Conheça o significado de todas as bodas de casamento

A cada ano um material simboliza uma etapa da relação

Por Mariana Bueno
conheca o significado de todas as bodas de casamento Conheça o significado de todas as bodas de casamento

Foto: Thinkstock

Os aniversários de casamento são sempre datas que merecem ser comemoradas, não importa se a união é recente ou mais longa. E para cada ano, as bodas (nome que vem do latim ‘votum’ e significa voto ou promessa entre um casal) são representadas por um material diferente.

Quanto mais tempo dura o casamento, mais durável é também o material que representa a união, simbolizando uma maior estrutura do casal. No Brasil, as mais conhecidas e comemoradas são as de Prata (25 anos), Ouro (50 anos) e Diamante (60 anos).

Veja o que significa cada uma das bodas:

1 ano – Bodas de Papel

A união ainda está se solidificando e, por isso, é representada pela fragilidade do papel. Marca também o início da relação, quando o planejamento dos noivos sai do papel e entram em prática. É também um período para que comecem a escrever uma nova história.

5 anos – Bodas de Madeira

A relação já está mais forte e resistente. Ma assim como a madeira, que serve como estrutura sólida, mas pode ser destruída pelo fogo, o casamento também está sujeito à ação de fatores externos.

10 anos – Bodas de Estanho

Resistência e flexibilidade são características deste metal, que representa a instabilidade que alguns casais ainda enfrentam mesmo depois de alcançar a maturidade e a harmonia em uma década de união.

15 anos – Bodas de Cristal

A fase é de sentimentos nobres e sólidos, numa relação com muita transparência. Essas são também as mesmas características da pedra, que representa a vitalidade.

20 anos – Bodas de Porcelana

Para chegar ao relutado final, as peças de porcelana passam por um longo processo antes de se transformarem em objetos de admiração. Assim é com o casamento, que enfrenta diversas situações, por isso o simbolismo.

25 anos – Bodas de Prata

Comemorada por muitos casais, representa não só a união deles, mas também a formação da família, com filhos e netos. É feita uma renovação de votos do casal, que ainda mantém acesa a chama do amor.

30 anos – Bodas de Pérola

Tem brilho próprio e não estraga facilmente, assim como o casamento, que depois de tantos anos já está bem estruturado e solidificado. Representa a sobriedade e sinceridade do amor.

35 anos – Bodas de Coral

Com o passar do tempo, uma relação vai sendo moldada, deixando para trás alguns obstáculos e se tornando cada vez mais forte e duradoura, como o coral, que é formado a partir do acúmulo de sedimentos.

40 anos – Bodas de Rubi

O vermelho, cor do rubi, representa o auge do amor e da paixão. É a pedra mais dura da natureza, mostrando que a relação é resistente e duradoura.

45 anos – Bodas de Platina

Uma longa união, que depois de tanto tempo deve ser tão durável e forte quanto a platina.

50 anos – Bodas de Ouro

É o metal mais fascinante, por sua beleza e seu valor. No casamento, simboliza a força do amor e a valorização da união, que já está completamente sólida.

55 anos – Bodas de Ametista

Uma relação que chega a completar 55 anos tem, além do amor e do respeito, valores como paz e harmonia entre toda a família. Tudo isso está relacionado à pedra, que significa proteção e espiritualidade.

60 anos – Bodas de Diamante

Durabilidade e estabilidade. Assim como os diamantes são eternos, a relação do casal cultivada ao longo de tantos anos mostra que o casamento é para sempre.