21 receitas de bolo de fubá simples que são puro aconchego

Escrito por
Em 01.05.19

iStock

Difícil encontrar quem não tenha, entre suas receitas de família ou entre as receitas da vovó, uma versão de bolo de fubá simples. Isso porque, apesar de ser totalmente popular, o bolo de fubá é daqueles tipos de receitas que cada pessoa prepara de um jeitinho especial. Há, por exemplo, quem adicione coco ou goiabada; ou ainda, quem prefira colocar somente erva-doce.

Continua após o anúncio

De toda maneira, o bolo de fubá agrada exatamente pela simplicidade, pela maneira como remete a momentos em família, a um café da manhã ou chá da tarde que não tem pressa para acabar… Aconchego é a palavra que define! Inspire-se com deliciosas versões de bolo de fubá simples mas que não deixam a desejar em sabor.

Bolo de fubá com preparo simples

iStock

1. Bolo de fubá fofinho: fácil de fazer, você precisará apenas de ovos, açúcar, óleo, farinha de trigo peneirada, fubá peneirado, fermento em pó para bolo e leite morno. A erva-doce é opcional, mas dá um toque especial à receita.

2. Bolo de fubá cremoso: fica delicioso e é feito no liquidificador, de forma muito simples. Um bolo perfeito para acompanhar um cafezinho, inclusive quando você recebe visita em casa. Fica a dica!

3. Bolo de fubá molhadinho: fica muito cremoso e gostoso. Você pode misturar tudo diretamente no liquidificador, ou, se preferir, ir colocando e misturando num bowl de vidro. Uma dica importante é, ao retirar o bolo do forno (quando ele já estiver douradinho), deixar ele esfriar completamente antes de tirar da forma.

Leia também: 12 receitas de bolo gelado de leite Ninho para adoçar e refrescar seus dias

4. Bolo de fubá da vovó: fica bem amarelinho, macio e úmido diferentemente da maior parte dos bolos preparados só com fubá. O segredo da receita é cozinhar a massa como se fosse um angu antes de misturar as gemas, o fermento e as claras em neve, e depois assar.

5. Bolo de fubá de liquidificador: cremoso, rende cerca de 12 porções e é muito fácil de fazer. Fica com uma base de massa, no meio um recheio que parece um pudim e, em cima, outra camada de bolo. Você pode prepará-lo batendo no liquidificador ou numa tigela.

6. Bolo de fubá de caneca: bolo de caneca é pura praticidade, então, nada mais justo do que fazer a versão de bolo de fubá neste formato! E o melhor de tudo é que esta receita é finalizada com goiabada derretida, o bolo fica com textura e sabor incríveis.

Continua após o anúncio

7. Bolo de fubá de frigideira: uma maneira diferente de se fazer o famoso bolo de fubá com coco e pedaços de goiabada. Uma receita sem glúten, perfeita para o seu café da manhã ou lanche da tarde, de dar água na boca!

8. Bolo de fubá na Air Fryer: cremoso, prático e delicioso. Fica pronto rapidinho e leva poucos ingredientes. Você precisará de leite, fubá, ovo, uma pitada de sal, coco ralado, fermento, queijo parmesão ralado, farinha de trigo, manteiga ou margarina, além de uma assadeira pequena que possa ir para a Air Fryer.

Leia também: 15 receitas de bolo pudim que unem o melhor das duas texturas

9. Bolo de fubá de micro-ondas: muito prático, fica pronto em cerca de cinco minutos, ou seja, é ótima dica para quando você recebe uma visita de última hora em casa. Lembre-se de usar uma forma de bolo de vidro ou outro tipo de recipiente que possa ir ao micro-ondas.

10. Bolo de fubá cozido: diferentemente de algumas versões de bolo de fubá, esta receita deixa o bolo molhadinho e saboroso. Para começar, você coloca todos os ingredientes na panela, menos o fermento e os ovos, e leva em fogo médio para que a mistura engrosse e desgrude da lateral da panela. Vale a pena conferir e anotar a receita completa.

11. Bolo de fubá diet: versão maravilhosa para quem não pode consumir açúcar. Você usará fubá, farinha de aveia, coco ralado, erva-doce, adoçante em pó (ou gotas, se preferir), ovos, leite, óleo, sal e fermento em pó para bolo.

12. Bolo de fubá sem glúten e lactose: fácil e feito inteiramente no liquidificador. Entre seus diferenciais, esta receita usa leite de coco, açúcar demerara, canela, fubá mimoso, aveia e polvilho doce e goma xantana (ingrediente que confere a consistência esperada para a massa de bolo).

Bolo de fubá simples com toque de sabor

iStock

13. Bolo de fubá com iogurte: fica fofinho e é muito fácil de fazer. Uma dica simples mas que faz a diferença é começar colocando os ingredientes líquidos no liquidificador, isso garante que a mistura de fato fique homogênea. Depois, com o bolo pronto, polvilhe com açúcar confeiteiro e canela.

Leia também: 20 receitas de bolo prestígio para adoçar qualquer ocasião especial

Continua após o anúncio

14. Bolo de fubá com leite de coco: boa opção para quem não consome leite de vaca. Mas até mesmo quem não tem restrição em relação ao leite tradicional vai amar esta versão, pois o resultado final é um bolo de sabores equilibrados e delicioso.

15. Bolo de fubá com coco: uma versão diferente em que você começa cozinhando os ingredientes. Você colocará na panela o fubá, açúcar, leite e óleo, e cozinhará como se fosse mingau. Depois de esfriar, é só adicionar coco ralado, ovos e fermento e, por fim, transferir tudo para a forma de assar.

16. Bolo de fubá com goiabada: para quem prefere dar um toque especial ao tradicional bolo de fubá. Se bem que fubá + goiabada é um tipo de combinação de sucesso, que já virou praticamente um clássico! O bolo combina muito bem com uma xícara de café ou de chá.

17. Bolo de fubá com queijo: cremoso e incrível, ótima versão para quem gosta de misturar sabores doces com salgados. Isso sem falar que o preparo é bem simples, no liquidificador. Vale a pena preparar e servir com um café passado na hora.

18. Bolo de fubá com erva-doce: uma versão sem glúten mas que, diferentemente do que algumas pessoas temem, deixa o bolo com ótima textura. A parte de baixo fica bem fofinha e a parte de cima traz um creme saboroso e aveludado.

19. Bolo de fubá com suco de laranja: a perfeita junção de dois bolos que são clássicos, o bolo de fubá e o bolo de laranja. A receita rende cerca de 18 porções e cai muito no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo de sobremesa.

20. Bolo de fubá com calda de goiabada: boa opção para levar nas festas juninas ou julinas, pois o bolo de fubá amarelinho com a calda de goiabada escorrida fica incrivelmente lindo e convidativo. Mas nada impede que você prepare esta delícia em casa também, quando bater aquela vontade de um bolo bem docinho!

21. Bolo de fubá mesclado: uma versão diferenciada que mescla os sabores do bolo de fubá com chocolate, isso sem falar que fica com ótima aparência. Além dos ingredientes principais (fubá e chocolate em pó), você usará leite, óleo, açúcar, farinha de trigo e fermento em pó.

Com goiabada, coco, chocolate, erva-doce… Não importa, difícil encontrar alguém que resista a um bolo de fubá simples e delicioso, ainda mais quando servido com um café ou chá bem quentinho. Inspire-se também com deliciosas receitas de bolo de cenoura.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Continua após o anúncio

Assuntos: Alimentação

Para você