61 receitas de docinhos de festa que são verdadeiras tentações

Brigadeiro, beijinho, quindim, mousse de limão e bicho de pé são apenas algumas das ideias. Inspire-se e faça você mesma!

Escrito por Tais Romanelli
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Dizem por aí que festa que é festa conta com um bom bolo e deliciosos docinhos! Estes últimos, aliás, encantam pela variedade! Brigadeiro, beijinho, cajuzinho e quindim são provavelmente os mais conhecidos… Quem nunca se rendeu a eles em um aniversário, por exemplo?!

Mas, eles estão longe de serem as únicas opções! A criatividade hoje em dia é muito apreciada e, por isso, não faltam sugestões de doces que podem ser servidos com sucesso num evento – seja um aniversário infantil ou adulto, um batizado, um chá de bebê, um noivado ou até mesmo um casamento.

E o que talvez você não saiba – mas que é o melhor de tudo! – é que a maioria dos docinhos de festa podem ser preparados facilmente em casa, sem muito segredo!

Aliás, atualmente, não são raras as pessoas que optam por fazer os próprios doces, seja por uma questão de economia, seja pela vontade de participar mais ativamente dos preparativos de um evento especial. E, se você também faz parte deste “time de pessoas”, vai adorar as ideias abaixo!

Brigadeiros

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

1. Brigadeiro gourmet: o grande diferencial de um brigadeiro gourmet para um tradicional são os ingredientes usados. No brigadeiro gourmet usa-se ingredientes mais nobres, como um bom chocolate, um bom leite condensado e uma dose de criatividade!

Leia também: 22 receitas de doces com leite Ninho para adoçar seus dias

2. Brigadeiro de Nutella: ideal para quem ama doces e não resiste à deliciosa Nutella! Se você não tiver o chocolate em barra, pode usar chocolate em pó, mas não é aconselhado usar achocolatado pois pode ficar doce demais.

3. Brigadeiro de churros: uma combinação de textura e sabor deliciosa e única. Impossível comer um brigadeiro só! E o melhor de tudo é que o preparo é simples e rápido. O rendimento da receita é de 10 unidades.

4. Brigadeiro de maracujá: um doce delicioso e fácil de fazer. Você usará apenas leite condensado, suco de maracujá concentrado, açúcar refinado, sementes de maracujá, margarina (para passar nas mãos) e forminhas de papel.

5. Brigadeiro de limão: uma sobremesa deliciosa, fácil e que fica pronta bem rápido, além de ter uma apresentação ótima. Os ingredientes são leite condensando (de boa qualidade), limão tahiti e canudinhos.

6. Brigadeiro branco com uva verde: receita fácil, mas que resulta em deliciosos docinhos. Você usará leite condensado, manteiga, uvas verdes sem caroço, açúcar ou leite em pó. A vantagem de se utilizar a uva, sobretudo, é que a sobremesa não fica tão doce.

Leia também: 19 receitas de bolo de caneca para facilitar e adocicar a sua vida

7. Brigadeiro de paçoca: uma combinação de sabores sensacional, para amante de doce nenhum colocar defeito! Boa dica para as festas juninas e julinas, mas, claro, você pode fazer sempre que der vontade!

8. Brigadeiro de cookie: você usará leite condensado, manteiga, creme de avelã, cookies e chocolate ralado. Tudo isso garantirá docinhos muito saborosos e com uma textura ótima.

9. Brigadeiro de pistache: você pode comprar a pasta de pisctahe já pronta ou fazer a sua, como é ensinado nesta mesma receita. Você utilizará também leite condensado, manteiga e chocolate. Docinhos diferentes e muito gostosos.

10. Brigadeiro de baunilha: um mix de duas sobremesas deliciosas. Você precisará de leite condensado, ovos, manteiga, fava de baunilha, creme de leite pasteurizado e açúcar cristal.

11. Brigadeiro de Kit Kat: uma receita deliciosa, perfeita para quem ama doces, e fácil de fazer. Você usará, além do Kit Kat, manteiga, leite condensado e Nutella. Boa dica para festas de crianças e adultos, todos vão amar!

