Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Aprenda como lavar o rosto corretamente e ter uma pele mais saudável

Lavar o rosto parece uma atitude banal, mas tomando os devidos cuidados é possível se beneficiar desse hábito de higiene

em 19/02/2013

Foto: Thinkstock

Lavar o rosto é dessas tarefas que ficam no automático. Fazemos quase sem perceber e, muitas vezes, sem tomar os devidos cuidados. Às vezes, problemas como excesso de oleosidade e pele muito ressecada são resolvidos quando você muda os hábitos na hora de limpar a pele. E por isso está mais do que na hora de aprender corretamente como fazer a higiene da face.

Lave com delicadeza

Pra limpar o rosto, você precisa de água e um sabonete próprio ao seu tipo de pele. Só isso. O ideal é fazer movimentos circulares delicados na pele, pois é o sabonete que costuma fazer o trabalho pesado, ou seja, nada de esfregar a pele. Depois, não se esqueça de enxaguar com abundância pra não sobrar resíduos de sabonete na pele.

Lave o rosto somente 2x por dia

Não importa se sua pele é oleosa ou ressecada, o necessário é lavar o rosto com água e sabonete duas vezes por dia, pela manhã e à noite. Mais do que isso, as glândulas sebáceas da pele se sobrecarregam e produzem mais sebo, deixando a pele oleosa. Por isso, lavar muitas vezes não é recomendado para quem tem a pele oleosa.

Água fria: uma aliada da sua pele

Quando o tempo esfria, a temperatura da água aumenta? Errado! O ideal é lavar o rosto sempre com a água gelada, que tem um efeito revitalizador ótimo pra pele, além de fechar os poros e impedir que você fique com o rosto oleoso ao longo do dia. A água quente tira os óleos naturais saudáveis da sua pele e a agride. No banho e na hora de lavar os cabelos, opte pela água fria também.

Retire a maquiagem antes de lavar o rosto

O ideal é você usar um demaquilante e retirar todo o make antes de lavar. Isso é uma garantia de que irá dormir com a pele limpa mesmo e que não vai sobrar nenhum resquício de cosmético. Para os olhos, que são mais sensíveis, use um demaquilante próprio para esta área, ok?

Esfolie toda semana

Isso é, uma ou duas vezes na semana, no máximo (dependendo do que seu dermatologista indicar). A esfoliação deixa a pele mais lisinha, pois remove as células mortas. Mas quando é feita várias vezes agride a pele e retira sua defesa, ressecando-a. Mas atenção: pele com espinhas inflamadas requer mais cuidado nessa hora, por isso a consulta ao dermatologista é essencial.

Use a toalha delicadamente

O ideal é que cada pessoa da casa tenha sua própria toalha de rosto, que precisa ser trocada várias vezes na semana, pra evitar que muitas bactérias parem nela. E na hora de secar, use-a pra pressionar a pele, não pra esfregá-la. Esfregando a toalha o efeito é aparecido com o da esfoliação – e essa você já viu que não deve ser feita todo dia!

Mais dicas para cuidar da pele do seu rosto

  • Não durma com cosméticos (maquiagem, cremes) na pele, a não ser os cremes com efeito noturno.
  • Use tônico adstringente depois de lavar a pele. Ele é ótimo pra retirar as impurezas que não saíram com água e sabonete.
  • Não use cremes para o corpo no rosto. E isso vale para o protetor solar. A pele do rosto pede produtos mais suaves, menos oleosos.
  • Borrife água termal uma ou duas vezes ao longo do dia na pele. Ela hidrata e refresca sem pesar.
  • Utilize primer antes de fazer o make. Ele ajuda a fechar e a minimizar os poros da pele.
  • Peça ajuda ao seu dermatologista antes de comprar cosméticos. Comprar por conta própria ou por indicação de uma amiga não é uma boa!

Daniela Hueb

é colunista do Dicas de Mulher e especialista em Dermatologia

Comentários
Dicas relacionadas