova

1. Já pensou em um vasinho de suculentas?

Foto: Reprodução / Bela Suculenta

2. Um potinho de ingredientes para preparar uma receita também é um charme

Foto: Reprodução / Dani Noce

3. Já os biscoitos decorados são bons porque podem ter a cara de vocês

Foto: Reprodução / Funny little cookies

4. Com as mini geleias personalizadas a mesma coisa!

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

5. E por que não transformar o bolo de rolo no novo bem casado?

Foto: Reprodução / Lucinha Cascão

Esperamos que as dicas tenham te ajudado a começar a organizar seu chá de casa nova! E lembre-se que, se algo não sair do jeito que você gostaria, não tem problema, você terá diversas outras oportunidades para receber os amigos em casa.

Leia também: 70 deliciosas receitas de salgados para sua festa arrasar

Dicas pela Web