Leia também: 10 receitas de alfajor para fazer com uma mão nas costas e comer rezando

12. Brigadeiro de leite Ninho e MM’s: o rendimento é de 25 brigadeiros médios. Receita ideal para quem adora inovar na cozinha e, claro, ama doces! Você só precisará de leite condensado, leite em pó, chocolate tipo confete e manteiga.

13. Brigadeiro de caramelo: uma versão diferente de brigadeiro que, com certeza, vai encantar muita gente. Você usará açúcar, manteiga, leite condensado, flor de sal e açúcar mascavo para enrolar.

Doces, balas e variações

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

14. Beijinho: um doce muito tradicional principalmente nas festinhas de aniversário. Faz sucesso tanto entre crianças como adultos. E o melhor de tudo é que é superfácil de preparar.

15. Bala de coco: uma versão de bala de coco gourmet que anda fazendo muito sucesso nas mesas de doces por todo o Brasil! É uma receita fácil e que não necessita nem ir ao fogo. Você usará leite de coco, açúcar e amido de milho.

16. Olho de sogra: um doce delicioso e já tradicional em festas de aniversário. Você usará leite condensado, coco ralado seco, manteiga, ameixas pretas sem caroço, ovos e coco ralado para passar ao fim nos docinhos.

Leia também: 20 receitas de bolo de cenoura para alegrar o seu paladar

17. Cajuzinho: delicioso e bastante conhecido, o cajuzinho faz sucesso em festas infantis e de adultos. Nesta receita, o rendimento é de 8 doces que ficam com uma apresentação ótima… Então, é só adaptar os ingredientes para a quantidade que precisar!

18. Bicho de pé: também conhecido como brigadeiro de morango, é uma ótima opção para festas! E, detalhe, se você deixar num ponto mais mole, pode usar até como recheio de bolo ou torta.

19. Docinho de leite Ninho: se você não tiver grandes preferências, pode usar qualquer marca de leite em pó, não precisa ser necessariamente o Ninho. Essa quantidade de ingredientes rende de 20 a 30 docinhos, dependendo do tamanho que você enrolar.

20. Casadinho: nos casamentos, acredita-se que esse docinho simboliza a união de duas pessoas diferentes. Além disso, é um doce simples de preparar, feito com brigadeiro branco e brigadeiro preto, e muito gostoso.

21. Chocolate crocante: mais uma receita deliciosa, com ingredientes simples e muito fácil de preparar. Você precisará de chocolate (nobre) meio amargo, flocos de arroz, açúcar, água e margarina.

22. Trufa de maracujá: receita fácil, mas deliciosa. Você vai precisar de uma forminha plástica especial para trufas, mas, se não tiver, não se preocupe, pois poderá encontrar a forminha facilmente em supermercados ou em lojas especializadas em confeitaria e chocolateria.

23. Cone trufado: você precisará de chocolate branco, creme de leite, rum, chocolate ao leite, chocolate meio-amargo, casquinhas de waffer e chocolate granulado. O tempo de preparo é de aproximadamente uma hora.

Doces de colher

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

24. Brigadeiro de colher: uma receita de sucesso, que agrada a maioria das pessoas, além de ser fácil de preparar. Você usará leite condensado, chocolate em pó, manteiga extra sem sal e creme de leite.

25. Cocada mole: também pode ser chamada de cocada de colher. Você usará leite condensado, leite, margarina e coco ralado. Delicioso e fácil de fazer, é sucesso garantido nas festas!

26. Danoninho: nesta versão de danoninho caseiro você usará somente quatro ingredientes, que são leite condensado, creme de leite, iogurte natural e suco em pó sabor morango. Você pode também variar o sabor da sobremesa, preparando com suco de maracujá, limão ou uva.

27. Mousse de maracujá: é uma receita simples, mas que sempre agrada pela combinação certa de sabores! Em potinhos, a mousse fica ótima para ser servida nas mais variadas festas.

28. Mousse de limão: deliciosa e fácil, a mousse de limão também cai muito bem quando colocada em potinhos e servida em festas. Você usará apenas creme de leite, leite condensado e suco de limão.

