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Pilates: conheça o método e os benefícios do Pilates

Tudo o que você precisa saber sobre essa prática que está cada dia mais popular

em 24/09/2014

O Pilates é um método de controle muscular que foi desenvolvido para trabalhar alongamento, força, flexibilidade e equilíbrio ao mesmo tempo e de forma saudável. Esse método tem ser tornado especialmente popular entre as mulheres porque fortalece os músculos sem criar massa, então não dá aquele aspecto masculino ao corpo da mulher.

Uma das suas principais utilizações é para o tratamento e prevenção de problemas na coluna, mas também tem se mostrado eficaz no condicionamento físico. O Pilates não só ajuda a corrigir a postura como também pode ser um grande aliado no emagrecimento. Isso depende apenas de como o método é adaptado para sua necessidade.

Nas aulas de Pilates, a pessoa aprende a controlar a mente e o corpo a fim de se beneficiar dessa prática. Durante o treino, deve-se controlar a respiração e a postura, e ao mesmo tempo movimentar-se para desenvolver a flexibilidade e alongar os membros e também para fortalecer os músculos.

Com o passar do tempo o Pilates impulsiona a reeducação postural, porque esse controle se internaliza e manter a postura correta e jogar o peso do corpo nos músculos corretos passa a ser praticamente automático.

Benefícios do Pilates

Confira quais são os principais benefícios que a prática do método Pilates pode proporcionar à sua saúde.

  • Relaxamento, aliviando o estresse e as tensões;
  • Maior resistência física e mental;
  • Alongamento;
  • Melhora da respiração;
  • Maior controle dos músculos e dos movimentos;
  • Correção da postura;
  • Melhora da concentração;
  • Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Desenvolvimento da mobilidade das articulações;
  • Bom funcionamento do sistema circulatório;
  • Maior oxigenação do sangue;
  • Drenagem linfática e eliminação das toxinas mais eficazes;
  • Fortalecimento dos órgãos internos;
  • Alívio das dores crônicas.

Tipos de Pilates

O Pilates como é tradicionalmente conhecido pode ser praticado solo (no chão) ou em aparelhos específicos deste método. Além do Pilates tradicional, existem outras atividades similares que combinam exercícios do Pilates com outras modalidades. Algumas exemplos de combinações de Pilates com outros exercícios são: Piloxing (boxe e pilates), Hidro Pilates (pilates na água) e Yogilates (yoga e pilates).

Por que fazer Pilates?

Além de ser uma atividade extremamente democrática – pode ser praticada por quase todo mundo, é também um método que pode ser feito tanto em casa com o acompanhamento de um profissional, quanto em academias ou estúdios. Para fazer Pilates solo em casa, é necessário adquirir alguns acessórios e montar um kit para malhar.

Uma das razões que faz com que cada dia mais pessoas o elejam como atividade favorita é que ele não cuida apenas do seu corpo, mas também da sua mente. A prática do Pilates promove o relaxamento, garantindo à quem o pratica uma boa noite de sono.

Outro motivo para fazer Pilates é que o método é flexível e pode ser adaptado para os mais diferentes casos. Mesmo quem tem lesões no corpo pode praticar essa atividade e evitar o sedentarismo.

Quem pode praticar Pilates?

O Pilates é indicado para adolescentes, adultos, pessoas de terceira idade, gestantes e para quem está em processo de reabilitação e também é utilizado para o condicionamento físico de atletas.

Para os adolescentes, o principal benefício é a correção postural necessária devido à fase de crescimento. Adultos podem praticar o Pilates para melhorar a qualidade de vida, aliviando o estresse e reeducando sua postura para evitar lesões que possam ocorrer devido à má postura durante a jornada de trabalho.

O Pilates é recomendado para a terceira idade> porque é um método que respeita as necessidades e as dificuldades que essa fase da vida requer. Gestantes também podem praticar Pilates, porém precisam ser assistidas durante todos os exercícios e acompanhadas para assegurar exercícios seguros para a saúde dela e do bebê.

Pessoas em fase de reabilitação se beneficiam do Pilates pois seus exercícios podem ser adaptados para evitar danos na região já lesionada e para fortalecer outras regiões que dão sustentação aos movimentos.

O que devo verificar antes de iniciar a prática de Pilates?

Primeiro, se você tem algum problema de coluna ou outro problema ortopédico, procure um médico antes de iniciar qualquer atividade física.

Depois, pesquise se as academias ou estúdios que você está pensando em contratar têm profissionais licenciados para instruir seus exercícios de Pilates.

Por fim, informe-se a respeito das opções de grupos que oferecem. Quanto menores os grupos, melhor – o Pilates precisa de muita observação do instrutor para que seja feito corretamente. Se você puder pagar por aulas individuais ou em dupla será melhor ainda.

Vídeo sobre Pilates

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