Água de rosas: conheça seus benefícios e maneiras de usá-la

Escrito por
Em 02.06.20

iStock

A água de rosas traz vantagens significativas não só para a pele e para os cabelos, mas também pode ser usada na preparação de bebidas e sobremesas. A seguir, você vai conferir seus benefícios e ver dicas de como usa-lá. Acompanhe a matéria!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Para que serve a água de rosas?

iStock

Conversamos com o fitoterapeuta Daniel Andrade para saber mais sobre os benefícios e propriedades da água de rosas. Confira:

  • Hidrata a pele: a água de rosas possui propriedades antioxidantes e calmantes, capazes de acalmar a pele e ainda hidratá-la.
  • É boa para tratamento de pele: auxilia na cicatrização de feridas, espinhas e acnes, além de reduzir manchas na pele. “Neste caso, eu aconselho usar a rosa canina, ela possui mais princípios ativos e é mais eficaz”, orienta o fitoterapeuta.
  • Possui propriedades anti-inflamatórias: suas propriedades anti-inflamatórias auxiliam no tratamento de feridas abertas, cortes e cicatrizes.
  • Combate infecções e inflamações nos olhos: de acordo com Daniel, “a rosa alba tem menos bioativos e pode ser usada para combater inflamações nos olhos como a conjuntivite, por exemplo.”
  • Tem ação antisséptica: quando aplicada em ferimentos, a água extraída da rosa atua como um antisséptico natural, desinfetando e reduzindo o risco de propagação de bactérias.
  • Tonifica a pele: limpa profundamente, renova e acalma a pele, além de mantê-la hidratada. A água pode ser usada para acalmar a pele pós-barba ou após o procedimento de peeling.
  • Melhora sintomas menstruais: o chá feito com a rosa canina ajuda a aliviar os sintomas menstruais e a regular o fluxo. É indicado ingeri-lo duas vezes ao dia, 1 xícara de chá pela manhã e outra à noite.

São ótimos benefícios, né? Vale ressaltar a importância de consultar um médico para saber se a água de rosas pode ser usada como tratamento no seu caso.

Como fazer água de rosas

  1. Em uma tigela de vidro, coloque 1 xícara de pétalas de rosas lavadas e secas;
  2. Adicione 2 xícaras de água fervente e tampe;
  3. Deixe descansar por 30 minutos;
  4. Depois, use um pano de prato como coador, coe e coloque a água em um recipiente esterilizado;
  5. Espere esfriar e mantenha refrigerada até usá-la.

É importante que as rosas sejam orgânicas. Em outras versões, normalmente são usados produtos químicos para conservá-las, o que pode comprometer as suas propriedades.

Como usar água de rosas

Como já mencionamos, a água de rosas pode ser usada de diversas formas. Veja as principais delas:

1. Como um tônico facial

iStock

A água de rosas possui propriedades hidratantes e antissépticas. O tônico natural feito com as pétalas é recomendado para peles sensíveis, secas e maduras. Saiba como fazer:

Preparo e aplicação: coloque as pétalas de 1 rosa em uma tigela de vidro. Adicione 2 xícaras de água fervente, cubra com um prato e deixe descansar por 1h. Após esse período, coe, coloque a água de rosas em um recipiente e leve à geladeira. Aplique no rosto diariamente, usando um pedaço de algodão.

Continua após o anúncio

2. Em sobremesas e bebidas

iStock

Apenas algumas gotas de água de rosas, combinadas às sobremesas que levam leite, tornam a receita muito saborosa e com aroma bem agradável. Já em bebidas, pode ser usada para fazer drinks e coquetéis: basta adicionar algumas gotas e fica bem delicioso.

3. Como perfume 100% natural

iStock

Para fazer esse perfume, você só vai precisar da água de rosas e de óleos essenciais. Além de ser 100% natural, você ainda pode escolher o aroma de acordo com o seu gosto. Veja como preparar!

Preparo: prepare a água de rosas conforme ensinado anteriormente. Acrescente um pouco de óleo essencial 100% natural da sua preferência e, em seguida, coloque em um recipiente. Quem prefere um aroma mais suave pode usar o óleo essencial de jasmim, ou misturar outros óleos para obter um aroma mais marcante e pessoal.

4. Para hidratar os cabelos

iStock

A água de rosas ajuda a combater a caspa, hidrata e deixa os fios mais macios e sedosos, além de deixá-los brilhosos e equilibrar o pH.

Preparo e aplicação: prepare a água de rosas conforme orientado anteriormente. Lave os cabelos com o shampoo da sua preferência e, em seguida, aplique a água. Deixe agir por cerca de 10 minutos e enxágue.

5. Como chá calmante

iStock

A água tem ação diurética e levemente calmante, produzindo, assim, um efeito relaxante e aliviando a fadiga.

Continua após o anúncio

Preparo e consumo: em uma xícara cheia de pétalas (rosa canina), adicione 2 xícaras de água fervente (100°C), tampe e deixe abafado por 30 minutos. Depois, coe em um pano de prato. Tome 1 xícara desse chá pela manhã e outra à noite.

Para quem não sabe, há séculos a água de rosa tem sido usada no Oriente Médio, na China e na Índia como tratamento medicinal, na culinária e em cosméticos. Vale a pena aproveitar seus benefícios!

Alertas e contraindicações

Segundo o fitoterapeuta, “é raro haver algum efeito colateral, mas pode ocorrer irritação gástrica, cólica ou leve irritação na pele, porém são casos isolados.” É muito importante a escolha do tipo de rosa, e ela deve ser orgânica e nunca ter tido contato com pesticidas. “A rosa canina, por exemplo, é rica em ácidos naturais, não é indicada para a culinária, pois pode causar irritação gástrica”, acrescenta Daniel.

A água de rosas oferece muitas vantagens, não é mesmo? Aproveite e conheça também os benefícios que o óleo de girassol traz para você!

Assuntos: Como usar