Dicas de Mulher Dicas de Beleza

O penteado ideal de acordo com o formato do seu rosto

Aprenda a identificar o seu tipo de rosto e confira várias sugestões de penteados ideais para cada formato

em 25/11/2015

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Com tantos detalhes para considerar na hora de fazer aquela produção, talvez o que mais provoque dúvidas é o penteado.

Muitas vezes pensamos em diversas ideias baseadas nas referências visuais que mais gostamos, mas o que muitas mulheres não sabem é que para conseguir o penteado ideal é preciso ir além de estilo ou tendências, é preciso um olhar visagista para escolher o penteado que mais combina com o seu tipo de rosto e, claro, com a sua personalidade.

Para saber quais penteados são os mais indicados para o seu tipo de rosto, você precisa antes, obviamente, conhecer o formato do seu rosto. Para isso, vá até o espelho, prenda o cabelo e observe as linhas que contornam o seu rosto. Se for necessário, tire uma foto, imprima e tente perceber o formato com a ajuda de um lápis.

O penteado ideal ideal para cada tipo de rosto

Depois de descobrir qual o formato do seu rosto é hora de identificar quais penteados combinam melhor com seus traços. Veja algumas dicas que vão te ajudar a escolher os melhores penteados para você.

Rosto quadrado

Foto: Reprodução /  Blog da Thassia

Foto: Reprodução / Blog da Thassia

Com linhas mais retas nas laterais, o rosto quadrado possui a testa e o maxilar com a mesma largura. Por ter traços angulosos, os penteados mais indicados são aqueles que suavizam essa característica ou os que de certa forma alongam o rosto, deixando-o mais arredondado.

Penteados ideais: Para este tipo de rosto, penteados que abusam do volume são bem vindos, principalmente os que possuem corte ondulado, pois o movimento suaviza o rosto que possui linhas mais retas. Coques, topetes e rabos de cavalo também funcionam muito bem.

Dicas do expert: Para a hairstylist e expert em visagismo Suellen Reis, penteado tem muito a ver com estilo, mas se atentar ao formato do rosto é fundamental para destaca a beleza e dar mais harmonia ao visual. Para rostos quadrados ela indica penteados como coques e topetes, que dão volume no alto da cabeça e alongam o rosto. Penteados laterais como tranças e semi presos também são perfeitos. Evite usar cabelo partido ao meio, especialmente se ele for muito liso.

Penteados para você experimentar:

Rosto oval

Foto: Reprodução / Garotas Estúpidas

Foto: Reprodução / Garotas Estúpidas

Possui a testa um pouco mais larga e mais fina na altura do maxilar com contornos mais arredondados. Quem tem esse tipo de rosto ganhou na loteria dos penteados, pois seu formato permite o uso de praticamente quaisquer estilos.

Penteados ideais: Quem tem o rosto oval pode usar a imaginação na hora de escolher o penteado, afinal as combinações são bem variadas. Por ser um rosto com características de rosto longo, o ideal é apenas evitar penteados que usam volume no topo da cabeça, como topetes.

Dicas do expert: Suellen Reis indica abusar de penteados presos, como tranças embutidas, coques e rabos de cavalo. Outra dica é investir em penteados ondulados ou que usam cachos soltos. Por ser um rosto geralmente fino, volume e ondas dão um realce a mais. Mas lembre-se que o rosto oval é praticamente um coringa, portanto não tenha medo de ousar com looks lisos e soltos.

Penteados para você experimentar:

Rosto redondo

Foto: Reprodução / Niina Secrets

Foto: Reprodução / Niina Secrets

Esse tipo de rosto quase não possui ângulos ou linhas retas. Quem tem o rosto redondo geralmente possui a mesma largura na testa e nas laterais. Nesse caso, o ideal é escolher penteados que disfarcem o formato arredondado, como penteados com volume no alto da cabeça, pois alongam o rosto e automaticamente o afinam.

Penteados ideais: Para esse tipo de rosto, o melhor é buscar penteados que tenham volume nas laterais, como fios soltos em penteados semi-presos. Cabelos soltos com ondas volumosas no comprimento também combinam com o rosto redondo.

Dicas do expert: Suellen dá a dica para quem tem o rosto redondo: “Geralmente mais cheinho, o rosto redondo possui praticamente as mesmas larguras e o queixo é quase sempre arredondado. Para dar mais ângulos ao rosto, invista em looks com topetes e moicanos, que dão volume no alto da cabeça. Penteados românticos que evidenciam apenas um lado do rosto também são ótimas opções para quem tem traços arredondados.”

Penteados para você experimentar:

Rosto comprido

Foto: Reprodução / Super Vaidosa

Foto: Reprodução / Super Vaidosa

O rosto comprido é reconhecido facilmente pela queixo mais proeminente e ângulos longos. Quem tem esse tipo de rosto e prefere disfarçar as características deve apostar em penteados com mais volume dos lados e evitar topetes, ou elevações que alonguem o rosto.

Penteados ideais: Se você tem rosto comprido esteja atenta aos cortes e penteados que deixam o visual mais harmônico. Para meninas de cabelos lisos, a dica é usar franjas para diminuir a altura do rosto. Já as cacheadas ganham uma vantagem a mais quando o assunto é rosto comprido, pois o volume emoldurando o rosto disfarça as proporções alongadas.

Dicas do expert: Segundo Suellen Reis, o rosto comprido e o rosto oval são praticamente os mesmos, a diferença está nas proporções mais alongadas na testa e no queixo. Os penteados mais indicados são os mesmos, com exceção daqueles com volume no alto da cabeça pois intensificam o formato.

Penteados para você experimentar:

Lembre-se de que sempre é possível aproveitar pequenos truques para disfarçar ou evidenciar os traços do rosto, como por exemplo através da maquiagem, mas se você quer uma mudança mais permanente e que melhor harmonize com os seus traços não deixe de apostar nos penteados e cortes mais indicados para você. Outro fator importante é nunca deixar de lado o destaque para o seu estilo e personalidade, afinal ser você mesma é a melhor forma de estar sempre linda e pronta para qualquer ocasião.

Comentários
Dicas relacionadas