Como lidar com o fantasma da ex do seu namorado

Confie em você e, principalmente, não responda às provocações

Por Gisele Macedo Sá
como lidar com o fantasma da ex do seu namorado Como lidar com o fantasma da ex do seu namorado

Foto: Thinkstock

Você de repente encontrou o homem ideal para a sua vida. Ele é carinhoso, romântico, tem um papo bacana, te enche de elogios e de declarações de amor. Mas é claro que quase todas as pessoas têm um passado que envolve outros relacionamentos e é ai que nos deparamos com o fantasma da ex-namorada.

A alma penada provavelmente viu a felicidade do gato e resolveu aparecer, ligar e mandar recados para lembra-lo de sua existência. Diante dessa situação qualquer namorada ficaria irritada e com ciúmes, é claro, mas pondere para não deixar a ex atrapalhar o seu relacionamento.

Como namorada atual você não deve cair na provocação dela. Preocupe-se apenas com você e seu gato e não responda ou vá falar com a ex, pois sem respostas ela logo desistirá das investidas. De acordo com o psicólogo e terapeuta de casais, Antônio Carlos Alves de Araújo, a responsabilidade de lidar com a ex-namorada é do homem. “Ele tem que administrar esta situação e se a pessoa estiver causando problemas, é papel dele conversar e resolver os conflitos com ela”, explica.

Isso não significa que você tem que aceitar todas as situações e ficar calada. O ideal é que você se abra com o seu parceiro e sinalize que não gostou de determinada atitude. Mas é importante ser clara, objetiva e evitar discussões. O que a ex provavelmente quer é atrapalhar a relação entre vocês, e se, por causa dela, o casal passa a brigar demais, a moça alcançará seu objetivo.

Quando a ex em questão é ex-mulher e tem filhos com o seu namorado é preciso ter mais cuidado ainda, já que dar fim aos contatos dela é praticamente impossível. Eles terão assuntos para resolver quase sempre. Procure agir naturalmente quando isso acontecer e esclareça para o homem que ele pode falar abertamente com você sobre os problemas com os filhos e os assuntos que trata com a mãe deles. Essa atitude, além de demonstrar sua confiança, fará com que a sua relação com a ex seja mais fácil.

A dica mais importante é confiar em você mesmo e nas suas qualidades e não deixar se abater caso a ex fique atrás do seu namorado. Lembre-se uma mulher confiante transmite esse sentimento aos outros. Se o relacionamento deles terminou é porque existia um problema – ou a falta de sentimentos – então as chances do seu parceiro querer reatar essa relação é quase zero.

Mas fique atenta às atitudes do homem. “Se ele não consegue se desvincular de vez da ex-namorada, provavelmente é porque, de alguma forma, ainda está envolvido naquela relação e não está pronto para começar uma nova”, explica o terapeuta. Neste caso é preciso abrir o jogo com o parceiro e procurar uma pessoa que esteja realmente disponível.