10 conselhos para superar a solidão

Se você tem se sentido sozinho, deixe de lado o pensamento de que isso é definitivo e dê um pé na bunda na solidão com as dicas de um especialista

Escrito por Andressa Dias

Foto: Thinkstock

A vida que levamos hoje em dia muitas vezes acaba nos afastando dos amigos e familiares e com isso a solidão se tornou uma realidade para muitas pessoas.

E a solidão não se trata de estar sem ninguém por perto, sozinho. A solidão pode vir acompanhada, quando você está no seu trabalho ou em uma multidão. Ela não depende somente de você estar apenas na própria companhia, ela se caracteriza pelo isolamento moral, por você saber que ninguém está “ali para você”.

Esse sentimento pode ser muito prejudicial. Um estudo recente mostrou que pessoas que se sentem sós tendem a sofrer com mais doenças do que aquelas que se sentem amadas e acolhidas pela família e amigos.

Mas como se livrar desse sentimento tão terrível? O life coach Brock Hansen listou ao site Your Tango os 10 pontos que ele considera essenciais para quem quer parar de sentir a solidão, confira a seguir.

1 – A solidão é um sentimento, não um fato imutável. Quando você se sente só, é normal buscar justificativas para isso, como pensar no seguinte: “Será que sou tão desinteressante ou chato?” ou ainda “Por que ninguém gosta de mim?” e no meio desses pensamentos, essas suposições podem ser confundidas com a realidade, quando isso nem sempre é o caso. Por isso, quando se sentir só, aceite o sentimento e o viva, não tente justifica-lo. Apenas sinta e tente pensar em coisas boas para que esse momento passe.

2 – Não se isole. Apesar de muitas vezes essa ser a única vontade nesses momentos, isolar-se só piora a situação e pode também te levar a pensamentos negativos sobre si. Em vez disso, aproxime-se de pessoas com quem você tem mais liberdade e intimidade, seja sua mãe, uma amiga ou o irmão, por exemplo. Não fique só.

3 – Perceba os pensamentos negativos e os afaste. Quando notar que está pensando mal de si mesmo devido ao sentimento de tristeza ligado à sensação de solidão, reverta o processo lembrando de coisas boas a seu respeito. Ninguém tem apenas defeitos ou qualidades, então o que você precisa nesse momento é lembrar do que você tem de melhor e valorizar isso.

4 – Crie hábitos anti-solidão. Convide seus amigos para sair, visite sua família, vá ao cinema com uma amiga, viaje com pessoas queridas. Esses hábitos vão manter mais longe os sentimentos de solidão e também vão te afastar dos pensamentos negativos.

5 – Preocupe-se também com o outro. Ocupar-se pensando e ajudando outras pessoas pode te fazer se sentir mais acolhida. Ao estender a mão ao outro, nós estamos ajudando a nós mesmos. Por isso, converse com um amigo que esteja precisando de ajuda, participe de uma ONG ou entre em algum projeto para ajudar outras pessoas.

6 – Procure conhecer pessoas com interesses similares. Conhecer quem gosta das mesmas coisas que você é positivo pois há uma chance maior de vocês se encontrarem não só casualmente como também de maneira planejada. As conversas empolgantes sobre uma paixão compartilhada vão te fazer se sentir bem consigo mesmo. Além disso, você estará conhecendo pessoas novas e exercitando algo que gosta.

7 – Pratique uma atividade em grupo. Apesar de ser difícil a princípio, depois que você começar, se a atividade realmente for do seu interesse, você vai perceber que não é tão penosos assim estar cercado de outras pessoas enquanto pratica uma atividade. Ioga, hidroginástica, clube de leitura e clube de corrida são algumas atividades que você pode começar e que vão fazer bem para sua vida social e para seu bem estar em geral.

8 – Não exija demais de si mesmo. A cada tentativa de encontro social, você está fazendo um experimento. Em algumas será bom, em outras ruim e em outras razoável. O que importa é tentar. E não desista mesmo quando parecer que está tudo dando errado, porque em algum momento vai dar certo e você se sentirá bem.

9 – Se você tem uma religião, dedique-se a ela. Muitas religiões pregam a bondade, o respeito e o amor ao próximo. Praticar essas “regras” pode te trazer paz de espírito e um sentimento acolhedor que o farão se sentir tão bem que a solidão dirá adeus. E mesmo se você não seguir uma religião, procure seguir essas regras do bem, as quais deveriam ser regras universais do bem estar coletivo.

10 – Seja curioso e interessado. Demonstre interesse e valorize o que as outras pessoas tem a oferecer. Fazendo isso, naturalmente elas também vão se interessar mais por você. Quando estiver em uma roda de amigos, evite papos egocêntricos, fale sobre assuntos que interessam à maioria e envolva todos do grupo na conversa. Isso atrairá mais pessoas para sua vida, pessoas interessadas em você e que te acolherão.

Assuntos: Bem-Estar

Para você