Cuidados com cabelos finos

Por serem mais frágeis e delicados, os cabelos finos precisam de uma atenção especial

Por Andressa Dias
Atualizado em 02/08/2013 10:45
cuidados com cabelos finos Cuidados com cabelos finos

Foto: Thinkstock

Quem tem cabelos finos sabe que os fios são mais frágeis e delicados, mas nem por isso precisam ser fracos. Na maioria dos casos, os cabelos finos são de origem genética ou resultados de problemas como a queda de fios.

Como se rompem com facilidade e tendem a ressecar mais facilmente ao receber química ou por agressões do dia-a-dia como sol e poluição, os cuidados com cabelos finos precisam ser redobrados.

Uma das principais dicas para quem tem os cabelos finos é não descolori-los, pois assim, eles ficariam ainda mais “ralinhos”. Por outro lado, pintar com tons escuros, em alguns casos, ajuda a dar a impressão de cabelo mais grosso. É interessante também tomar cuidado com procedimentos químicos que diminuem o volume dos fios, como a descoloração. Se esse não é seu objetivo, fuja desses tratamentos.

Cuidados na hora do banho

Ao lavar os cabelos, prefira os xampus que são específicos para o seu tipo de cabelo. Ainda no banho, tome muito cuidado ao passar os dedos ou ao pentear. Faça-o com delicadeza, com o auxílio do condicionador, aplicando-o nas pontas.

A dermatologista Daniela Hueb orienta: “o ideal é que o xampu seja cristalino, sem muitos hidratantes na formulação. Evite os xampus cremosos, com excesso de substâncias para hidratar e restaurar os fios. Opte pelos xampus próprios para cabelo fino e sem volume. O ideal é usar pouco cosmético para deixar o cabelo levinho e ganhar volume.”

Se o cabelo já é fino, o ideal é que você tome cuidado para evitar a queda e impedir que o volume do cabelo fique ainda menor.

Para deixar os fios soltinhos, sem o aspecto pesado, use xampus anti-resíduos a cada 15 dias. Se você faz escova progressiva, converse com seu cabeleireiro e pergunte se você pode usar o anti-resíduos, pois alguns tratamentos saem com o xampu de limpeza profunda.

Devo hidratar meu cabelo?

Sim! Um dos itens mais importantes na lista de cuidados com cabelos finos é a hidratação, que deve ser feita a cada 15 dias. Os produtos com queratina, manteiga de karité e óleo de frutas são ótimos para manter os fios fortes e resistentes.

E quanto ao secador e chapinha?

Para usar o secador, regule o aparelho em temperaturas não muito altas. Comece a secar os fios sempre da raiz para as pontas, mantendo o secador a pelo menos três centímetros do couro cabeludo.

Não se esqueça de aplicar um protetor térmico para evitar que o calor do secador agrida os fios e penteie o cabelo com cuidado antes de secá-lo para evitar que ele embarace. No caso da chapinha, use-a apenas quando for extremamente necessário e se você modelar as pontas com a prancha, sele-as com um pouquinho de óleo de argan.

Fios embaraçados nunca mais!

Um cuidado vital para a saúde e a beleza dos cabelos finos é mantê-lo livre de nós. Cabelos finos emaranham com facilidade e assim podem se quebrar. Para evitar que isso aconteça, seguem alguns cuidados:

  • Evite deixar o cabelo solto ao vento, prenda parcialmente ou totalmente;
  • Não durma de cabelos soltos, prenda com um elástico bem soltinho ou faça uma trança pouco firme (para não marcar muito);
  • Sempre penteie seu cabelo com muito cuidado, evitando forçar o pente para desembaraçar;
  • Use spray com muita cautela, pois em geral, o produto resseca e pode deixar os nós do cabelo ainda mais difíceis de tirar.

Truques para dar volume a cabelos finos

Se seu cabelo é fino e tem pouco volume e você não gosta dele assim, não se preocupe, com alguns truques é possível deixar mesmo os fios mais fininhos bem encorpados.

Mousse: O mousse é um grande aliado para quem quer dar volume aos cabelos. Aplique com o cabelo ainda molhado e seque os fios com o secador, com a cabeça virada para baixo. O resultado é sutil, porém ajuda a dar corpo ao cabelo.

Cachos + spray: Essa dica é para quem quer cabelo de diva. Faça cachos com a chapinha ou com o babyliss. Após fazer cada cacho, aplique o spray imediatamente antes de partir para a próxima mecha. Ao finalizar, passe uma escova levemente nos cachos e você vai ver que eles ficarão inacreditavelmente volumosos.

Pó modelador + topete: Se você acha que seu cabelo é muito “murchinho”, essa dica é pra você. Aplique o pó modelador na raiz dos cabelos e faça movimentos com os dedos para “levantar” a raiz dos cabelos. Em seguida, separe uma mecha na franja para fazer o topete, penteie um pouco na parte de trás no sentido da raiz, mas faça com cuidado para não embaraçar muito. Prenda a mecha para trás, formando um topete , e use 2 grampos cruzados para manter a mecha no lugar.

Produtos para cabelos finos

Confira a seguir sugestões de produtos para cabelos finos que você pode usar para manter seus fios bonitos e saudáveis. Algumas marcas que possuem produtos específicos para cabelos finos são Tigi (linha Bed Head), Schwarzkopf (linha Osis+), Joico, John Frieda, Senscience e Vizcaya (linha Botanique).

Você já usou algum desses produtos para cabelos finos? Se sim, deixe sua opinião e conte sua experiência nos comentários.

Cortes e penteados de famosas que tem cabelos finos

Os cortes de cabelo que ajudam a dar volume aos fios finos são os cortes em camadas e os cabelos curtos, pois sendo mais leves são mais fáceis de modelar. Cortes longos e retos ajudam a dar a impressão de cabelo ralo.

Quanto aos penteados, abusar do babyliss e se beneficiar das maravilhas dos sprays, mousses e pós finalizadores é o trunfo das famosas para dar volume aos fios finos. Confira na galeria uma seleção de inspirações para você:

famosas penteado cabelo fino deborah secco Cuidados com cabelos finos

Deborah Secco. Foto: Reprodução

famosas penteado cabelo fino eliana Cuidados com cabelos finos

Eliana. Foto: Reprodução

famosas penteado cabelo fino mariana ximenes Cuidados com cabelos finos

Mariana Ximenes. Foto: Reprodução

cabelo fino bia perotti Cuidados com cabelos finos

Blogueira Bia Perotti (Achados da Bia). Foto: Reprodução

famosas penteado cabelo fino lu ferreira Cuidados com cabelos finos

Blogueira Lu Ferreira (Chata de Galocha). Foto: Reprodução

famosas penteado cabelo fino julia petit Cuidados com cabelos finos

Julia Petit. Foto: Reprodução