29. Mousse de chocolate: receita prática, leva apenas quatro ingredientes. Separe o creme de leite, o chocolate meio-amargo ou ao leite, os ovos e açúcar, e corra preparar este doce delicioso!

30. Quindim na caneca: uma receita de micro-ondas, prática, rápida, ou seja, perfeita para a correria do dia a dia. Você usará coco ralado, leite de coco, açúcar, ovos, margarina sem sal e essência de baunilha.

31. Minipudim: pudim de leite condensado é uma receita maravilhosa para preparar em casa e também para servir em festas. É fácil, rápida e fica uma delícia, todos vão amar! O rendimento desta receita é de seis porções.

32. Paçoquinha de colher: receita fácil que nem vai ao fogo. Fica supercremosa e, para fazer aproximadamente 12 copos, você só usará 10 paçocas (de rolha) amassadas com garfo, 5 colheres de leite em pó e creme de leite.

33. Bicho de pé de colher: esse conhecido doce também faz muito sucesso quando colocado em potinhos para ser comido de colher, boa dica para aniversários, noivados, chá de bebê etc.! Você usará leite condensado, gelatina de morango e manteiga.

34. Torta holandesa no copinho: uma sobremesa a qual ninguém vai resistir! Você usará ovos, leite, açúcar, amido de milho, manteiga, essência de baunilha, chocolate meio-amargo e creme de leite. Para decorar, biscoitos Calipso.

Bolos, biscoitos e tortas

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

35. Cupcake: uma receita fácil de fazer e que vai encantar todos os amantes de chocolate! Rende 12 cupcakes, mas já faça uma quantidade extra com a certeza de que ninguém vai comer um só!

36. Cake pop: trata-se de deliciosos bolos no palito. Ficam bonitos e saborosos, sendo boa dica para servir em festas infantis, embora eles agradem também os adultos! Se você nunca fez, vale a pena aprender a receita!

37. Petit Gateau: uma sobremesa de muito sucesso. O petit nada mais é do que um bolinho, com a casca crocante e o interior todo cremoso. De tão delicioso, parece ser mega difícil de fazer, mas com esta receita você vai querer arriscar a fazer hoje mesmo!

38. Brownie: a receita certa para quem ama chocolate (e não está de dieta)! Você usará farinha de trigo, açúcar refinado, manteiga sem sal, chocolate picado, chocolate em pó, essência de baunilha, bicarbonato de sódio e ovos.

39. Donuts: capriche na quantidade porque ninguém vai parar no primeiro! Você usará leite integral, mel, fermento, ovos, sal, açúcar cristal, leite de coco, manteiga sem sal, farinha, doce de leite e açúcar de confeiteiro.

40. Cookies: cookie de chocolate é um biscoito fácil e rápido de fazer. Qualquer cookie de chocolate dá certo, mas há alguns segredos para que ele fique perfeito; e isso tudo você confere aqui nesta receita esperta!

41. Macarons: com a casquinha crocante e o recheio cremoso, essas “bolinhas coloridas” fazem muito sucesso nos mais variados eventos, inclusive em casamentos. O preparo não é dos mais simples, mas também não é um “bicho de sete cabeças”, ou seja, vale a pena fazer os seus macarons!

42. Pão de mel: um pão de mel que é garantia de sucesso, seja para degustar em casa com a família, seja para presentear, vender ou oferecer em uma festa. Você pode fazer com chocolate preto ou branco. Fica a dica!

43. Alfajor: feito com doce de leite, este docinho argentino faz o maior sucesso por aqui. O melhor de tudo é que dá para prepará-lo de forma simples, do “jeitinho brasileiro”. Nesta versão, por exemplo, com biscoito, ele ainda ganhou um palito e fica como uma ideia para servir num aniversário infantil.

44. Palha italiana: assim como os cupcakes, brigadeiros gourmet e bolos no pote, a palha italiana pode ser servida em um evento especial, ou ainda, pode ser feita para a venda, com garantia de sucesso!

45. Tortinha de limão: para fazer a massa você usará farinha de trigo, manteiga gelada, açúcar, sal, fermento em pó, ovo e leite. O creme é feito com leite condensado e suco de limão.

