Bolo simples: 20 receitas caseiras fáceis e saborosas

Confira diferentes sabores de bolos simples para fazer sem sair casa e se deliciar gastando pouco, além de dicas valiosas para não errar no preparo do bolo

Escrito por Danielly Oliveira
Foto: Reprodução / Blog Ananás e Hortelã

Foto: Reprodução / Blog Ananás e Hortelã

Quando se pensa em infância é comum lembrar do café da tarde na casa da vovó. E o que não podia faltar era aquele bolo caseiro e super fofinho que só ela sabia fazer. Eram bolos simples, sem recheios ou coberturas elaboradas, mas que tinham como ingredientes especiais o capricho e o amor.

O ponto é que o modo de preparo desses bolos tão especiais é mais simples do que se pensa e que mesmo sem ter muita experiência na cozinha eles podem ser facilmente reproduzidos.

A variedade de recheios e sabores para bolos é enorme, sem contar as coberturas, cores e formatos diferentes usados em bolos para festa. No caso dos bolos simples, as opção vão desde as mais tradicionais, como fubá e chocolate, até as mais “complexas”, como as que levam frutas na receita.

Confira uma seleção de receitas de bolo que levam ingredientes simples e acessíveis, escolha as suas preferidas para testar em casa e se delicie.

1. Bolo de Fubá: para começar a lista de receitas de bolos, que além de simples têm aquele gostinho de infância, nada melhor do que a de Bolo de Fubá. Essa receita une o sabor característico do fubá com a praticidade do liquidificador e tem como resultado um bolo fácil de ser preparado e mais fácil ainda de ser devorado.

Leia também: 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Bolo de fubá. Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

2. Bolo de Cenoura: uma das receitas mais tradicionais das vovós é o bolo de cenoura, sempre acompanhado com aquela cobertura sequinha de chocolate. Além de delicioso, o bolo de cenoura é nutritivo e super simples de ser preparado, uma ótima opção para quem mora sozinho e aprecia um bom bolo caseiro.

3. Bolo de Chocolate: um dos bolos caseiros mais queridos, difícil é encontrar quem não goste de um bolo de chocolate fofinho. Normalmente acompanhado de uma cobertura de brigadeiro (formando o famoso “nega maluca”), o bolo de chocolate pode ser servido como sobremesa ou como “prato principal” em um café da tarde e é sucesso garantido entre os adultos e a criançada.

4. Bolo de Milho: ainda na linha das receitas mais tradicionais, temos a receita do bolo de milho verde. Essa é bastante simples, pois se resume em triturar o milho e com a ajuda de uma batedeira, misturá-lo com os outros ingredientes. Fácil, fofinha e gostosa!

5. Bolo de Laranja: super leve e fofinha, a receita de bolo de laranja vai bem tanto no café da manhã quanto no da tarde, pois ao ter a laranja como principal ingrediente o doce da receita é equilibrado com o tom cítrico dessa fruta. Esse bolo acompanhado de uma xícara de café com leite formam uma bela combinação!

Foto: Reprodução / Ananás e Hortelã

Bolo de laranja. Foto: Reprodução / Ananás e Hortelã

6. Bolo de Pera: outra receita bastante leve, mas que apresenta um suave contraste de sabores, pois as peras são caramelizadas, cobertas por uma calda de whisky. O resultado promete ser supreendente, vale a pena testar!

Leia também: 10 truques da vovó para usar na cozinha

7. Bolo de Banana: a massa neutra com o sabor da banana ao fundo é combinada com uma cobertura de bananas carameladas. O equilíbrio é perfeito e o resultado, além de delicioso, é super bonito.

8. Bolo de Maracujá: essa é mais uma receita de liquidificador, que tem a praticidade como atributo. Além de fácil, o bolo traz o sabor memorável do maracujá de forma suave e combina sua acidez com o doce da geleia da mesma fruta usada como cobertura.

9. Bolo de Limão: unindo o azedinho do limão e o doce característico do bolo, a receita de bolo de limão é uma opção muito boa para quem prefere sabores suaves e equilibrados. Esse bolo é acompanhado por uma cobertura branca, sequinha e com raspas de limão, o que deixa o resultado, além de saboroso, muito bonito.

10. Bolo de Goiabada cascão: com o sabor marcante da goiabada, essa receita combina com bebidas mais leves, como chá de camomila, além de combinar com praticidade na cozinha e família reunida à mesa. Não deixe de testar!

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

Bolo de goiabada. Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

11. Bolo Formigueiro: essa receita também é do tipo “bate tudo no liquidificador e assa”, perfeita para quem gosta de bolo, mas não tem tempo para ficar na cozinha. A receita de bolo tipo formigueiro combina uma massa neutra (baunilha, iogurte, coco) com granulado (que é adicionado antes de levar a massa para assar). O resultado é um bolo suave e bonito, para comer com a boca e com os olhos.

