Despedida de solteira: 50 ideias e dicas para tornar este dia inesquecível

Escrito por Daniela Brisola

Veronica Ferraro

Casar envolve a preparação de diversos eventos antes da oficialização. Além dos chás já tradicionais, as noivas gostam de realizar a sua despedida de solteira, como último ato antes do início da vida de casada.

A despedida de solteira, normalmente, envolve as mulheres mais próximas da noiva, mas, não há nada que impeça que homens participem, desde que seja uma vontade da própria noiva. Hoje, há uma grande variedade de tipos de despedidas e, para saber como realizar uma festa inesquecível, leia a matéria a seguir.

Quando fazer a sua despedida de solteira?

A definição da data da despedida de solteira é o primeiro tópico a ser pensado durante o planejamento. A maioria das noivas prefere realizar a sua despedida alguns dias antes do casamento, para finalizar essa parte de preparação para a oficialização.

No entanto, é possível fazer em outra data. A dica é verificar com as convidadas mais especiais o dia que elas poderão participar, para que ninguém fique de fora deste momento tão especial.

Leia também: Festa de noivado: dicas de planejamento e 50 ideias para decorar

Outro fator determinante para a escolha da data é a disponibilidade do local onde pretende realizar a sua despedida. Há mulheres que gostam de fazer sua festa em lojas de lingeries e, neste local, só é possível fazer nos horários e dias em que a loja não esteja funcionando.

Caso haja convidadas de fora da cidade onde será realizada a despedida, é possível realizar a festa em um feriado, para que mais pessoas possam comparecer, mesmo aquelas que moram longe e precisem viajar para estar presentes.

Escolha uma data que a organização seja possível, que não te sobrecarregue de afazeres e anuncie a todas as convidadas a data escolhida. As pessoas que se importam com você farão o possível para estarem presentes neste momento tão importante e divertido.

Como planejar sua despedida de solteira

Nem sempre a organização da despedida de solteira fica a cargo da noiva. Madrinhas, amigas e familiares podem contribuir para ajudar a fazer este dia ser inesquecível. Abaixo, seguem algumas dicas para não errar no planejamento e fazer da sua despedida um momento especial para você e suas convidadas.

  1. Convidadas: as mulheres mais próximas à noiva deverão estar presentes neste momento. No entanto, algumas noivas optam por excluir familiares, como mãe, tias e avós, para que as brincadeiras rolem com mais liberdade. Não há um limite para o número de convidadas, desde que o orçamento seja possível e que contemple todas as mulheres que a noiva faça questão que estejam presentes, mas, normalmente, a despedida é algo mais íntimo e com poucas convidadas.
  2. Tema: a temática da festa deve ser escolhida conforme os gostos e as características da noiva. Para as noivas mais ousadas, vale a pena investir em temáticas mais sensuais. Já as noivas mais reservadas, podem preferir um tema romântico. A temática também deve estar de acordo com o tipo de festa que a noiva deseja. Caso queira fazer uma viagem para a praia com as amigas, a temática pode ter a ver com mar, sol e praia.
  3. Local: a despedida de solteira pode ser feita em qualquer lugar, desde uma chácara para fazer um churrasco no final de semana, até uma viagem para algum lugar que a noiva deseja. Para escolher o local, leve em consideração o dinheiro disponível, tanto para o gasto da noiva quanto o gasto das convidadas, a disponibilidade das pessoas que irão participar e a época do ano em que será feita a despedida.
  4. Orçamento: uma despedida de arromba pede um orçamento generoso, já uma despedida mais intimista pode ser feita com um baixo investimento. Normalmente, os gastos da festa são divididos entre as participantes e a noiva, tanto a decoração quanto os comes e bebes.
  5. Decoração: a decoração da festa deve estar de acordo com a temática escolhida. Cortina de calcinha, bexiga de coração, flores e um bolo decorativo são quase que presenças obrigatórias nas despedidas, mas vale a pena pensar em ideias criativas e que tenham a ver com a noiva. As cores mais utilizadas são rosa e vermelho.
  6. Animação: para uma despedida ser perfeita, é preciso ter muita animação. Escolha músicas animadas e dançantes para ninguém ficar parada. Funk, axé e pagode estão nas principais playlists de despedida de solteira, mas, se a noiva gostar de outros estilos de música, não deixe de acrescentar. Além da música, separe algumas brincadeiras para fazer com a noiva. Jogo de pergunta e resposta, caça ao tesouro, mímica, entre outros, estão na lista das brincadeiras mais divertidas para as despedidas de solteira.
  7. Presentes: a despedida pode ser mais um momento para presentear a noiva com itens que vão ajudá-la na nova fase. O presente mais comum é a lingerie, para deixar a noivinha sensual na lua de mel. Mas também pode presenteá-la com itens de sex shop. Nada também impede de que sejam dados objetos para casa nova, principalmente se a noiva não tiver feito nenhum chá.
  8. Lembrancinhas: para que as convidadas lembrem por muito tempo de sua despedida, você pode preparar uma lembrancinha para elas. É possível planejar uma lembrancinha que já possa ser usada na festa, como bodies e taças, ou algo para que a convidada leve para casa, como vasinho de suculenta, algum doce ou algo artesanal, feito por você.