Docinhos adaptados a restrições

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

46. Amendoim confeitado: também conhecido como praliné. Você usará amendoim cru, açúcar, sal, água, chocolate em pó, fermento em pó e canela em pau. Ótima opção para festas juninas ou julinas.

47. Brigadeiro vegano: fácil e gostoso, boa dica para quem tem alergias ou intolerâncias. Você usará açúcar mascavo, cacau em pó, chocolate vegano e bananas verdes. O resultado é surpreendentemente bom.

48. Brigadeiro funcional de biomassa: receita que surpreende pela aparência mas também pelo paladar. O brigadeiro fica supergostoso, é cheio de fibras e nutrientes! Claro que não é tão açucarado como o tradicional, mas quando você observa o valor nutricional e as calorias, a conclusão é que vale a aposta.

49. Docinho de abacaxi com coco: muito saboroso, é simples de enrolar e, pra fazer, você não precisa do leite condensado, o que torna a receita mais barata e mais simples. Ideal para festas infantis, é sem lactose e sem glúten.

50. Bombom de prestígio vegano: fácil de fazer, é doce na medida certa e a combinação de coco com chocolate fica deliciosa! É feito, basicamente, com resíduo do leite de coco, açúcar demerara, água e amido de milho.

51. Quindim sem glúten e leite: esses deliciosos docinhos são feitos com gemas, coco ralado, açúcar refinado, clara, margarina sem leite, extrato de baunilha e glucose. O rendimento é de 16 quindins.

52. Biscoito de canela e amêndoas: exige certa paciência para modelar e cortar um a um, mas o resultado é encantador. Esses biscoitos são muito gostosos por terem base em amêndoas. Como não vai farinha de trigo nem manteiga, também é uma boa opção aos intolerantes a glúten e lactose.

53. Cookie fit de aveia e gotas de chocolate: versão diet que utiliza adoçante para forno e fogão, mas, se quiser, pode usar açúcar mascavo. Você usará ovos, manteiga de amendoim, farinha de aveia, aveia em flocos, óleo de coco, farelo de aveia, linhaça e chocolate amargo em gotas.

54. Brownie sem leite e ovo: receita vegana, que leva, basicamente, chocolate meio amargo, farinha de trigo, fermento, cacau em pó, açúcar cristal, leite de amêndoas, castanha do Pará, óleo, essência de baunilha e sal.

55. Bolo gelado de coco: uma sobremesa deliciosa e, neste caso, sem nenhum traço de lactose. Quem tem intolerância ou alergia ao leite de vaca pode aproveitar essa “toalha felpuda” sem medo! O preparo leva cerca de 50 minutos.

56. Mousse de chocolate sem glúten: com tantos ingredientes de baixa caloria e livres de glúten, algumas receitas tradicionais estão se renovando sem perder o sabor. E este é exatamente o caso desta mousse de chocolate, que é fácil de fazer e fica deliciosa!

57. Mousse de maracujá fit e sem lactose: um clássico da sobremesa brasileira mas numa versão mais saudável. Você usará castanha de caju, água de coco, biomassa de banana verde, maracujá, stévia ou mel ou demerara.

58. Tortinha de morango sem glúten e sem lactose: ideal para quem não quer “fugir muito” da dieta, pra quem é intolerante ou mesmo para quem procura uma sobremesa mais leve. Além do sabor, a apresentação é ótima!

59. Tartelete de banana com creme de avelã: fica incrível e o melhor de tudo é que é supersaudável, permitido dentro de uma alimentação equilibrada! Vale a pena aprender a fazer e, quem sabe, servir na sua próxima festa?!

60. Pudim de cocada: receita sem glúten e que rende seis porções. Você usará leite condensado (com ou sem lactose), água, ovos, coco ralado em flocos, essência de baunilha ou de coco.

61. Churros sem glúten e lactose: você usará água, sal, açúcar, creme vegetal, óleo de canola, farinha sem glúten, farinha de amêndoa, goma xantana, fermento em pó, ovos, canela em pó e extrato de baunilha.

Boas receitas de doce para alegrar sua festa ou, simplesmente, o seu dia a dia não faltam, não é mesmo?! O difícil mesmo é escolher qual fazer primeiro!

Para você