Leia também: 15 receitas de hambúrguer caseiro para você experimentar

12. Bolo de Coco: com textura molhada, essa receita de bolo de coco é ótima para servir em cafés da tarde e arrancar elogios das visitas. Além do bolo ser delicioso, é fácil de ser reproduzido e acompanhado por uma cobertura mais fácil ainda.

13. Bolo Gelado: refrescante, fofo e molhadinho, é assim que a receita de bolo gelado pode ser descrita. É uma ótima sobremesa ou quitute para os dias mais quentes, outra receita que agrada toda a família e é fácil de ser preparada.

14. Bolo de Mandioca: esse bolo é do tipo “mistura tudo e põe no forno”, para a massa é só bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar para assar, para a calda, misturar os ingredientes e levar ao fogo até engrossar. Além de prática, essa receita tem uma textura leve e o toque cítrico da calda de laranja. Vale a pena experimentar!

15. Bolo de Iogurte: fácil de lembrar (e de fazer), essa é aquela receita para quando a vontade de comer bolo surgir no meio das compras de mercado. Segundo o dono da receita esse é “O” bolo de iogurte, uma ótima pedida para um café da tarde em família.

Foto: Reprodução / Fabrico Caseiro

Bolo de iogurte. Foto: Reprodução / Fabrico Caseiro

16. Bolo de Maçã: a combinação de maçã e canela sempre tem bons resultados e é essa combinação que é a base dessa receita. Vai bem em dias mais frios acompanhada de uma xícara de café. O sabor é leve e o aroma de deixar até os vizinhos com vontade.

Leia também: 26 maneiras espertas de economizar na cozinha

17. Bolo de Baunilha: por ter um sabor suave e leve, o bolo de baunilha vai bem acompanhado de diferentes bebidas (chá, café, suco) e pode ser combinado com geleias e caldas de frutas, é um verdadeiro coringa na mesa.

18. Bolo de Morango: essa receita não contém glúten, pois a farinha de trigo é substituída por farinha de amêndoa. Além disso combina o sabor do morango e do fubá e traz a receita de um creme de laranja, que segundo a dona da receita é o acompanhamento perfeito para esse bolo. Apesar de levar muitos ingredientes e conter muitas etapas de preparo, isso é compensado pelo sabor final da receita.

19. Bolo de Nozes: com um ar saudável, essa receita é livre de óleo e manteiga. O efeito molhado do bolo fica por conta do iogurte natural (adicionado sobre o bolo) e o toque especial é resultado da textura das nozes. Vale a pena testar em casa!

20. Bolo de Abacaxi: essa receita é de um bolo de abacaxi recheado, mas para os menos experientes na cozinha é possível não rechear a massa e utilizar todo creme na cobertura. A receita é composta por elementos que combinam muito entre si: o abacaxi e o coco, por isso é uma ótima pedida para dividir com quem você mais gosta.

Dicas para preparar um bolo perfeito

Para que a receita dê certo e seu bolo fique saboroso e com uma aparência convidativa é preciso tomar alguns cuidados tanto durante a execução da receita, quanto na hora de retirar do forno e desenformar. Saiba quais são essas medidas e truques que podem aumentar as chances de sucesso do seu bolo e como aplicá-las corretamente.

Respeite as medidas contidas na receita: seguir as instruções e utilizar a quantidade certa de ingredientes é essencial para que a receita dê certo. Para não errar, utilize um recipiente de medidas ou uma balança e evite aumentar ou diminuir a receita.

Esteja atento à temperatura do forno: outro ponto que interfere no resultado do bolo é a temperatura do forno. Siga as instruções da receita quanto ao pré-aquecimento, temperatura, tempo de cozimento e evite abrir o forno antes do bolo estar mais ou menos assado, mas lembre-se de considerar a potência do seu forno. Essas indicações evitam que o bolo queime, não asse por inteiro, ou ainda, que ele murche.

Considere as características da forma: é muito importante que o tamanho e a espessura da forma sejam compatíveis com a sua receita. Formas mais grossas evitam que as laterais do bolo queimem e a massa deve cobrir de ½ até ¾ da altura da forma. Além disso, o processo de untar a forma é crucial, pois evita que o fundo do bolo queime e facilita o processo de desenformar o bolo.

Utilize luvas térmicas para retirar o bolo do forno: depois de conferir se o bolo está realmente assado (você pode usar o teste do palito) é hora de retirá-lo do forno. Lembre-se de proteger bem as mãos para evitar qualquer risco de queimadura.

Antes de desenformar, certifique-se que o bolo esteja frio: para evitar que o bolo quebre ou fique grudado à forma, deixe-o esfriar completamente. Além disso, ao tentar desenformar o bolo ainda quente você corre o risco de se queimar.

Agora com essas dicas e com os sabores de bolo lá de cima seu café da tarde vai ficar ainda mais gostoso, é só se inspirar e colocar a mão na massa, sem esquecer de adicionar uma boa dose de amor à receita e chamar a família para saborear junto com você!

Dicas pela Web