Organizar uma despedida de solteira pode parecer bastante complexo inicialmente, mas com a ajuda das madrinhas, amigas e familiares, o planejamento pode ser divertido e inesquecível. Faça uma festa que tenha a sua cara e que não falte momentos para ficar na sua e na lembrança de suas convidadas.

Leia também: 70 fotos de bolo de casamento simples que são pura doçura

Ideias para uma despedida de solteira inesquecível

Esse momento tem tudo para ser um dos mais especiais antes do casamento. Poder dividir com as amigas os últimos dias de solteira alivia o estresse pré-casamento, além é claro de já dar uma prévia do que será a festa. Abaixo, seguem 50 ideias para fazer de sua despedida mais um momento inesquecível.

1. Junte suas melhores amigas e arme uma despedida inesquecível

2. Com delicadeza e criatividade, é possível criar mesas lindas

3. Rosa, branco e preto são as cores preferidas para as despedidas

4. Sua festa também pode ter uma mesa mais simples

5. As brincadeiras são essenciais em uma despedida

6. Junte as amigas e faça uma viagem para a praia

7. Ou alugue um ônibus e faça a festa ali mesmo

8. Você pode fazer um kit personalizado e distribuir para as suas convidadas

9. Nesse kit pode conter os bodies, que são os favoritos das noivinhas

10. Deixe a sua festa com a sua cara escolhendo as cores que você mais ama

11. Outra ideia infalível é a pool party

12. Mas, você também pode querer fazer uma festa na praia

13. Há também opção de festa do pijama que pode ser muito animada

14. Junte suas amigas e faça a sua festa no seu lugar preferido

15. Os chás também são ótimas opções para se despedir da solteirice

16. Que tal alugar um barco e fazer sua despedida por ali?

17. A tiara com o véu é peça indispensável no visual das noivas

18. Seja na praia ou na piscina, as boias dão um toque especial na sua festa

19. Faça uma personalizada, combinando com o boné e com a taça

20. Os detalhes na decoração podem fazer toda diferença

21. O chá de lingerie ajuda a noiva a montar seu enxoval nupcial

22. Para as noivas que gostam de azul, podem apostar na cor para o seu chá

23. Não deve ser nada ruim passar um tempo no paraíso junto com suas melhores amigas

24. Noiva e amigas uniformizadas para a despedida

25. Uma noite com suas amigas te deixará preparada para dizer o sim

26. Uma opção para substituir o body é a faixa

27. Nada impede que seu amigo homem participe de sua despedida

28. Ou que você faça sua despedida junto com seu futuro marido

29. Mas, só com suas amigas pode ser muito mais divertido

30. Na sua despedida você pode ser quem quiser, inclusive uma princesa

31. Pode posar com suas amigas como se fossem modelos

32. Ou pode fazer uma festa de unicórnio

33. Só não se esqueça das plaquinhas para animar ainda mais sua despedida

34. O bolo personalizado deixa qualquer mesa ainda mais sofisticada

35. Avise suas amigas que elas vão viver o melhor final de semana de suas vidas

36. Outra opção de despedida é combinar uma balada com suas amigas

37. Você pode também alugar uma chácara para passar alguns dias

38. Mas, a praia continua sendo o lugar favorito

39. Aposte em frases criativas para estampar camisetas

40. A mão para o alto é item obrigatório nas fotos de despedida

41. Você pode encomendar toalhas personalizadas para as suas convidadas

42. Para se localizarem na balada, itens personalizadas são ótimas pedidas

43. Faça da sua festa uma extensão de sua personalidade

44. Loque uma limousine e saia por aí toda poderosa com suas amigas

45. Bolachinhas personalizadas deixam seu chá ainda mais incrível

46. Um piquenique é ótimo para as noivas que gostam de festas mais calmas

47. Para as noivinhas que não gostam de body, podem investir em biquínis personalizados

48. O importante é você e suas amigas estarem juntas e felizes

49. E se isso significar muito glamour, por que não?

50. Mas também pode ser uma festa mais simples, em sua casa

As ideias para a sua despedida são inúmeras. Você pode escolher o local e o tipo de festa que mais combinam com você e com as suas amigas. O importante é que não falte felicidade, diversão e muito amor.

Com as dicas acima, está mais fácil planejar e fazer uma despedida de solteira inesquecível. Se precisar de ajuda, conte com suas madrinhas e amigas. Elas farão o que for possível para te deixar feliz neste dia tão importante para você.

Assuntos: Casamento

Para você